Eventos
A Faculdade de Medicina de Lisboa recebe o Prof. Craig Mello, Prémio Nobel da Medicina 2006
No passado dia 17 de dezembro, na Faculdade de Medicina de Lisboa, teve lugar a primeira AIMS Nobel Lecture, cujo preletor convidado foi o Prof. Craig Mello, cientista lusodescendente, laureado em 2006 com o prestigiante Prémio Nobel da Medicina que falou sobre os segredos por detrás da grandiosa história que é a vida e a evolução.
“Greatest discoveries come from passionate scientists with naive curiosity” foi o tema da Conferência.
O Prémio Nobel atribuído em 2006 resultou do trabalho que levou à descoberta (em colaboração com o Dr. Andrew Fire) do RNA de interferência, um dos mais antigos mecanismos de regulação da expressão genética e que se encontra expresso quer em plantas como em animais. O seu estudo tem permitido compreender mais sobre as funções biológicas dos genes, estudar os processos por detrás de doenças e desenvolver novas terapêuticas.
Na conferência, o Prof. Craig Mello falou da Humanidade e o seu lugar no Universo, tendo em conta que a vida surgiu há 4 biliões de anos, muito antes de qualquer ser humano pisar o Planeta Terra. Revendo a grande história da evolução e os mecanismos biológicos que permitiram, durante todos estes anos, que a vida se perpetuasse e que a informação genética que nos torna únicos passasse de uma geração para a outra.
A AIMS Nobel Lecture proferida pelo Professor Craig Mello encontra-se associada à 7.ª edição do Annual International Medical Students Meeting (AIMS Meeting), um dos maiores e mais conceituados encontros científicos para estudantes realizados em Portugal, sendo um projeto da Associação de Estudantes da Faculdade de Medicina da Universidade de Lisboa.
A 7.ª edição do AIMS Meeting terá lugar nos dias 11, 12 e 13 de março de 2016 e contará com a presença de mais de 700 estudantes nacionais e internacionais. Além de palestras, que abrangem áreas científicas e clínicas, com foco nas mais recentes e relevantes novidades em vários campos, os estudantes poderão ainda participar em workshops, competições de raciocínio clínico, apresentações de trabalhos de investigação originais, science speed dating e ações de voluntariado.
Raquel Moreira
Equipa Editorial
news@medicina.ulisboa.pt