Investigação e Formação Avançada
Vencedores dos Prémios Pfizer de Investigação 2013

A cerimónia de entrega da 57.ª edição dos Prémios Pfizer em Investigação Básica e Clínica realizou-se no passado dia 12 de Dezembro, na Aula Magna da Faculdade de Medicina da Universidade de Lisboa.
Os premiados da edição 2013 dos Prémios Pfizer de Investigação receberam o galardão pelas mãos do Secretário de Estado Adjunto do Ministro da Saúde, Prof. Leal da Costa, e da Secretária de Estado da Ciência, Prof.ª Leonor Parreira.
A edição deste ano premiou três projectos de investigação (dois de investigação básica e um de investigação clínica) de quatro jovens investigadores portugueses, seleccionados pelo júri entre os 65 trabalhos concorrentes a estes prémios.
Os três projectos premiados prosseguem avanços científicos na optimização das terapêuticas biológicas em doenças inflamatórias crónicas e incapacitantes, como é o caso da Artrite Reumatóide, no tratamento da Sepsis e no combate à fibrose quística.
O projecto vencedor na área de investigação básica - "As antraciclinas iniciam uma resposta protetora na Sépsis grave por ativação de respostas reparadoras do DNA" - foi atribuído a Nuno Figueiredo e Luís F. Moita, investigadores do Instituto de Medicina Molecular da Faculdade de Medicina da Universidade de Lisboa.
Trata-se de um trabalho que representa uma esperança para o tratamento da sépsis, esperando-se que tenha um grande impacto social e que, face às descobertas realizadas num modelo de experimentação animal, seja possível contribuir para o tratamento eficaz da maior causa de morte em unidades de cuidados intensivos e a terceira causa de mortalidade hospitalar.
Fonte: Sociedade de Ciências Médicas de Lisboa
