Eventos
VI Ciclo de Palestras da AEFML - D. Manuel Clemente, 11 maio 2015
A última palestra do VI Ciclo de Palestras da Associação de Estudantes da FMUL realizou-se no passado dia 11 de maio, na Aula Magna da FMUL, e contou com a presença do Cardeal Patriarca de Lisboa, D. Manuel Clemente.
Sobre a temática “A Minha Visão sobre os Cuidados de Saúde”, D. Manuel Clemente referiu que "Não há doenças, mas doentes. E se há doentes, há pessoas e se há pessoas, há seres em relação. Por isso, tudo o que é sistema de saúde e sistema hospitalar alarga-se nas redes familiares, nas redes de grupo, de vizinhança, culturais. E por isso, torna-se numa resposta da sociedade como um todo, de uma outra sociedade", sublinhando que a discussão da defesa da vida não se pode colocar sob o ponto de vista da legalidade.
O papel da sociedade na defesa da vida em todas as suas fases, da conceção à morte natural foi a base para o debate moderado pela jornalista Graça Franco, da Rádio Renascença.
Relativamente ao funcionamento do Serviço Nacional de Saúde (SNS) o convidado elogiou os profissionais do setor, "a quem não falta boa vontade", defendendo que cabe à sociedade assumir um compromisso com todos aqueles que precisam e se mostram indefesos. Propôs a criação de um órgão não deliberativo, "uma espécie de Senado", em que os mais velhos e mais experientes pudessem expor as suas ideias.
Numa sala composta pela comunidade académica, a sessão decorreu com a participação de muitos intervenientes.