Passar para o conteúdo principal
Menu

Logo news@fmul

logos ULisboa FMUL CAML

  • PT
  • EN

Menu Lateral Icons

Menu Lateral

  • Eventos
  • Newsletter
  • Notícias
  • Espaço Ciência

Voltar ao topo

News nº
36
Setembro 2013
(Visite a edição completa)
Reportagem / Perfil
Entrevista a Maria Guilhermina Pereira, Presidente da AEFML

aefmlNo início do ano lectivo 2013/2014, a Newsletter institucional dá a conhecer Maria Guilhermina Pereira, a nova Presidente da Associação de Estudantes da Faculdade de Medicina da Universidade de Lisboa (AEFMUL).


1. Quais os principais desafios, projectos e actividades da AEFMUL para 2013/2014? 


A AEFMUL tem um desafio muito grande, que é o de ser a voz de 2400 alunos. Somos 29 e contamos com a colaboração de todos.

Iremos defender os direitos dos estudantes de Medicina enquanto alunos da FMUL e enquanto futuros médicos. Vamos criticar de forma construtiva as várias metodologias de ensino e de avaliação, vamos promover um rácio tutor:aluno cada vez maior, vamos defender melhores condições no acesso à especialidade e muito mais…

Este ano, o nosso maior objectivo é criar mais espaços de estudo. Será construída uma sala, reservada aos estudantes da FMUL, de modo a melhorar o rácio aluno:mesa de estudo.
Daremos, também, continuidade às grandes actividades como o Hospital dos Pequeninos ou as Olimpíadas da Medicina, conhecidas por todos. Mas vamos também inovar! Estamos a desenvolver o projecto “Saúde e Companhia”, que consiste em levar os cuidados de Saúde Primários mais perto da população e dar um pouco de nós a pessoas com dificuldades, sobretudo de mobilidade.

Outro grande projecto, trata-se do “Ponto de Encontro”, em que os idosos oferecem um espaço da sua casa a um estudante, em troca de companhia durante o ano lectivo.
Para além destas, temos ainda planeadas muitas outras actividades, que poderão ser acompanhadas através do nosso site http://www.aefml.pt.

2. Quais serão, previsivelmente, os maiores obstáculos a transpor?

Temos um ano muito atarefado pela frente. Propusemo-nos a crescer muito e tudo faremos nesse sentido. O maior obstáculo será o de coordenar e organizar todas as actividades, juntamente com o ser Estudante de Medicina. No entanto, iremos usá-lo como estímulo para trabalhar e para, com determinação, fazer mais pelos nossos colegas.

3. Como caracteriza o envolvimento e participação dos alunos da FMUL nas iniciativas e actividades da AEFML?

Os alunos da FMUL aproveitam as várias oportunidades formativas que a Associação proporciona, desde os estágios em férias, CEMEFs, intercâmbios científicos e clínicos, Workshop de Suturas, entre muitos outros. Mas não se ficam apenas pela Medicina! Gostam de participar em rastreios, envolvem-se em projectos de voluntariado, interessam-se pela organização das respectivas actividades, inscrevem-se em cursos não médicos, como cursos de línguas, massagens, danças de salão, e, principalmente, aderem às actividades culturais e recreativas em grande número, o que, a meu ver, é um dos factores que leva a que tenhamos uma união entre colegas de curso muito mais forte do que em muitas outras faculdades do país.

4. Como caracteriza a relação da AEFML com a FMUL e com o Centro Académico de Medicina de Lisboa (CAML)? 

Existe uma relação de proximidade cada vez maior entre a AEFML e a FMUL. Este facto é de extrema importância, uma vez que ambas partilham um objectivo comum: o de apoiar e defender os estudantes desta Faculdade. Não faz sentido existir uma separação, estando a ser desenvolvido um trabalho conjunto, de modo a podermos agir em sinergia. Exemplo disso é o aumento do número de actividades que se têm realizado em conjunto.

Já o Instituto de Medicina Molecular assume-se também como um interveniente fundamental no CAML, pelo que uma relação de cooperação entre o IMM e a AEFML é profícua para ambas as partes. Com este propósito, promovemos quer os Estágios de Iniciação à Investigação Científica, quer o Dia da Investigação (anterior Seminário de Oportunidade em Investigação Científica), e divulgamos o seu trabalho junto de estudantes estrangeiros oriundos de todo o mundo, através dos Estágios de Intercâmbio Científico. Contudo, ainda há espaço para melhorar, nomeadamente através da divulgação de mais projectos e do incentivo dos colegas para a investigação, por exemplo, no âmbito do projecto LabMeetings.

Quanto ao Hospital de Santa Maria, penso que tem vindo a ser estabelecido um espírito de abertura para com os estudantes, na procura de dar resposta às suas necessidades. A AEFML dispõe-se a trabalhar activamente quer com o Centro Hospitalar Lisboa Norte, quer com as entidades a si associadas, através da promoção e dinamização de rastreios e através do apelo ao voluntariado por parte dos nossos colegas.

Em suma, o CAML proporciona um universo de oportunidades a nível formativo e uma grande diversidade de material de aprendizagem, representando um papel indispensável para o nosso crescimento enquanto futuros profissionais de saúde.

5. A Universidade de Lisboa é agora uma das maiores da Europa, com a fusão da UL com a UTL. Como vê esta fusão, quais as vantagens desta estrutura em termos de mais valias para os alunos? 

