Seis anos após a primeira edição, contando já com 45 publicações e cerca 13.200 subscritores, colocaram-se várias questões: Quem lê a news@fmul? Quem são os nossos leitores? Que artigos lêem? Como podemos melhorar?
De forma a responder a estas questões elaborou-se um estudo que consistiu na análise de indicadores de consulta/leitura e análise dos dados de um inquérito por questionário aplicado aos nossos leitores [Nota Metodológica]
Em média, foram publicados por edição 32 artigos, embora a partir de 2010 tenha havido um decréscimo da média de artigos, bem como da média de visualizações.
A news@fmul é sobretudo consultada em Portugal, sendo reduzida a média de visualizações noutros países. No geral, os leitores consultam assim a versão em português, sendo diminuta a consulta em inglês.
As rubricas mais visualizadas são: Momentos, Investigação e Formação Avançada, Reportagem/Perfil, Nota Editorial. Por sua vez, as rúbricas menos visualizadas são: Tome Nota, Auscultar, Espaço Aberto. [Indicadores de Análise]
No geral, os leitores encontram-se satisfeitos com a news@fmul, nomeadamente com o design gráfico/ilustração, periodicidade, estrutura/composição, revelando-se um pouco insatisfeitos com a navegabilidade.
Os leitores têm acesso à news@fmul nomeadamente via e-mail, sendo consultada assim sobretudo no período de publicação, e têm interesse sobretudo por notícias e eventos.
Rubricas como Investigação e Formação Avançada, Notícias, Espaço Ciência, Eventos, Tome Nota, Auscultar, Mais e Melhor, são consideradas muito importantes para os leitores, ao contrário das Reportagem/Perfil, Protocolos, Momentos.
Quanto aos artigos, os leitores estão satisfeitos com a dimensão, tradução e redacção dos mesmos, mostrando-se insatisfeitos com a sua menor pertinência e diversidade.
[Dados do Questionário de Avaliação]
O balanço da avaliação da news@fmul é positivo, no entanto, a Equipa Editorial pretende implementar algumas melhorias ao nível de estratégia de comunicação e a nível editorial e da equipa, de forma a tornar a news@fmul um meio de informação e comunicação da FMUL de elevada qualidade.
A partir da próxima edição apresentaremos uma nova rubrica, que será permanente em cada edição e que consistirá num Barómetro de indicadores sobre o último número de cada newsletter.
Sónia Barroso
Ana Raquel Moreira
Equipa Editorial
