Reportagem / Perfil
Instituto de Bioquímica 2009-2014: 5 anos, 5 prémios
1) 2009: DOR Award (competition 2008), Fundação Grünenthal
Atribuído ao grupo do Prof. Miguel Castanho pelo estudo do neuropéptidos Quiotoirfina e seus derivados, em parceria com o grupo da Prof. Isaura Tavares (FMUP).
2) 2009: Programa Gulbenkian de Estímulo à Investigação
Prémio conferido pela Fundação Calouste Gulbenkian a Marco M. Domingues e Filomena A. Carvalho, doutorandos do Prof. Nuno Santos, pelo projeto “Atomic force microscopy-based molecular recognition of fibrinogen receptors in platelets and erythrocytes. Applications in health and disease”.
3) 2010: 2ª Posição em I2P-Ideas to products, I2P Europe
Atribuído a uma equipa liderada por Marta Ribeiro e Henri Franquelim, doutorandos do grupo do Prof. Miguel Castanho, pelo segundo lugar na final europeia da competição I2P-Ideas to Products (Aachen, Alemanha), pelo desenvolvimento de um processo de avaliação de translocação da barreira hematoencefálica.
4) 2010: Frontiers Life Sciences Research, Fundação Calouste Gulbenkian
Atribuído ao investigador Ivo C. Martins pelo projeto “The interplay between lipid droplets, RNA and the capsid protein during dengue virus assembly”.
5) 2012 e 2013: Fundação Astrazeneca Innovate Award
A Fundação Astrazeneca premiou, em duas edições consecutivas, dois alunos do curso de Mestrado Integrado em Medicina FMUL pelo trabalho de investigação feito no Instituto de Bioquímica. André Rocha venceu em 2012 com o projecto “A new strategy for therapeutic neovascularization: Low doses of Ionizing Radiation” e Inês Rego de Figueiredo ganhou em 2013 com o trabalho "Chronic Myeloid Leukemia Gene Therapy Targeting the BCR/ABL Fusion Gene. Peptide-mediated gene delivery: siRNA and editing tools” (ver artigo na News@FMUL 37, de Outubro 2013).
E ainda…
Três prémios “Professor do Ano" para o Prof. Miguel Castanho, eleição directa dos alunos do Mestrado Integrado em Medicina Os prémios predilectos do Director do Instituto de Bioquímica. “Dados por voto secreto, directo e universal dos alunos”, faz questão de frisar.