Chegados à FMUL, os alunos do ensino secundário foram recebidos pela equipa organizadora empenhada em tornar-lhes este dia inesquecível. As boas-vindas foram dadas pelo Prof. Doutor Miguel Castanho, Sub-Director da FMUL, e pelo Prof. Doutor António Vaz Carneiro, Director do Instituto de Formação Avançada, os quais apresentaram a FMUL e o Curso de Mestrado Integrado em Medicina (CMIM), esclarecendo os alunos nas suas dúvidas.
O estágio clínico do 6.º ano mereceu lugar de destaque, dada a sua especificidade e importância no CMIM da FMUL.
Testemunho da aluna Sofia Barreira (6º ano):
O Dia do Candidato pretende mostrar a alunos do Ensino Secundário o que é estudar Medicina na FMUL, proporcionando-lhes um dia de contacto estreito com a nossa faculdade. Neste sentido foi-me proposto que, subordinado ao tema “Vivência na Clínica, Docência e Investigação”, falasse sobre os Estágios Clínicos do 6.º Ano. Na minha apresentação tentei demonstrar como o sexto ano tem uma estrutura e funcionamento muito diferentes dos restantes anos do Mestrado Integrado em Medicina, e que, apesar de ainda ser um momento longínquo para possíveis futuros estudantes da FMUL, tem particularidades que eu gostaria de ter sabido antes de entrar na faculdade, e que por isso considerei interessante partilhar.
Para além da organização geral do sexto ano, falei acerca das possibilidades de realizar os estágios em vários locais de Portugal ou noutros países, e ainda de outras componentes do último ano do curso que considero fundamentais, nomeadamente o Trabalho Final de Mestrado e o Acesso à Especialidade, bem como actividades extra-curriculares que têm para os finalistas uma dimensão especial, como a Noite da Medicina e a Benção das Fitas. (Apresentacão)
Uma vez que este dia foi dedicado a jovens que desejam entrar em Medicina, estiveram envolvidos nas actividades alunos da FMUL, que tal como estes jovens estudantes já tiveram o mesmo desejo e que o viram realizado.
Os alunos do secundário acompanhados pelos nossos alunos tiveram assim a oportunidade de visitar áreas de ensino-aprendizagem e investigação e de ouvir o interessante testemunho do aluno Afonso Ferreira, que durante o seu curso estive envolvido em actividades de investigação,
Testemunho do aluno Afonso Ferreira (6.º ano):
É em tempos difíceis que o desconforto com a estagnação deve impulsionar os mais corajosos e proactivos a descobrir o desconhecido, a desfiar os seus horizontes. Foi o que aconteceu no passado dia 3 de Abril de 2014, quando alunos do ensino secundário de todo o país se desafiaram a conhecer a Faculdade de Medicina da Universidade de Lisboa (FMUL). Como ficou patente nas palestras deste dia, a FMUL destaca-se pela sua qualidade de ensino e inovação na organização do programa curricular. Ao mesmo tempo, torna-se única como meio privilegiado de integrar os tratados de medicina que lemos com a oportunidade de nós mesmos contribuirmos para a inovação em medicina. A minha contribuição neste dia pautou-se por apresentar a relação indissociável entre o curso de medicina e a investigação.
Neste sentido, partilhei os meus passos no mundo da investigação no Instituto de Medicina Molecular, e partilhei de que forma estas experiências enriqueceram o aluno que sou hoje e o futuro médico em que me quero tornar. Foi “apenas” a curiosidade pelo desconhecido que me incitou a fazer investigação, o desafio constante à minha imaginação e conhecimento, mas é uma nova forma de interpretar e de raciocinar que me motiva a continuar... A investigação ensinou-me a pensar de forma objetiva, crítica e construtiva. Ensinou-me a ver a árvore na floresta e a compreender de que forma essa árvore contribui para a (des)harmonia da floresta. Na minha opinião, este é um dos pontos cruciais em que a nossa faculdade se destaca das restantes: a FMUL não cria unicamente “técnicos de medicina” com a capacidade de obedecer a protocolos; a FMUL forma médicos dotados de espírito crítico e que contribuem para o desenvolvimento da medicina mundial. Médicos que pela sua arte não se rendem ao conformismo, mas que pelo contrário esperam encontrar respostas a perguntas nunca antes realizadas. É este espírito empreendedor que distingue o médico muito bom do medico-investigador brilhante.(Apresentacão)
O aluno Fillipo Bongiovanni relatou a sua experiência no âmbito do programa ERASMUS. Também os alunos Carolina Geadas e Pedro Rocha Alves, que participaram no Programa de Estágio Clínico em África, deram o seu testemunho sobre o estágio clínico que realizaram em Moçambique e Cabo Verde, respectivamente, de forma entusiástica, suscitando o interesse de todos os presentes.
A Associação de Estudantes da FMUL não poderia deixar de estar presente neste dia e os seus representantes apresentaram as actividades desta associação de estudantes centenária.
A paragem para almoço foi um momento importante, pois para além de permitir um merecido descanso num dia intenso de actividades, permitiu sobretudo que os alunos do secundário convivessem entre si e com os nossos alunos da FMUL.
O Dia do Candidato correspondeu às expectativas? (n=107)
No final do dia o balanço foi positivo, os jovens estudantes mostraram-se satisfeitos com o Dia do Candidato, correspondendo às suas expectativas. Consulte a opinião dos alunos.
Equipa Dia do Candidato
estudarmedicina@fm.ul.pt
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