INSTITUTO DE ANATOMIA
Faculdade de Medicina da Universidade de Lisboa
Director: Professor Doutor A. J. Gonçalves Ferreira
Nuno Gaibino
Assistente do Instituto de Anatomia da FMUL
Nos passados dias 14, 15 e 16 de Novembro de 2014, realizaram-se, pela primeira vez, as Jornadas do Internato Médico do CHLN.
Tendo como local de acolhimento a Faculdade de Medicina da Universidade de Lisboa, este evento constituiu um verdadeiro marco no que concerne à formação Pós-Graduada dos Médicos Internos, contando com uma participação de mais de 600 inscritos, desde alunos, internos de ano comum, internos de formação específica, especialistas e outros profissionais de saúde.
Para além do Programa Teórico, que este ano abordou as necessidades sentidas no Serviço de Urgência, decorreram simultaneamente 15 cursos satélites, permitindo uma formação transversal e integrada.
O Instituto de Anatomia da FMUL assumiu uma importante posição, organizando, sob coordenação do Sr. Director, Professor Doutor António Gonçalves Ferreira, e supervisão do Sr. Professor Doutor Ivo Álvares Furtado, o primeiro Curso de Dissecção Anatómica, após a recente renovação das instalações do Teatro Anatómico - Prof. Doutor Armando dos Santos Ferreira.
O presente Curso contou com a organização e participação de três assistentes do Instituto de Anatomia, nomeadamente do Sr. Dr. Alexandre Campos, Sr. Dr. Edson Oliveira e do Sr. Dr. Nuno Gaibino, com a estrita e indispensável colaboração do Dr. Pedro Henriques, responsável técnico do Instituto.
Tivemos ainda o privilégio de contar com um conjunto de distintos formadores, com a presença do Sr. Dr. Rogério Santos, Responsável do Serviço de Cirurgia Plástica do CHLN, Sr. Dr. Alexandre Campos, Assistente do Serviço de Neurocirurgia do CHLN e Assistente da FMUL e do Sr. Dr. Carlos Nabuco, Assistente do Serviço de Otorrinolaringologia do CHLN.
Como objectivos traçados, podemos destacar a iniciação à dissecção Cirúrgica e Anatómica de um conjunto distinto de áreas e regiões anatómicas, bem como o estudo anatómico fundamental para a prática clinica e para a realização de técnicas médicas e cirúrgicas, com treino prévio em cadáver.
Dos participantes, reunimos um conjunto de 10 formandos, desde alunos da FMUL, Internos de Ano Comum e Internos de Formação Específica de diferentes áreas de formação.
Globalmente, a avaliação do curso, dos formadores, condições técnicas dos cadáveres, nomeadamente na conservação, e excelência das condições das instalações renovadas do Instituto de Anatomia da FMUL, mereceram uma enorme satisfação expressa por todos os participantes, formadores e organizadores.
Em suma, após 20 anos de luta pela remodelação das instalações do Teatro Anatómico e interregno de dissecção cadavérica, as I Jornadas do Internato Médico do CHLN constituíram um ponto de viragem e um verdadeiro marco para a nossa comunidade académica, marcando o reinício das Dissecções, para o ensino médico, no Instituto de Anatomia da FMUL.
Para além da paradigmática relevância na formação Pós-graduada, este momento simbólico marca o ponto de partida do ensino de Anatomia Clinica através de modelos reais, a adoptar e integrar no ensino Pré-Graduado na Faculdade de Medicina de Lisboa.
A modernização do ensino da Anatomia tem por objectivo a constante preocupação de um ensino pautado por critérios de excelência, de acordo com os valores e pressupostos do Centro Académico de Medicina de Lisboa.
RESULTADOS - Inquérito de qualidade do curso de dissecção em cadáver das JIM 2014
