Reportagem / Perfil
Instituto de Medicina Molecular | Celebrando Dez Anos de Investigação Científica

Sabíamos que tínhamos de atingir uma massa crítica de cientistas, antes de conseguir traduzir a nossa ciência em mais-valia junto dos doentes. Por isso, sempre foi nossa preocupação atrair mentes brilhantes e fixar talentos. Hoje, o Instituto emprega 660 pessoas, das quais 480 investigadores – incluindo estrangeiros de 30 nacionalidades e quatro continentes, que viram o IMM como uma etapa importante da sua carreira profissional.
O caminho percorrido nesta primeira década deu frutos – somos, indiscutivelmente, um dos principais centros de investigação do país, reconhecido internacionalmente e com um portfolio de descobertas científicas de que nos orgulhamos. Por exemplo, no IMM descobrimos mutações genéticas causadoras de leucemia e genes associados ao risco de acidente vascular cerebral na população portuguesa; desenvolvemos uma nova estratégia para inibir a replicação do vírus da dengue e descobrimos um novo tratamento para a sepsis; demonstramos pela primeira vez a existência de uma ligação molecular entre a infecção por malária e as vias de absorção do colesterol; desenvolvemos uma estratégia inovadora para uma vacina contra a malária e identificamos novas vias de combate ao cancro pelo sistema imunológico.
A internacionalização, a interface com empresas e indústrias e o confronto entre várias áreas do saber são as nossas apostas para a próxima década. Queremos que as nossas unidades de investigação se tornem ainda mais maleáveis, mais ousadas e mais úteis aos portugueses.
Mas não é possível planear a próxima década sem a sociedade, que somos todos. Por isso, neste ano de aniversário, convidamos cidadãos, escolas e hospitais, sociedades médicas e associações de doentes, governantes e empresários a conhecerem-nos mais de perto e a fazerem parte da nossa ciência para os anos que aí vêm. Porque o que fazemos é assunto de todos.
Maria do Carmo-Fonseca
Directora do IMM e Professora da Universidade de Lisboa



