Eventos
A FMUL na edição da FUTURÁLIA 2014
Este ano, a 7.ª edição da FUTURÁLIA trouxe-nos uma “Uma feira para todos!”, mais abrangente na oferta e alargada a mais instituições estrangeiras. Com ela 64.082 visitantes, entre estudantes, recém-licenciados e profissionais no activo, marcaram presença na Futurália que, ao longo de 4 dias (26 a 29 de Março), visitaram as 400 entidades, instituições e organismos públicos e privados, ligados ao sector do ensino e emprego que procuraram mostrar a um público cada vez mais transversal as opções nacionais e internacionais para formação académica e qualificação profissional.
Num período de mudanças e adaptações que qualquer fusão implica, a ULisboa fez-se representar, pela primeira vez, de forma uníssona com 16 das suas Unidades Orgânicas.
Pela 4.ª vez consecutiva, a FMUL esteve presente neste certame e nas decisões dos visitantes. Acreditamos que a nossa participação, e consequente informação prestada, tem influência na futura escolha dos alunos. É nossa obrigação marcar presença neste evento, mostrando todo o envolvimento institucional e colaborativo que a FMUL tem para oferecer.
Integrados, desde a 2.ª edição, no evento como meio de aproximação e de relação com os visitantes, os alunos da FMUL, em particular da AEFML, fazem parte do plano estratégico comunicacional que se alarga às experiências, através de modelos anatómicos, e ao contacto directo com os visitantes, tão fundamental para a comunicação e a visibilidade da instituição.
A FMUL, em conjunto com a sua Associação de Estudantes (AEFML), de modo a identificar os seus colaboradores e a melhor servir os potenciais interessados, "equipou-se" a rigor e de acordo com o espírito do evento.
No presente ano, a organização conseguiu reunir em torno do projecto/evento 71 colaboradores, dos quais 60 alunos (entre o 1.º e 5.º ano) e 11 funcionários. Foi dada formação específica aos alunos dos primeiros anos, no manuseamento dos diferentes modelos anatómicos, bem como elaborado um “manual” informativo, com o intuito de melhor esclarecer eventuais dúvidas e poder responder de forma clara a questões práticas.
Neste sentido, foi consensual que o evento reflectiu as indicações dadas. Foi também com surpresa e grande satisfação que recolhemos uma observação da parte do Vice-Reitor, Prof. Doutor João Barreiros, destacando a FMUL como a melhor organização e dinâmica apresentada no Stand ULisboa.
Com o apoio, participação e dedicação de todos conseguimos fazer deste evento um sucesso e um ponto de referência da nossa comunicação institucional, fortalecendo o compromisso de voltar no próximo ano!
Paulo Guariento (Vice Presidente da AEFML)
Decorreu este ano, entre os dias 26 e 29 de Março, mais uma edição da Feira Futurália. Nesta feira de educação, formação e empregabilidade foram representadas várias faculdades da Universidade de Lisboa, da Universidade Nova de Lisboa, entre outras. Entre as dezenas de faculdades/instituições presentes, a Faculdade de Medicina da Universidade de Lisboa (FMUL), em colaboração com a Associação de Estudantes da Faculdade de Medicina de Lisboa (AEFML), esteve presente.
Desta parceria, resultaram quatro dias em que discentes, docentes e outros funcionários da FMUL trabalharam incansavelmente para dar a conhecer a nossa Faculdade aos milhares de futuros estudantes jovens, pais, tios e avós que passaram por esta Feira. Falou-se de médias, de exames, de professores, de anos de curso, de saídas profissionais, de disciplinas. Auscultaram-se corações e pulmões em modelos anatómicos, fizeram-se fundoscopias e otoscopias, enfim, uma pequena antevisão daquilo que é o mundo do estudante de medicina na FMUL.
E por quê a FMUL? Porquê defender esta Academia perante todos? Ser estudante durante 6 anos neste local? Ser dirigente associativo da AEFML? Atleta da FMUL?
A FMUL é uma instituição centenária, bem como a AEFML, que comemora no dia 30 de Setembro deste ano os seus 100 anos. Para além disso, o Instituto de Medicina Molecular (IMM) celebra uma década de existência. É a soma de anos de experiências destas três instituições, conjuntamente com o HSM/CHLN, integrados no Centro Académico de Lisboa, que fazem da FMUL uma Academia de Medicina de renome, de qualidade e de referência. Numa sociedade cada vez mais exigente e informada, os estudantes e futuros médicos vêem-se numa posição em que não se podem deixar ficar pelo curso de Medicina e ser Médico, é preciso mais, saber mais, fazer mais e melhor. Não basta ser um médico entre milhares, é preciso SER uma pessoa, SER um Médico à altura das exigências e dos direitos e necessidades das pessoas.
E, neste papel de SER mais e FAZER mais, a AEFML surge como uma complementaridade à formação dos alunos da FMUL. Com ofertas culturais e recreativas, desportivas, pedagógicas, intercâmbios, cursos de línguas, workshops médicos e não médicos, rastreios e até novos espaços de estudos, garantimos que o estudante que passa pela FMUL possui a distinção procurada, o “algo mais” que não se explica, mas sente-se. A escolha pode não ser óbvia para aqueles que ainda não conhecem, mas para quem vive esta realidade apercebe-se que nunca foi sequer uma escolha.
“Quem só de Medicina sabe nem de Medicina sabe.”
Dr. Abel Salazar
Bruno Moura
Organização Futurália / GCI