Passar para o conteúdo principal
Menu

Logo news@fmul

logos ULisboa FMUL CAML

  • PT
  • EN

Menu Lateral Icons

Menu Lateral

  • Eventos
  • Newsletter
  • Notícias
  • Espaço Ciência

Voltar ao topo

News nº
46
Janeiro 2015
(Visite a edição completa)
Investigação e Formação Avançada
FMUL celebra Dia da Investigação para Estudantes de Medicina
Os 25 anos do GAPIC sob o signo do número 17: no Dia da Investigação, a 17 Dezembro, foram apresentados 17 projectos no 17.º Workshop“Educação pela Ciência” e visitadas 17 unidades de investigação. 

A 3.ª edição do Dia da Investigação para Estudantes de Medicina, organizado pelo Gabinete de Apoio à Investigação Científica e Tecnológica) GAPIC e Associação de Estudantes da Faculdade de Medicina de Lisboa (AEFML), decorreu no dia 17 de Dezembro e contou uma vez mais com a presença de alunos, docentes e investigadores.

Este dia, dedicado aos alunos de Medicina e de outras áreas das Ciências da Saúde, foi repleto de várias actividades (Programa) e avaliado positivamente pelos seus participantes. (Avaliação).

SessaoAbertura1 SessaoAbertura2

A sessão de abertura contou com a presença do Prof. Doutor Rui Victorino, Presidente do Conselho Científico, Prof.ª Doutora Isabel Pavão Martins, Presidente do Conselho Pedagógico (Entrevista), Prof.ª Doutora Maria do Carmo Fonseca, Presidente do IMM, Prof. Doutor João Ferreira, coordenador do GAPIC, aluno Tomás Neto da Silva, Presidente da AEFML. Na abertura foi dado destaque ao trabalho que o GAPIC tem vindo a desenvolver, ao longo destes 25 anos, na promoção da educação científica junto dos jovens alunos de medicina, bem como à qualidade dos trabalhos de investigação que estes têm desenvolvido.

Neste dia foram apresentados, no âmbito do 17.º Workshop “Educação pela Ciência”, os resultados de 17 projectos de investigação desenvolvidos por 21 alunos durante o ano lectivo 2013/2014. (Livro de Resumos)

1Premio 2Premio 3Premio

Todos os trabalhos foram apresentados em forma de poster, tendo sido selecionados pelo júri, composto por docentes e investigadores, seis trabalhos para apresentação em forma de comunicação oral, entre os quais foram premiados os seguintes:

- 1.º Prémio – “Efeitos da expressão microglial de Sirt2 na LTP” Joana Almeida e Mariana Vargas (Artigo)

- 2.º Prémio – “Impacto do HIV-2 nos gânglios linfáticos”,  Sandra Duque Maurício

- 3.º Prémio – “Evolução clonal pré-programada versus estocástica de Leucemia Mielóide Aguda recidivante”, Diogo Maia-Silva

Uma das sessões que criou maior expectativa foi a sessão organizada pela AEFML sobreOportunidades de Investigação para Alunos. Nesta sessão foram apresentadas várias formas e perspectivas das oportunidades de investigação disponíveis para os alunos, por Diogo Guimarães, aluno GAPIC, pelo Dr. Vasco Romão, aluno de Doutoramento, pelo Prof. Doutor João Eurico Fonseca, docente e investigador, por Sónia Barroso, assessora do GAPIC, e por Maria Tavares de Pina, relações públicas do AIMS Meeting.

Comunicacoes3 Palestra

Um dos momentos mais aguardados foi a palestra “The Future for Health: everyone has a role to play”, proferida pelo Prof. Doutor Jorge Soares, da Fundação Calouste Gulbenkian, à qual também assistiram vários docentes, investigadores e médicos do CAML.

Uma vez que o CAML, por agregar a FMUL, IMM e HSM-CHLN é em si um pólo de investigação, foram apresentados os resultados da 2.ª fase do estudo “Análise Estrutural de Redes na Investigação Científica do CAML”, conduzido pelos sociólogos Nuno Rodrigues, da Coordenação dos Pólos Administrativos (CPA), e Sónia Barroso, do GAPIC, e que se centrou na análise das relações desenvolvidas em torno da investigação científica. (Artigo "Análise Estrutural de Redes de Investigação no CAML")

Os alunos que participaram no Dia da Investigação tiveram ainda a oportunidade de visitar uma unidade de investigação à sua escolha e do seu interesse, de entre as 17 Unidades de Investigação disponíveis para receber os alunos, de apresentar a unidade e fazer uma visita guiada.

