Notícias FMUL
Conferência Internacional de Prevenção e Controlo de Tabagismo reúne peritos na FMUL
Nos dias 14 e 15 de novembro, 200 participantes de vários países europeus, do Canadá, Estados Unidos e Brasil, estiveram reunidos na Faculdade de Medicina da Universidade de Lisboa, para debater a prevenção e controlo do tabagismo, na Conferência Internacional de Prevenção e Controlo de Tabagismo (ICTPC´13), uma iniciativa organizada pela Faculdade de Medicina da Universidade de Lisboa e a Universidade do Minho.
A cerimónia de abertura contou com a presença do Senhor Secretário de Estado Adjunto do Ministro da Saúde, Dr. Fernando Leal da Costa, a quem foi entregue o Prémio “Não Fumador do ano” pela mão do Prof. Fernando de Pádua, membro da Comissão Científica da Conferência. A atribuição do Prémio pretendia destacar uma personalidade pelo trabalho desenvolvido na área da Prevenção e Controlo do Tabagismo.
O Programa da ICTPC´13 integrou um conjunto de intervenções, de peritos nacionais e internacionais, centradas na partilha de evidência científica e das mais recentes práticas em curso. Dos mais de 50 resumos submetidos, foram apresentadas 44 comunicações livres (posters e comunicações orais) em torno de dois temas centrais “A exposição ao fumo do tabaco: da pesquisa às estratégias de prevenção e controlo” e “O consumo e dependência do tabaco: prevenção e tratamento”.
A ICTPC´13 contou também com a participação da representante da Organização Mundial da Saúde (OMS), Dra. Luminita Sanda, que durante a sua intervenção apresentou uma visão global sobre o que está em curso e o que tem sido desenvolvido na temática da conferência. Como reforçou no seu discurso, “o tabaco é uma das maiores ameaças à saúde pública, responsável por cerca de 6 milhões de mortes por ano, e o principal instrumento para deter esta epidemia é a Convenção da OMS para o controlo do tabaco, que já conta com 177 países associados.”
Segundo a Presidente da Comissão Organizadora da ICTPC´13, Profª Fátima Reis, do Instituto de Medicina Preventiva da Faculdade de Medicina da Universidade de Lisboa, “a prevenção e controlo de tabagismo é uma temática que carece de uma intervenção conjunta e permanente como única forma de construção de um mundo livre de fumo”.
A ICTPC´13, inserida num conjunto de iniciativas programadas no âmbito da prevenção e controlo do tabagismo, conseguiu promover o debate e partilha de conhecimento, envolvendo diversos intervenientes com um papel crucial na prevenção e controlo do tabaco: governantes, políticos, membros de organizações não-governamentais, investigadores, profissionais de saúde, docentes e estudantes.
Unidade de Saúde Ambiental, Instituto de Medicina Preventiva (UniSA, IMP)
ictpc13@fm.ul.pt