Eventos
“Não te esqueças de ti na tua vida!”
No Dia Internacional da Mulher, a FMUL pintou o céu de cor em homenagem às mulheres com cancro da mama.
“Dedicate yourself and you can find yourself”, ao som da música “Hall of fame - The Script", foi o mote para dar início à inédita iniciativa “Não te esqueças de ti na tua vida!” - Apoio à Associação Amigas do Peito no Dia Internacional da Mulher.
Este evento realizou-se no dia 8 de março, Dia Internacional da Mulher, que evoca a luta histórica das mulheres, um pouco por todo o mundo, em prol da igualdade de género.
Na FMUL, a data não passou despercebida, tendo um grupo de colaboradores não docentes tomado a seu cargo a organização deste evento, que marcou a efeméride de uma forma muito positiva, sobretudo porque, numa perspectiva de solidariedade social, teve o intuito expresso de apoiar a Associação Amigas do Peito - Associação Humanitária de Apoio à Mulher com Cancro da Mama, revertendo as receitas das inscrições (donativo livre) a favor desta associação.
Esta iniciativa, que contou com cerca de 100 participantes, maioritariamente alunos e pessoal não docente, teve o intuito de alertar para a importância do bem-estar físico, pessoal e emocional de cada um de nós nas nossas vidas, nomeadamente na conciliação entre a vida profissional, familiar e pessoal, abordando alguns aspectos para que a gente não se esqueça de nós próprios nas nossas vidas.
A sessão de abertura contou com a presença do Director da FMUL, Prof. Doutor Fausto Pinto, que incentivou desde o início e sem qualquer hesitação esta iniciativa; do presidente da AEFML, o aluno José Correia, que também demonstrou todo o seu apoio; da Faculdade de Ajudar representada pelo colega André Rodrigues; e da Comissão de Segurança e Saúde no Trabalho, representada pela colega Sónia Barroso.
Neste dia foi possível assistirmos a uma “conversa” que, embora informal, foi bastante interessante e animada, seguindo a ideia de que devemos olhar activamente para e por nós mesmos, reencontrando-nos e reconciliando-nos com tudo aquilo de que mais gostamos, para não ficarmos arredados da realização pessoal que está perfeitamente ao nosso alcance. A sociedade, incluindo os meios de comunicação social, tende a desviar a nossa atenção daquilo que somos, do que é realmente importante para nós e, por vezes, perdendo mesmo a noção daquilo que são as nossas aspirações e os nossos sonhos.
Os convidados ofereceram-nos testemunhos valiosos e inspiradores. A Dra. Emília Vieira contou-nos um pouco da sua história de vida e deixou um valioso conselho aos estudantes, futuros médicos, que assistiam, exortando-os a que nunca deixem de pensar em si mesmos, para, supostamente, favorecer a sua carreira profissional.
O escritor Gustavo Santos, para o qual “O caminho é o amor”, trouxe-nos um relato das suas viagens e ainda do seu persurso pessoal e profissional. De forma entusiasta, levou-nos a reflectir sobre se de facto estamos focados em nós nas nossas vidas.
Segundo o Prof. Doutor Mário Simões, ”A minha criança interior pede-me muitas vezes para a deixar brincar comigo". Desta forma, apresentou aquilo que tem sido objecto do seu trabalho como “agente da felicidade” e demonstrou como, na perspectiva da investigação científica, a felicidade pode ser estudada, medida e observada.
Neste dia os participantes assistiram ainda, entusiasticamente, a uma demonstração de defesa pessoal (Krav Maga), tiveram a possibilidade de participar num workshop de maquilhagem e cuidados de pele (Mary Kay) e realizar sessõe de Reiki.
O encerramento deste evento foi marcado pela largada simbólica de um conjunto de balões, que pintou o céu de cor em homenagem às mulheres com cancro da mama.
Esta iniciativa não teria sido possível sem o apoio de vários patrocinadores, nomeadamente, Caixa Geral de Depósitos; Delta Cafés; Horto do Campo Grande; Mary Kay; Krav Maga
Os participantes demonstraram uma elevada satisfação com todas as actividades desenvolvidas no âmbito deste evento, nomeadamente, com a demonstração de defesa pessoal (62,5% muito satisfeitos) e com a conversa sobre “Não te esqueças de tia na tua vida” (57,6% muito satisfeitos).
Toda organização e logística foi, igualmente, avaliada de forma positiva, sobretudo o secretariado (65,8% muito satisfeitos), os audiovisuais (65,8% muito satisfeitos) e a divulgação (50% muito satisfeitos).
Os pontos fortes identificados foram especificamente o programa, as actividades e toda a organização, por sua vez, um aspecto menos favorável foi a falta de tempo para debate e troca de ideias com os convidados, sendo, no entanto, unânime a opinião de que a FMUL no futuro deverá continuar a promover este tipo de iniciativas.
Até lá, não se esqueça de si na sua vida!
Sónia Barroso | Tânia Simões | André Rodrigues