Nº08 | MAI’15
INOVAÇÃO PEDAGÓGICA
MINI-CEX
O Mini-CEX, Mini-Clinical Evaluation Exercise,
consiste numa escala de classificação, que
procura avaliar seis tipos de competências clínicas
consideradas nucleares.
Cada uma é avaliada e registada num formulário
baseado em escalas de Likert de 6 ou 9 valores,
permitindo assim classificar o desempenho do aluno.
Contribua connosco para a otimização da educação na FMUL.
Saiba mais sobre este tipo de avaliação aqui.
Notícias do Pedagógico
_________________________________________________________
Nº09 | MAI’15
FACTOS E NÚMEROS
OS NÚMEROS DA FMUL
Sabe quantos alunos frequentam atualmente a FMUL?
Número atual de alunos na FMUL: 2169.
F: 1405 (aproximadamente 65%).
M: 764 (aproximadamente 35%).
Distribuição de alunos por cada ano:
1.º ano: 337 alunos.
2.º ano: 308 alunos.
3.º ano: 402 alunos.
4.º ano: 361 alunos.
5.º ano: 392 alunos.
6.º ano: 369 alunos.
Nos últimos 10 anos frequentaram a FMUL cerca de 19.726 alunos.
A FMUL é a faculdade de medicina nacional com maior número de alunos a entrar todos os anos.
Deixe aqui a sua opinião sobre estes números!
Notícias do Pedagógico
_________________________________________________________
Nº10 | MAI’15
MONITORIZAÇÃO DA APRENDIZAGEM
GRELHAS DE AVALIAÇÃO CONTÍNUA
Tem conhecimento da existência
de grelhas de avaliação contínua
para as aulas práticas da sua área disciplinar?
Este método permite-lhe ser mais sistemático,
uniforme e justo no seu método de avaliação.
Se quiser conhecer os modelos que o Conselho
Pedagógico disponibiliza, veja aqui.
Notícias do Pedagógico
_________________________________________________________
Nº11 | MAI’15
DICAS E CONSELHOS
BOM TESTE DE ESCOLHA MÚLTIPLA
São várias as indicações para a construção de um bom teste de escolha múltipla. Aqui ficam 6 dicas que o podem ajudar:
- Evite duplas negativas;
- Evite opções como "todas as anteriores" ou "nenhuma das anteriores";
- Evite questões em série, ou seja, interdependentes;
- Dê antecipadamente um layout do teste aos alunos;
- No final de cada página, peça para "virar a página" e numere o teste (X/X);
- Construa questões com um enunciado (raiz da pergunta) mais longo e alíneas breves.
Notícias do Pedagógico
![Share](https://www.medicina.ulisboa.pt/sites/default/files/media-icons/share.png)