Os alunos tiveram ainda a possibilidade de participar no Critical Mind Game – Como me interrogo?, através da crítica de um texto de divulgação científica e da elaboração de um texto de divulgação científica. Foram premiados os alunos Diogo Maia Silva (1.º Prémio), Inês Fernandes e Nuno Fernandes (2.º Prémio).

AIMS_Biobanco Posters1 Comunicacoes1

Pela primeira vez este dia contou com a participação do Biobanco, uma estrutura sediada no IMM, que acolhe e armazena uma vasta coleção de amostras biológicas, doadas voluntariamente, com o objetivo de impulsionar a investigação biomédica, permitindo assim a todos os participantes fazerem a sua doação de amostra biológicas.

Esta 3.ª edição do Dia da Investigação marcou ainda o encerramento das comemorações dos 25 anos do GAPIC, com uma pequena exposição sobre as equipas coordenadoras que ao longo do tempo têm vindo a impulsionar as actividades deste Gabinete, e com uma apresentação com testemunhos de alunos, docentes e investigadores sobre o GAPIC e o trabalho que tem vindo a desenvolver, especificamente ao nível da educação científica dos futuros médicos.

Poderá consultar mais informação sobre o Dia da Investigação aqui e aqui: Dia da Investigação para Estudantes de Medicina reuniu investigadores e alunos
(Fonte: Just News) 
Pode ver a apresentação sobre os 25 anos do GAPIC aqui

GAPIC
gapicmail@medicina.ulisboa.pt
Share

news@fmul

Subscreva já!
Lista de contactos

Footer menu

  • Termos de Utilização
  • Proteção de Dados
  • Ficha Técnica
  • Mapa do Site

Faculdade de Medicina da Universidade de Lisboa (C) 2022

Este site utiliza cookies para melhorar a experiência de navegação.

Ao carregar em Aceitar estará a consentir a utilização de cookies.

