Investigação e Formação Avançada
Programa de Doutoramento em Neurociências Integradas (NeurULisboa)
O objetivo do Programa de Doutoramento em Neurociências Integradas da Universidade de Lisboa (NeurULisboa) é formar investigadores altamente qualificados em neurociências através de investigação integrada, que almejem prosseguir uma carreira científica profissional na área. O Programa está sediado na Faculdade de Medicina da Universidade de Lisboa e congrega diversas Instituições e grupos de investigação da Universidade de Lisboa, com reconhecida capacidade científica e formativa na área das Neurociências, nomeadamente Faculdade de Medicina (FMUL) e Instituto de Medicina Molecular (IMM), Faculdade de Farmácia (FFUL), Faculdade de Psicologia (FPUL), Instituto de Biofísica e Engenharia Biomédica da Faculdade de Ciências IBEB/FCUL, Instituto Superior Técnico (IST).
A Universidade de Lisboa (ULisboa) tem uma posição privilegiada para implementar um programa de Doutoramento em Neurociências Integradas. Os dados bibliométricos (Web of Knowledge), sobre a capacidade científica da Universidade de Lisboa no domínio das Neurociências, são elucidativos: de um total de 1510 artigos científicos (resumos excluídos) publicados em Portugal nos últimos 5 anos (2009-2013) no domínio Neurosciences/Neurology, 512 (30%) são da Universidade de Lisboa, surgindo esta como a instituição com mais publicações e citações neste domínio em Portugal. Os autores com mais publicações e mais citações neste domínio pertencem ao corpo docente do NeurUlisboa. Alguns surgem como os mais citados a nível mundial nas suas áreas de pesquisa específica.
Com o objetivo de perceber o sistema nervoso, as neurociências são uma das mais desafiantes áreas da investigação biomédica, com um número crescente de estudantes interessados em prosseguir estudos pós-graduados na área. Este interesse deve-se ao impacto das neurociências na compreensão das doenças neurológicas e psiquiátricas, atualmente uma causa maior de incapacidade. As neurociências englobam áreas complementares do conhecimento, das ciências básicas às clínicas, todas fortemente dependentes de desenvolvimentos tecnológicos de ponta. Assim, as neurociências emergem como uma ciência multidisciplinar onde o conhecimento integrado é o fator chave para impulsão do avanço científico. No seu conjunto, os grupos participantes no NeurULisboa cobrem um largo espectro de oportunidades de investigação e treino em Neurociências, permitindo abordagens tecnológicas muito diversas e complementares que permitem dar resposta a questões que vão da molécula à função, da excitabilidade neuronal à cognição, da ciência básica à patologia e à neurotecnologia.
O NeurULisboa engloba grupos destacados em neurociências básicas e clínicas, e grupos com capacidade de inovação tecnológica que podem fornecer ferramentas sofisticadas potenciadoras da investigação. No seu todo, a ULisboa propicia uma atmosfera que facilita a investigação de translação e a procura de estratégias inovadoras de combate a doenças. Grupos de investigação orientados para o doente têm interagido com a indústria para o desenho de ensaios clínicos multicêntricos. Grupos de investigação tecnológica têm igualmente mantido relações profícuas com a indústria. As colaborações entre grupos FMUL/IMM, FFUL, EPUL, IBEB/FCUL, IST, documentadas em publicações e projetos conjuntos, constituem um cimento irrefutável do Programa. O grande número de colaborações com outros grupos de investigação, no país e no estrangeiro, é uma garantia de internacionalização, amplificando as possibilidades de investigação e treino.
Os Objetivos do Programa são, portanto:
1. Oferecer uma visão vasta mas integrada das Neurociências, tirando partido da investigação científica de excelência e complementaridade existente na ULisboa.
2. Proporcionar aos estudantes um núcleo de conhecimento em aspetos fundamentais das neurociências, assegurando interações reciprocas de translação e tecnológicos.
3. Desenvolver curriculum individuais altamente especializados e internacionalizados.
Conceitos centrais neste programa de Doutoramento são:
1. MULTIDISCIPLINARIDADE e INTERDISCIPLINARIDADE. Tendo como vantagem a proximidade com a clínica, encorajam-se projetos de translação. A forte presença de tecnologias avançadas de diagnóstico estimulará a inovação tecnológica
2. FLEXIBILIDADE CURRICULAR, ajustada à formação prévia do aluno fornecendo-lhe os instrumentos necessários para investigação produtiva
3. DESENVOLVIMENTO PERSONALIZADO através de um ambiente de aprendizagem estimulante
4. SUPERVISÃO ESPECIALIZADA e dinâmica, promovendo a cooperação interinstiticional e internacional
5. INVESTIGAÇÃO CIENTÍFICA e treino com uma ampla variedade de opções, desenhadas para qualificar os estudantes permitindo-lhes virem a constituir-se como líderes na área.
Estes conceitos serão desenvolvidos através das seguintes linhas de ação:
1. Ajuste do currículo individual. Cada estudante, guiado pelo supervisor, desenhará o seu currículo escolar em função da sua formação prévia e necessidades do projeto pessoal de investigação. Um núcleo curricular sobre Fundamentos, Métodos, Ética da Investigação, e escrita e comunicação científica, serão contudo obrigatórios para todos.
2. Uma grande variedade de opções curriculares. Tomando partido do espetro muito alargado de investigação em Neurociências e ensino pós-graduado nas instituições participantes, o programa integrará uma multiplicidade de Unidades Curriculares já existentes. Disponibilizando-as aos alunos do NeurULisboa, promove-se o ensino multidisciplinar especializado assegurando a massa crítica necessária para uma aprendizagem eficaz.
