No passado dia 8 de Abril realizou-se a VIII Edição do Dia do Candidato na FMUL.
Este evento tem como objectivo contribuir para o esclarecimento das potencialidades científicas, pedagógicas, culturais e sociais da Faculdade de Medicina da Universidade de Lisboa e visa transmitir aos futuros candidatos uma perspectiva objectiva do ensino que se pratica na escola, da profissão médica e da dimensão humana, ética e moral indispensáveis ao exercício da medicina.
Este ano foram recebidos na FMUL 138 alunos do Secundário.
Este é o retrato desses futuros candidatos:
As expectativas, como habitualmente, são sempre grandes e o Programa foi pensado para ir ao encontro do esperado.
A Prof.ª Carlota Saldanha abriu o evento e explicou o programa.
Seguiu-se a apresentação do tema “A Investigação no Mestrado Integrado em Medicina: Perspectiva do Aluno” pelo aluno Diogo Guimarães, que ajudou a esclarecer que a investigação também pode fazer parte integrante do curso, que permite experiências que ajudam o futuro médico a também considerar a investigação como parte do seu trabalho. Os participantes deste dia ficaram também a saber que o curso tem a componente de investigação e que esse percurso também é uma possibilidade no final da formação.
O Director da FMUL, Prof. Fernandes e Fernandes, deu as boas vindas e deixou como mensagens o lado humanitário e cultural a par do conhecimento que os alunos da FMUL devem sempre desenvolver ao longo dos seus estudos, da sua carreira e da sua vida.
Os alunos Vitor Hugo Cabral e a Maria Carolina Smet apresentaram a sua experiência enquanto alunos Erasmus, no nosso país e no estrangeiro, esclarecendo que a possibilidade de intercâmbio, ao longo do curso, ajuda a consolidar experiências e a ter outras visões e expectativas.
Seguiram-se as habituais visitas pelas unidades de ensino-aprendizagem e investigação para que os alunos tivessem contacto mais directo com a área prática que é desenvolvida na FMUL.
À tarde, os alunos Pedro Alves e Miguel Ângelo apresentaram as suas vivências nos estágios clínicos que fizeram em Cabo Verde. Mais uma experiência no estrangeiro que representa uma oportunidade no curso de medicina.
Os Serviços de Acção Social da ULisboa também estiveram presentes falando de bolsas, residências e apoios que a Universidade dá aos alunos que querem vir estudar para a Faculdade de Medicina.
Seguiu-se a Apresentação da Experiência no 6º ano, com a apresentação do aluno Pedro Câmara Pestana.
A parte mais lúdica do programa foi a apresentação da Associação de Estudantes da FMUL à qual se seguiu a participação do Coro da Faculdade de Medicina e da Orquestra de Medicina de Lisboa.
Consulte aqui o
Relatório de Satisfação - Resultado do Inquérito Apresentado aos Paticipantes no Final do Evento
Agradecimentos aos Patrocinadores do Evento
Equipa Organizadora da VIII Edição do Estudar Medicina-Dia do Candidato
Coordenação:
Profª. Doutora Carlota Saldanha
Equipa FMUL:
Ana Raquel Alves Moreira
Bruno Moura
Dora Ramos
Ema Geraldes
Lara Ponte
Miguel Andrade
Nuno Rodrigues
Equipa IMM:
Andreia Machado