  • Estudar
    • Mestrado Integrado em Medicina (MIM)
    • Licenciatura em Ciências da Nutrição (LCN)
      • Licenciatura em Ciências da Nutrição (1º Ciclo)
    • Mestrados, Doutoramentos e Especialização
    • Formação Contínua
    • Masterclass Online Courses
      • Operating Theatres Leadership and Perioperative Practice Management
      • Emergências Cardiovasculares
    • Parcerias
      • Parcerias Institucionais
      • Instituições Afiliadas
      • Protocolos de Colaboração Nacionais
      • Protocolos de Colaboração Internacionais
      • Parcerias no Ensino
      • Instituições Parceiras no âmbito do Programa Erasmus+
    • Acreditação
    • Mobilidade
      • Erasmus +
        • Outgoing
      • Outras Mobilidades
    • Biblioteca
  • Investigar
    • Investigação na FMUL
    • Produção Científica
    • Comissão de Ética do CAML
    • Apoios para a Investigação
    • Inovação e Empreendedorismo
      • Laboratório de Inovação
      • SynerGIEs
      • Workshops Tools for Innovation
  • Viver
    • A Cidade
    • Acessos
    • Alojamento
    • Custo de vida
    • Apoio Social
    • Desporto e bem-estar
  • Internacional
    • Mobilidade
      • Erasmus +
        • Incoming
        • Outgoing
      • Outras Mobilidades
    • Reconhecimento de Qualificações Estrangeiras
    • Convénios e Protolocos ULisboa
    • Visitas e Iniciativas Internacionais
  • A FMUL
    • Mensagem do Diretor
    • Enquadramento Estratégico
    • Marcos Históricos
      • História
        • Porquê reformar o ensino clínico?
      • Breve História da Reforma do Ensino Clínico de 2021 na FMUL
    • Organização
      • Organograma
      • Órgãos de Governo
        • Diretor
          • Despachos do Diretor
        • Conselho de Escola
        • Conselho Científico
        • Conselho Pedagógico
        • Conselho de Gestão
      • Unidades Estruturais
        • Áreas Disciplinares Autónomas
          • Área Disciplinar Autónoma de Imuno-Oncologia
        • Unidades de Investigação Autónomas
        • Clínicas Universitárias
        • Institutos
        • Laboratórios
        • Departamento de Educação Médica
        • Departamentos
      • Serviços Técnicos e Administrativos
        • Gabinete de Apoio à Investigação Científica, Tecnológica e Inovação
          • Apoiar trabalhos científicos
          • Prémio GAPIC David-Ferreira
          • Programa “Educação pela Ciência”
          • Bolsa Fundação Astrazeneca/ FMUL
          • Dia da Investigação
          • Find the investigator you are looking for
          • GAPIC Alumni
          • Observar a actividade científica
        • Diretor Executivo
        • Direção de Serviços de Gestão Administrativa
        • Gabinete de Inovação e Empreendedorismo
          • SynerGIEs
          • Workshops Tools for Innovation
        • Gabinete de Planeamento Estratégico e Qualidade
        • Instituto de Formação Avançada
        • Área Académica
        • Área de Gestão Financeira e Patrimonial
        • Área de Instalações, Equipamentos, Aprovisionamento e de Tecnologias de Informação
        • Área de Recursos Humanos e Vencimentos
          • SIADAP 3 - Avaliação Desempenho Trabalhadores Não Docentes
          • Procedimentos Concursais
          • Legislação e Bibliografia
          • Formação Profissional
          • Programa de Apoio Financeiro à Formação Académica
        • Área dos Polos Administrativos
        • Gabinete de Apoio ao Estudante
          • Embaixador Mentoring
          • Espaço S
            • Moving in
            • Onde posso obter ajuda?
          • simplesMENTE
          • Mentoring 2.0
          • Projeto Mentoring
          • Solvin’ It
          • Workshops de Iniciação Pedagógica – WIP
          • Mapping your way
          • Take On
          • Transforma Portugal
          • iNerd
        • Gabinete de Comunicação
      • Museu Egas Moniz
    • Sistema Integrado de Garantia da Qualidade
    • FMUL em números
    • Documentos Oficiais
    • Espaços Pedagógicos
    • Parcerias
      • Parcerias Institucionais
      • Instituições Afiliadas
      • Protocolos de Colaboração Nacional
      • Protocolos de Colaboração Internacionais
      • Parcerias no Ensino
      • Instituições Parceiras no âmbito do Programa Erasmus+
    • AAAFML
    • Fmul na Comunidade
      • Conselho de Cidadãos
      • Conselho Consultivo
      • Responsabilidade Social
      • Doação de Corpo à Ciência
    • Identidade Visual
    • Área Interna
      • Formulários e Documentos
    • Centro de Simulação - CTMA
    • Unidade de Segurança, Saúde e Sustentabilidade
  • Acesso Rápido
    • Mestrado Integrado em Medicina (MIM)
    • Acesso para Licenciados
    • Gabinete de Apoio ao Estudante
    • Qualificações Estrangeiras
    • Licenciatura em Ciências da Nutrição (LCN)
    • Institutos
    • Clínicas Universitárias
    • Erasmus +
    • Outras mobilidades
    • Laboratórios
    • Unidades de Investigação Autónoma
    • Formação contínua
    • Identidade Visual
    • Projetos Cofinanciados pela UE
    • Documentos Oficiais
    • Área Interna
    • FMUL digital
    • Procedimentos Concursais
    • Newsletter
    • Avaliação do Desempenho dos Docentes de Carreira por Ponderação Curricular | 2019-2021
    • Biblioteca
    • Serões de Literatura
  • Estudantes
    • Secretaria Virtual
      • Matrículas e Inscrições 2022/2023 – Outros Anos
      • Calendário de escolaridade e procedimentos de exames
      • Horários e Salas de Aula
      • Estatutos e Regimes
      • Propinas e emolumentos
      • Atribuição de Cacifos
      • Seguro escolar e ação social
      • Minutas e requerimentos
      • Creditações
      • Prescrição
      • Unidades Curriculares Optativas | Medicina
      • 6º ano | Estágio Clínico Profissionalizante
      • Trabalho final do Mestrado Integrado em Medicina
      • Regulamentos
      • Código de Honra
    • Aplicações
      • myFenix | vídeo
      • FenixEdu
      • Moodle (eLearning)
      • Webmail
    • Formação Contínua
    • Formação Avançada
      • Provas Académicas
    • Gabinete de Apoio ao Estudante
      • Pausa para a Saúde Mental
    • Provedor do Estudante
    • Mobilidade
    • Apoios para a Investigação
    • Biblioteca
    • AEFML
    • Estudantes com Necessidades Educativas Especiais