3. Contacto direto com múltiplos tópicos de investigação com diferentes abordagens. Tendo como vantagem o número elevado de reuniões e debates clínicos e de investigação básica ou tecnológica que ocorrem semanalmente nos diferentes grupos de investigação, os estudantes contactarão com as atividades específicas de diversos grupos. Será encorajada a participação em seminários que foquem tópicos/metodologias diferentes das do grupo de acolhimento, promovendo a multidisciplinariedade e a fertilização intergrupo.
A Universidade de Lisboa (ULisboa) tem uma posição privilegiada para implementar um programa de Doutoramento em Neurociências Integradas. Os dados bibliométricos (Web of Knowledge), sobre a capacidade científica da Universidade de Lisboa no domínio das Neurociências, são elucidativos: de um total de 1510 artigos científicos (resumos excluídos) publicados em Portugal nos últimos 5 anos (2009-2013) no domínio Neurosciences/Neurology, 512 (30%) são da Universidade de Lisboa, surgindo esta como a instituição com mais publicações e citações neste domínio em Portugal. Os autores com mais publicações e mais citações neste domínio pertencem ao corpo docente do NeurUlisboa. Alguns surgem como os mais citados a nível mundial nas suas áreas de pesquisa específica.
Com o objetivo de perceber o sistema nervoso, as neurociências são uma das mais desafiantes áreas da investigação biomédica, com um número crescente de estudantes interessados em prosseguir estudos pós-graduados na área. Este interesse deve-se ao impacto das neurociências na compreensão das doenças neurológicas e psiquiátricas, atualmente uma causa maior de incapacidade. As neurociências englobam áreas complementares do conhecimento, das ciências básicas às clínicas, todas fortemente dependentes de desenvolvimentos tecnológicos de ponta. Assim, as neurociências emergem como uma ciência multidisciplinar onde o conhecimento integrado é o fator chave para impulsão do avanço científico. No seu conjunto, os grupos participantes no NeurULisboa cobrem um largo espectro de oportunidades de investigação e treino em Neurociências, permitindo abordagens tecnológicas muito diversas e complementares que permitem dar resposta a questões que vão da molécula à função, da excitabilidade neuronal à cognição, da ciência básica à patologia e à neurotecnologia.
O NeurULisboa engloba grupos destacados em neurociências básicas e clínicas, e grupos com capacidade de inovação tecnológica que podem fornecer ferramentas sofisticadas potenciadoras da investigação. No seu todo, a ULisboa propicia uma atmosfera que facilita a investigação de translação e a procura de estratégias inovadoras de combate a doenças. Grupos de investigação orientados para o doente têm interagido com a indústria para o desenho de ensaios clínicos multicêntricos. Grupos de investigação tecnológica têm igualmente mantido relações profícuas com a indústria. As colaborações entre grupos FMUL/IMM, FFUL, EPUL, IBEB/FCUL, IST, documentadas em publicações e projetos conjuntos, constituem um cimento irrefutável do Programa. O grande número de colaborações com outros grupos de investigação, no país e no estrangeiro, é uma garantia de internacionalização, amplificando as possibilidades de investigação e treino.
Os Objetivos do Programa são, portanto:
1. Oferecer uma visão vasta mas integrada das Neurociências, tirando partido da investigação científica de excelência e complementaridade existente na ULisboa.
2. Proporcionar aos estudantes um núcleo de conhecimento em aspetos fundamentais das neurociências, assegurando interações reciprocas de translação e tecnológicos.
3. Desenvolver curriculum individuais altamente especializados e internacionalizados.
Conceitos centrais neste programa de Doutoramento são:
1. MULTIDISCIPLINARIDADE e INTERDISCIPLINARIDADE. Tendo como vantagem a proximidade com a clínica, encorajam-se projetos de translação. A forte presença de tecnologias avançadas de diagnóstico estimulará a inovação tecnológica
2. FLEXIBILIDADE CURRICULAR, ajustada à formação prévia do aluno fornecendo-lhe os instrumentos necessários para investigação produtiva
3. DESENVOLVIMENTO PERSONALIZADO através de um ambiente de aprendizagem estimulante
4. SUPERVISÃO ESPECIALIZADA e dinâmica, promovendo a cooperação interinstiticional e internacional
5. INVESTIGAÇÃO CIENTÍFICA e treino com uma ampla variedade de opções, desenhadas para qualificar os estudantes permitindo-lhes virem a constituir-se como líderes na área.
Estes conceitos serão desenvolvidos através das seguintes linhas de ação:
1. Ajuste do currículo individual. Cada estudante, guiado pelo supervisor, desenhará o seu currículo escolar em função da sua formação prévia e necessidades do projeto pessoal de investigação. Um núcleo curricular sobre Fundamentos, Métodos, Ética da Investigação, e escrita e comunicação científica, serão contudo obrigatórios para todos.
2. Uma grande variedade de opções curriculares. Tomando partido do espetro muito alargado de investigação em Neurociências e ensino pós-graduado nas instituições participantes, o programa integrará uma multiplicidade de Unidades Curriculares já existentes. Disponibilizando-as aos alunos do NeurULisboa, promove-se o ensino multidisciplinar especializado assegurando a massa crítica necessária para uma aprendizagem eficaz.
3. Contacto direto com múltiplos tópicos de investigação com diferentes abordagens. Tendo como vantagem o número elevado de reuniões e debates clínicos e de investigação básica ou tecnológica que ocorrem semanalmente nos diferentes grupos de investigação, os estudantes contactarão com as atividades específicas de diversos grupos. Será encorajada a participação em seminários que foquem tópicos/metodologias diferentes das do grupo de acolhimento, promovendo a multidisciplinariedade e a fertilização intergrupo.
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