O Gabinete de Apoio à Investigação Científica, Tecnológica e Inovação (GAPIC) da FMUL congratula-se com o grande afluxo de candidaturas submetidas no ano transacto, de excelente qualidade, e maioritariamente ajustadas à execução por estudantes de pré-graduação.
Este ano, e pela segunda vez, o financiamento estrutural assegurado pela FMUL para o Programa “Educação pela Ciência” foi reforçado por generoso financiamento atribuído pela Fundação Calouste Gulbenkian (FCG) ao GAPIC, em concurso competitivo a nível nacional. Também este ano, são atribuídas pela primeira vez as Bolsas CHLN/HSM-FMUL de Investigação Clínica promovidas pelo Centro Hospitalar Lisboa Norte/Hospital de Santa Maria em colaboração com o GAPIC.
No âmbito do concurso ao 18.º Programa “Educação pela Ciência” | Bolsas Gulbenkian/FMUL | Bolsas CHLN/FMUL, referentes a projectos de investigação a desenvolver pelos alunos da FMUL, foram submetidas 37 candidaturas.
A Comissão de Avaliação aprovou com financiamento 3 Bolsas CHLN/FMUL, 1 Bolsa Gulbenkian/FMUL Científico-Pedagógica, 3 Bolsas Gulbenkian/FMUL de Mobilidade, 12 Bolsas Gulbenkian/FMUL de Investigação e 9 Bolsas do Programa “Educação pela Ciência”, tendo sido aprovadas sem financiamento 9 candidaturas.
Após negociação com a Fundação AstraZeneca, foi também este ano concedida, a título excepcional, a atribuição de duas bolsas (ao invés de uma) para investigação por médicos recém-graduados.
As bolsas foram atribuídas à candidata Dr.ª Diana Sousa com o projecto “Fisiopatologia do enfarte venoso”, a realizar na Unidade Neurológica de Investigação Clínica do Instituto de Medicina Molecular; e ao candidato Dr. Tiago Reis Matos com o projecto “Identifying the T cell of origin in psoriasis”, a realizar na unidade Luís Graça Lab.
Gabinete de Apoio à Investigação Científica, Tecnológica e Inovação (GAPIC)
gapicmail@medicina.ulisboa.pt
