Notícias FMUL
Evento European Joint Congress of Clinical Anatomy | Presidido pelo Prof. A. Gonçalves Ferreira
Realizou-se, nos passados dias 26 a 29 de Junho de 2013, nas instalações do Edifício Egas Moniz da Faculdade de Medicina da Universidade de Lisboa (FMUL), o European Joint Congress of Clinical Anatomy. O evento esteve a cargo de um International Scientific and Organizing Committee presidido pelo Professor António Gonçalves Ferreira, diretor do Instituto de Anatomia da FMUL.
Este Congresso foi uma organização conjunta da European Association of Clinical Anatomy(EACA – XII EACA Congress), da British Association of Clinical Anatomists (BACA) e da Sociedade Anatómica Portuguesa (SAP/AAP) e teve ainda a participação oficial da Sociedade Anatómica Espanhola (SAE) e da Sociedade Brasileira de Anatomia (SBA). Como o nome indica, trata-se de uma reunião científica dedicada aos progressos da Anatomia, aplicada aos múltiplos campos da Medicina Clínica, nomeadamente às especialidades cirúrgicas e à imagiologia; o último dia foi dedicado ao Ensino da Anatomia e constituiu o primeiro International Symposium on Teaching Applyed and Clinical Anatomy. O European Joint Congress of Clinical Anatomy é o mais importante evento científico internacional neste domínio, decorre em anos alternados em Faculdades de Medicina Europeias de prestígio e congrega algumas das principais autoridades de todo o mundo nesta matéria, da Europa, América e Ásia. Este ano o Congresso realizou-se pela primeira vez em Portugal e contou com a presença de cerca de três centenas de congressistas vindos de muitos países de todos os continentes. Incluiu 21 Plenary Lectures (3 portuguesas), 103 comunicações orais e 152 posters; no último dia, dedicado ao ensino, decorreram, além das comunicações livres, três workshops sobre o tema: “Quality Assessment in Clinical Anatomy”, "Teaching Image Anatomy” e “Post-graduate Teaching of Anatomy”. Os resumos das apresentações serão publicadas nas revistas Clinical Anatomy (norte-americana) e Surgical and Radiologic Anatomy (europeia). Durante a Assembléia Geral, o Prof. A. Gonçalves Ferreira foi eleito novo presidente europeu para o biénio 2013-15, sendo vice-presidente Fabrice Dupark, de Rouen, onde se realizará o próximo congresso em 2015.
A Cerimónia de Abertura do Congresso teve lugar no Grande Auditório do Edifício Egas Moniz. Foi presidida pelo Reitor da UL e culminou com uma atuação da Tuna Médica de Lisboa. Durante o congresso e em conjugação com este tiveram lugar duas manifestações artísticas principais: ao longo dos dias do congresso esteve exposta no átrio do Edifício Egas Moniz uma mostra fotográfica e de pintura do fotógrafo Paulo Castanheira com artistas da AFID (Associação de Familiares de Indivíduos Deficientes); e no dia 28 de Junho, no edifício da Reitoria da UL, foi inaugurada a exposição “Laboratório de Anatomia – Ver e Pensar o Corpo”, em colaboração com a Faculdade de Belas Artes da UL (FBAUL), organizada pelo Dr. Valente Alves, diretor do Museu da FMUL e pelo Prof. Hugo Ferrão, responsável da Unidade de Ciberart da FBAUL; Esta exposição continuará aberta ao público até setembro deste ano.
O Congresso e o Simpósio foram um sucesso, com elevado nível científico e frutuoso convívio entre os participantes; muitos destes tiveram ocasião de visitar, em pequenos grupos, as remodeladas instalações do Instituto de Anatomia e congratular-se com as novas condições de que dispomos para receber e preparar corpos humanos doados para ensino e investigação.