Eventos
AIMS MEETING - 5ª Edição | Março de 2014
O AIMS Meeting celebra este ano a sua 5.ª edição e a Comissão Organizadora não poderia estar mais orgulhosa. Com uma equipa renovada, os trabalhos iniciaram-se em junho do passado ano. Foram 9 meses de trabalho árduo, aprendizagem e companheirismo, que, no final, nos deixaram com o sentimento de missão cumprida.
Dia 0
Na quinta-feira, dia 6 de março, abrimos o check-in com cerca de 400 participantes inscritos, entre os quais cerca de 50 estrangeiros. Nessa tarde, decorreram os pré-cursos, 6 conjuntos de atividades planeadas com vista a uma melhor e mais diversificada formação académica, científica e pessoal. Repetimos a fórmula de sucesso com Saving Babies, que teve lugar no Hospital D. Estefânia, mas adicionámos outros ingredientes -Interventional Cardiology, Food for the Brain, Effective Communication, How to Build a Scientific Postere Positive Conflict Resolution são apenas alguns exemplos.
Dia 1
Sexta-feira marcou o arranque oficial do AIMS Meeting. No primeiro dia do congresso, tivemos a honra de contar a presença do Prof. Doutor João Lobo Antunes e do Prof. Doutor Miguel Castanho na sessão de abertura, uma sessão em que quisemos deixar clara a missão deste projeto, consolidada nesta edição – mais do que um espaço de aprendizagem e comunicação em ciência, AIMS Meeting as an Ambition to Inspire, to show what best is done in Medicine and to Shape a better future. Seguiu-se a keynote session de Maria Mota, que partilhou os passos do seu trilho de sucesso na ciência.
"War On Cancer" foi o módulo proposto para este primeiro dia e, na voz de quem tem marcado progressos inegáveis na investigação em oncobiologia, percorreram-se tópicos como a imunoterapia para o cancro (Maria Themeli, USA), vírus oncolíticos (John Bell, CA) e deteção precoce das células cancerosas (Tiago Rodrigues, UK). Ao início da tarde, decorreu a primeira I Choose Session, ex-líbris desta iniciativa, em que cada estudante participou num de vinte e quatro workshops à sua escolha. Esta sessão, muito aguardada pelos participantes, congrega uma panóplia de atividades que permitem o treino e aperfeiçoamento de competências práticas e que beneficiam da total disponibilidade de dezenas de médicos e professores da nossa casa, que partilham pro bono o seu tempo, conhecimento e experiência.
Já ao final da tarde, depois das sessões de apresentação de posters, e pela primeira vez na história do AIMS Meeting, organizámos a International Welcome Party no Estádio Universitário¸ que proporcionou um momento de convívio único. A forte adesão, não só dos nossos colegas como dos convidados, superou largamente as nossas expectativas e provou que espaços descontraídos e informais podem entrar no alinhamento de encontros científicos.
Dia 2
Vision(ary) Medicine assinalou o segundo dia de congresso, não sem antes ouvir Rowan Gillies, o presidente mais novo de sempre dos Médicos Sem Fronteiras, em mais uma keynote lecture. Durante essa manhã, discutiu-se a neovascularização coroideia (Rufino Silva, PT), propuseram-se diferentes pontos de vista no transplante da córnea (António Limão, PT) e desvendou-se o tema da optogenética (Michael Hausser, UK). Após o almoço, teve lugar a segunda ronda de workshops, em nova I Choose Session. Uma vez que é também nosso objetivo dar um palco aos estudantes que conciliam o curso com a investigação, reconhecendo e premiando o seu trabalho, seguiu-se uma sessão plenária e duas sessões orais paralelas (básica e clínica) para apresentação dos melhores projetos de investigação. É sempre um momento de tensão, mas é com muita satisfação que vemos os nossos colegas apresentarem trabalhos de grande qualidade desenvolvidos ao longo de meses.
Mas o dia não acabou aqui. Tempo houve para uma última sessão do Charity Program. Este programa pretende lançar a semente do voluntariado nos nossos participantes, convidando-os a conhecer e integrar, por uma noite, o trabalho de organizações como a AMI, o CASA, a CVP e a LBV.
Dia 3
Domingo começou com o keynote speaker Sebastian Jessberger, que abordou o futuro das células estaminais neuronais. Depois, o último módulo do congresso - Innovation in Medicine. Engenharia de válvulas cardíacas (Jonathan Butcher, USA), radiocirurgia (Maria Begoña Cattoni, PT) e aplicação de novos materiais em próteses (Arjan Buis, UK) foram temas que geraram grande interesse entre os participantes. Sendo este o último dia do congresso, dedicámos a tarde a atividades diferentes do habitual, como o Science Speed Dating, uma oportunidade fantástica para conversar de modo mais informal com alguns dos palestrantes, investigadores e médicos das mais diversas especialidades. Ao mesmo tempo, decorreram as competições científica e clínica, uma novidade nesta edição. Seguiu-se o programa cultural, ao fim da tarde, com visitas guiadas temáticas pelo centro histórico da cidade.
Na noite de domingo, decorreu ainda o jantar de encerramento do congresso. A par da participação especial do coro da AEFML, teve lugar a entrega dos prémios aos melhores trabalhos de investigação apresentados e às melhores duplas nas competições. Curiosamente, foram premiados apenas alunos da nossa faculdade, provando o seu mérito e capacidade de trabalho, aliados à dose necessária de motivação. Catarina Vale venceu o Gulbenkian Prize, no valor de 2000€, já Marta Bento e João Serôdio foram os vencedores dos Servier Prizes, no valor de 500€ cada, prémios que acreditamos serem contributos importantes para a prossecução dos seus trabalhos de investigação. Quanto às competições, Daryna Lavriv e Catarina Melita ficaram em primeiro lugar na competição científica e a dupla Catarina Jacinto Correia e Ricardo Rios Crespo venceu a competição clínica. Os nossos sinceros parabéns a todos!
Assim terminou a 5.ª edição do AIMS Meeting, nesta que é apenas uma resenha do que se passou; mais haveria por dizer sobre um projeto que, mais do que um evento, é um caminho de aprendizagem, sonhos e vontades que se confrontam com a realidade. Trabalhámos para construir um dos melhores congressos de estudantes de medicina em Portugal e, no final, reconhecido o que de bem e de menos bem fizemos, cremos tê-lo conseguido. Sabemos que tudo o que demos nos marcou a nós indelevelmente, mas também a todos quantos aceitaram o nosso convite e participaram na construção do AIMS Meeting. Não podemos, por isso, deixar de referir o reconhecimento e apoio do Parlamento Europeu, da Fundação Calouste Gulbenkian e da Faculdade de Medicina da Universidade de Lisboa.
De braços abertos, agradecemos a todos aqueles que tornaram possível o 5.º AIMS Meeting. Até breve!
SITE OFICIAL
A Comissão Organizadora do 5.º AIMS Meeting
Ana Rita Constante, Andreia Bilé Silva, Beatriz Costeira, Beatriz Madureira, Bernardo Vasconcelos Pimentel, Carolina Cardoso, Diana Silva, Diogo Maia e Silva, Gabriel Matos, Liliana Sousa Nanji, Maria Tavares de Pina, Mariana Constante, Mariana Ferreira Santos, Marta Ribeiro, Nelson Descalço, Sandra Duque Maurício, Sofia Costa e Silva