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Pela nossa Segurança!
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"Pela nossa Segurança: Organização e Prevenção" consistiu numa sessão que teve como principal objectivo alertar e envolver a FMUL para as questões de segurança no trabalho, nomeadamente no âmbito do plano de prevenção e plano de emergência contra incêndios.
Esta sessão, que reuniu docentes, investigadores e não docentes, foi organizada pela Faculdade de Medicina da Universidade de Lisboa (FMUL) em colaboração com o Instituto de Medicina Molecular (IMM). A sessão constitui uma nova etapa na operacionalização do Plano de Segurança contra incêndios do Edifício Egas Moniz, que já se encontra e, fase de desenvolvimento administrativo. A sessão iniciou-se com o Prof. Doutor Miguel Castanho (Sub-Director da FMUL), Dr.ª Isabel Aguiar (FMUL) e Eng.ª Alexandra Maralhas (IMM) que fizeram o enquadramento do tema e deram a conhecer o ponto de situação do Plano de Emergência.
A Dr.ª Márcia Valério (Serviços Centrais RUL), uma das convidadas para a sessão, abordou aspectos como o Plano de Emergência Interno, o Plano de Segurança Interno e sua Operacionalização, e os principais procedimentos a adoptar em caso de emergência.
O Dr. Joaquim Ferreira Alves (Oficial Segurança do CHLN), outro dos convidados, falou da formação de equipas do Plano de Emergência Interna, bem como da experiência do parceiro Centro Hospitalar Lisboa Norte.
No final da sessão a Mestre Sónia Barroso (FMUL) deu conhecimento do programa de formação de equipas de segurança, convidando os presentes a inscreverem-se nas equipas de evacuação e de intervenção. A Prof.ª Doutora Maria Mota (Director-Executivo do IMM) alertou os presentes para a importância do plano de emergência e da necessidade de todos se envolverem.
No seguimento desta sessão e no âmbito do plano de emergência pretende-se iniciar o recrutamento e formação específica da Equipa de Evacuação e da Equipa de Intervenção.
Constituem principais atribuições:
a- Equipa de Evacuação – tem como missão assegurar uma evacuação total e ordenada do seu Piso/Corpo/Ala, e garantir que a ordem de evacuação foi bem recebida e entendida por todos os ocupantes.
As pessoas que constituem esta equipa devem reunir as seguintes características:
- Capacidade de reacção e acção;
- Capacidade de manter a calma numa emergência e desempenhar funções pré-estabelecidas;
- Capacidade de transmitir confiança e segurança aos ocupantes do estabelecimento e eventual público;
- Capacidade de tomar as atitudes necessárias para evitar a instalação do pânico;
- Conhecimento de todos os percursos disponíveis.
b- Equipa de Intervenção – tem como missão deslocar-se ao local onde se produz uma emergência e com os meios disponíveis proceder ao seu controlo.
Os elementos destas equipas são responsáveis pela realização de tarefas associadas ao controlo dos sinistros, através da utilização dos equipamentos de primeira intervenção (ex: extintores, carretéis) e também pela evacuação das instalações.
Esta equipa é integrada por pessoas em boas condições físicas, para efectuar esforços e suportar condições de temperatura ambiente elevadas.
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Uma vez que a segurança no nosso local de trabalho é uma preocupação de todos nós e é uma responsabilidade colectiva, solicitamos a colaboração de toda a comunidade da FMUL e IMM para a constituição destas equipas, através do preenchimento do Formulário de Inscrição, até dia 15 de Julho.
Comissão SST
comissaoSST@medicina.ulisboa.pt
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