Eventos
Sessão de Homenagem ao Prof. José Barbas, Director da Clínica Univ. Nefrologia |20 Junho de 2014
No dia 20 de Junho, realizou-se, na Aula Magna da FMUL, uma Sessão de Homenagem ao Prof. José Barbas em virtude da sua aposentação. Pela primeira vez, estiveram reunidos todos os responsáveis pela disciplina de Nefrologia das várias escolas médicas do país: Prof. Manuel Pestana (Faculdade de Medicina da Universidade do Porto), Prof. Rui Alves (Faculdade de Medicina da Universidade de Coimbra), Prof. Fernando Nolasco (Faculdade de Ciências Médicas da Universidade Nova de Lisboa). O evento contou com a presença do Prof. Rui Victorino, Presidente do Conselho Científico da FMUL, que abriu a sessão e salientou a importância do evento como forma de agradecimento pela disponibilidade do Professor que, ao longo de vários anos, muito contribuiu para o desenvolvimento do ensino da Nefrologia na FMUL.
A sessão de homenagem contou ainda com a participação do Dr. A. Gomes da Costa, do Serviço de Nefrologia do CHLN-HSM, colega do Prof. José Barbas no internato médico, que lembrou, com emoção, os colegas da equipa que já faleceram e recordou os primeiros anos de internato que marcaram um grupo de médicos pelas difíceis condições em que desempenhavam as suas funções. Relembrou também que os elementos dessa equipa foram considerados os primeiros especialistas em Nefrologia, a nível nacional, e que o Prof. José Barbas alcançava o primeiro lugar em todos os exames realizados, mostrando sempre grande dedicação e interesse.
Seguiu-se a intervenção do Prof. Edgar Almeida, que elogiou o Professor homenageado, referindo-o como tendo sido das pessoas que mais influenciou uma geração de médicos e especialistas em nefrologia. Considerou também que a melhor homenagem que poderia ser prestada seria uma reflexão sobre o ensino da disciplina nas escolas médicas. A sua apresentação teve como título “Um novo paradigma para a Doença Renal Crónica (DRC) – desafios para o ensino pré-graduado da Nefrologia”, tendo realçado que a DRC, presentemente, é uma patologia que revela um enorme aumento de prevalência e que afecta aproximadamente 6,1% da população portuguesa. Durante esta apresentação, foi ainda destacado o facto de as faculdades de medicina terem o dever de dar atenção a esta área, uma vez que Portugal é dos países com maior prevalência de doentes em diálise, o que representa um problema a nível financeiro, uma vez que a Hemodiálise é dos tratamentos mais dispendiosos no Sistema Nacional de Saúde.
Alertando para este facto, o Prof. Edgar Almeida considera que a Disciplina de Nefrologia não pode, nem deve, ser uma disciplina optativa.
O Prof. José António Lopes apresentou o tema “Um novo paradigma para a Lesão Renal Aguda (LRA) – desafios para o ensino pós-graduado da Nefrologia”. A LRA é uma patologia mortal e a sua incidência tem aumentado significativamente, o que representa mais uma prova da importância desta área no ensino médico. Os alunos têm manifestado um crescente interesse na investigação da doença, desenvolvendo inclusivamente teses de mestrado sobre esta área, o que é revelador da sua importância no contexto actual.
A temática da reflexão seguinte, “O Ensino pré-graduado da Nefrologia nas várias escolas médicas do país”, foi apresentada pelos vários responsáveis das Faculdades de Medicina. O Prof. Manuel Pestana, que fez, na sua apresentação, o historial do ensino da Nefrologia na Faculdade de Medicina do Porto, salientou que “cabe às instituições reconhecer o mérito das pessoas e o testemunho do que deixam” e, por isso, “é de louvar a homenagem prestada ao Prof. José Barbas”.
O Prof. Rui Alves mencionou que o conteúdo curricular da disciplina de Nefrologia, na Faculdade de Medicina de Coimbra, está em reestruturação e que o objectivo é fomentar o gosto pelo aprofundamento dos conhecimentos dos alunos, através da investigação nesta área.
O Prof. Fernando Nolasco apresentou a forma como a disciplina de Nefrologia está estruturada na Faculdade de Ciências Médicas da Universidade Nova de Lisboa, reforçando a ideia de que os alunos deverão ser estimulados para o gosto pela investigação.
O Prof. José Barbas apresentou a disciplina lecionada na FMUL, que conta com 3 doutorados e com todos os internos e assistentes hospitalares do CHLN-HSM e, desde 2012, do Hospital Beatriz Ângelo. O ensino incide sobre a Nefrologia da Medicina Geral e da Saúde Pública, baseado numa cuidada e aprofundada fisiopatologia. As aulas são teóricas e teórico-práticas, em que os alunos têm acesso a conteúdos programáticos e são incentivados à participação activa nas aulas. Na FMUL, a Nefrologia é uma disciplina optativa com duração de uma ou duas semanas, duas vezes por ano, 4 horas por dia. No Mestrado Integrada em Medicina, esta é uma disciplina da área da Fisiologia, fazendo parte do Módulo de Medicina II e estando também presente na disciplina optativa “Doenças do Sistema Urinário”.
O Professor homenageado terminou a sua reflexão com um agradecimento, referindo que “saio protegido e apoiado pelos amigos e pelas memórias deles em mim e de mim neles”, tendo sido ovacionado e agraciado, pelos presentes, no final da sua apresentação.
O Prof. Martins Prata encerrou a sessão, agradecendo a homenagem prestada ao Prof. José Barbas e desejando-lhe o melhor no futuro próximo.
Equipa Editorial
news@fm.ul.pt