Investigação e Formação Avançada
Oportunidades de Investigação para Alunos - Dia da Investigação
Nos últimos anos a aproximação da Investigação Científica aos estudantes de Medicina tem-se feito notar num crescente interesse demonstrado pelos alunos e na abertura dos diversos Laboratórios, Institutos e Clínicas Universitárias da Faculdade de Medicina da Universidade de Lisboa (FMUL) aos mesmos.
A existência do Centro Académico de Medicina de Lisboa (CAML), que engloba a Faculdade, o Hospital de Santa Maria e o Instituto de Medicina Molecular (IMM) é fundamental para garantir que qualquer estudante tenha oportunidades infindáveis de saber, partilhar e fazer Ciência.
Por estes motivos, a Associação de Estudantes da Faculdade de Medicina de Lisboa (AEFML), em conjunto com o GAPIC, procuraram, na sessão Oportunidades de Investigação para Alunos do II Dia da Investigação, abordar duas vertentes principais: a Investigação no CAML e os Percursos modelo na Investigação.
Na primeira parte da palestra, o principal objetivo consistiu em revelar aos alunos as possibilidades de se envolverem na componente científica do seu percurso académico, contando com a presença da aluna Maria Guilhermina, Presidente da AEFML, Mestre Sónia Barroso, em representação do GAPIC e as alunas Ana Rita Constante e Carolina Cardoso, membros da Comissão Organizadora do V AIMS Meeting.
Desta forma, foi feita a abordagem do papel da AEFML como promotora do espírito crítico entre os alunos e a importância da sua relação com a Ciência, a exposição do Projeto Educação pela Ciência e apoio à Investigação Cientifica no CAML pelo GAPIC, e a divulgação do V AIMS Meeting, um congresso organizado por estudantes, para estudantes, como espaço de apresentação de trabalhos realizados pelos alunos e local de partilha de conhecimento científico.
Na segunda parte da sessão, abordaram-se 3 percursos modelo, contando com a participação de personalidades altamente empenhadas e experientes na sua área: o percurso do aluno envolvido em investigação, o percurso do médico clínico com envolvimento científico e o percurso do médico plenamente dedicado à Ciência.
Com o objetivo de revelar as escolhas pessoais, interesses e oportunidades essenciais ao atingimento de cada percurso modelo foram convidadas: a aluna Inês Figueiredo, com um empenho na Ciência de vários anos, tendo sido premiada diversas vezes pelo mesmo, a Dr.ª Inês Vaz Luís, oncologista clínica a realizar um programa de doutoramento em Harvard, contando já com anos de experiência em Investigação, e a Prof.ª Doutora Maria Carmo Fonseca, Diretora Executiva do IMM e médica investigadora com uma atividade científica incontestável e exemplar.
O discurso adotado pelas personalidades convidadas na segunda parte da sessão contou com a partilha de diversas experiências e demonstração de possíveis percursos, com o objetivo de aproximar os alunos às variadas opções de envolvimento da Investigação Científica no seu presente e futuro.
Deste modo, na sessão Oportunidades de Investigação para Alunos, procurou-se responder às questões dos alunos relativas à possibilidade de contribuírem para a produção científica do CAML, à capacidade de reconhecimento posterior pelo trabalho desenvolvido e à demonstração das opções ilimitadas de contar com a Ciência no seu percurso académico e profissional.
Filipe Cortes Figueiredo
Departamento Formação e Ciência da AEFML
A existência do Centro Académico de Medicina de Lisboa (CAML), que engloba a Faculdade, o Hospital de Santa Maria e o Instituto de Medicina Molecular (IMM) é fundamental para garantir que qualquer estudante tenha oportunidades infindáveis de saber, partilhar e fazer Ciência.
Por estes motivos, a Associação de Estudantes da Faculdade de Medicina de Lisboa (AEFML), em conjunto com o GAPIC, procuraram, na sessão Oportunidades de Investigação para Alunos do II Dia da Investigação, abordar duas vertentes principais: a Investigação no CAML e os Percursos modelo na Investigação.
Na primeira parte da palestra, o principal objetivo consistiu em revelar aos alunos as possibilidades de se envolverem na componente científica do seu percurso académico, contando com a presença da aluna Maria Guilhermina, Presidente da AEFML, Mestre Sónia Barroso, em representação do GAPIC e as alunas Ana Rita Constante e Carolina Cardoso, membros da Comissão Organizadora do V AIMS Meeting.
Desta forma, foi feita a abordagem do papel da AEFML como promotora do espírito crítico entre os alunos e a importância da sua relação com a Ciência, a exposição do Projeto Educação pela Ciência e apoio à Investigação Cientifica no CAML pelo GAPIC, e a divulgação do V AIMS Meeting, um congresso organizado por estudantes, para estudantes, como espaço de apresentação de trabalhos realizados pelos alunos e local de partilha de conhecimento científico.
Na segunda parte da sessão, abordaram-se 3 percursos modelo, contando com a participação de personalidades altamente empenhadas e experientes na sua área: o percurso do aluno envolvido em investigação, o percurso do médico clínico com envolvimento científico e o percurso do médico plenamente dedicado à Ciência.
Com o objetivo de revelar as escolhas pessoais, interesses e oportunidades essenciais ao atingimento de cada percurso modelo foram convidadas: a aluna Inês Figueiredo, com um empenho na Ciência de vários anos, tendo sido premiada diversas vezes pelo mesmo, a Dr.ª Inês Vaz Luís, oncologista clínica a realizar um programa de doutoramento em Harvard, contando já com anos de experiência em Investigação, e a Prof.ª Doutora Maria Carmo Fonseca, Diretora Executiva do IMM e médica investigadora com uma atividade científica incontestável e exemplar.
O discurso adotado pelas personalidades convidadas na segunda parte da sessão contou com a partilha de diversas experiências e demonstração de possíveis percursos, com o objetivo de aproximar os alunos às variadas opções de envolvimento da Investigação Científica no seu presente e futuro.
Deste modo, na sessão Oportunidades de Investigação para Alunos, procurou-se responder às questões dos alunos relativas à possibilidade de contribuírem para a produção científica do CAML, à capacidade de reconhecimento posterior pelo trabalho desenvolvido e à demonstração das opções ilimitadas de contar com a Ciência no seu percurso académico e profissional.
Filipe Cortes Figueiredo
Departamento Formação e Ciência da AEFML