Os alunos da FMUL ganham com as oportunidades de investigação, podem receber acompanhamento por parte de equipas multidisciplinares, podendo também integrar as mesmas e  têm, ainda, facilidades a nível de mobilidade interna e externa. E, adicionalmente, possibilita-se também, aos estudantes, formação em novas áreas, nomeadamente, pós-graduações, que abranjam os vários saberes.

A Universidade de Lisboa renasceu! Muito tem a ganhar. Juntamente com as unidades orgânicas da antiga Universidade Técnica de Lisboa, temos o potencial de chegar mais longe, de estar entre as melhores universidades da Europa. Todos ganhamos, o país cresce e a nossa Universidade voa “de Lisboa para o Mundo”.

6. O que é que os alunos poderão esperar de diferente desta nova direcção da AEFML? 

Desta nova Direcção, poderão esperar abertura! Sempre! Se precisarem de algo, estamos ali ao lado, prontos a ajudar, disponíveis para ouvir uma crítica, uma sugestão, ideias diferentes. Quer dos alunos, quer dos funcionários da Faculdade, docentes e não docentes. Queremos crescer com todos, por todos. Seremos um elo de união e um reflexo daquilo que quiserem que nós sejamos. Por isso, contamos convosco.

Equipa Editorial
news@fm.ul.pt
Share

news@fmul

Subscreva já!
Lista de contactos

Footer menu

  • Termos de Utilização
  • Proteção de Dados
  • Ficha Técnica
  • Mapa do Site

Faculdade de Medicina da Universidade de Lisboa (C) 2023

Este site utiliza cookies para melhorar a experiência de navegação.

Ao carregar em Aceitar estará a consentir a utilização de cookies.

  • Estudar
    • Mestrado Integrado em Medicina (MIM)
    • Licenciatura em Ciências da Nutrição (LCN)
      • Licenciatura em Ciências da Nutrição (1º Ciclo)
    • Mestrados, Doutoramentos e Cursos não conferentes de grau
    • Formação Contínua
    • Masterclass Online Courses
      • Operating Theatres Leadership and Perioperative Practice Management
      • Emergências Cardiovasculares
      • Emergências Cerebrovasculares
    • Parcerias
      • Parcerias Institucionais
      • Instituições Afiliadas
      • Protocolos de Colaboração Nacionais
      • Protocolos de Colaboração Internacionais
      • Parcerias no Ensino
      • Instituições Parceiras no âmbito do Programa Erasmus+
    • Avaliação e Acreditação
    • Mobilidade
      • Erasmus +
        • Outgoing
      • Outras Mobilidades
    • Biblioteca
  • Investigar
    • Investigação na FMUL
    • Produção Científica
    • Comissão de Ética do CAML
    • Apoios para a Investigação
    • Inovação e Empreendedorismo
      • Laboratório de Inovação
      • SynerGIEs
      • Workshops Tools for Innovation
  • Viver
    • A Cidade
    • Acessos
    • Alojamento
    • Custo de vida
    • Apoio Social
    • Desporto e bem-estar
  • Internacional
    • Mobilidade
      • Erasmus +
        • Incoming
        • Outgoing
      • Outras Mobilidades
    • Reconhecimento de Qualificações Estrangeiras
    • Convénios e Protolocos ULisboa
    • Visitas e Iniciativas Internacionais
  • A FMUL
    • Mensagem do Diretor
    • Enquadramento Estratégico
    • Marcos Históricos
      • História
        • Porquê reformar o ensino clínico?
      • Breve História da Reforma do Ensino Clínico de 2021 na FMUL
    • Organização
      • Organograma
      • Órgãos de Governo
        • Diretor
          • Despachos do Diretor
        • Conselho de Escola
        • Conselho Científico
        • Conselho Pedagógico
        • Conselho de Gestão
      • Unidades Estruturais
        • Áreas Disciplinares Autónomas
          • Área Disciplinar Autónoma de Imuno-Oncologia
        • Unidades de Investigação Autónomas
        • Clínicas Universitárias
        • Institutos
        • Laboratórios
        • Departamento de Educação Médica
        • Departamentos
      • Serviços Técnicos e Administrativos
        • Gabinete de Apoio à Investigação Científica, Tecnológica e Inovação
          • Prémio GAPIC David-Ferreira
          • Dia da Investigação
          • Programa “Educação pela Ciência”
          • Bolsa Fundação Astrazeneca/ FMUL
          • Cursos GAPIC
          • GAPIC Alumni
          • Observar a actividade científica
        • Diretor Executivo
        • Direção de Serviços de Gestão Administrativa
        • Gabinete de Inovação e Empreendedorismo
          • SynerGIEs
          • Workshops Tools for Innovation
        • Gabinete de Planeamento Estratégico e Qualidade
        • Instituto de Formação Avançada
        • Área Académica
          • Matrículas e Inscrições 2022/2023 – 1º Ano, 1ª Vez
        • Área de Gestão Financeira e Patrimonial
        • Área de Instalações, Equipamentos, Aprovisionamento e de Tecnologias de Informação
        • Área de Recursos Humanos e Vencimentos
          • SIADAP 3 - Avaliação Desempenho Trabalhadores Não Docentes
          • Procedimentos Concursais
          • Legislação e Bibliografia
          • Formação Profissional
          • Programa de Apoio Financeiro à Formação Académica
        • Área dos Polos Administrativos
        • Gabinete de Apoio ao Estudante
          • Embaixador Mentoring
          • Espaço S
            • Moving in
            • Onde posso obter ajuda?
          • simplesMENTE
          • Mentoring 2.0
          • Projeto Mentoring
          • Solvin’ It
          • Workshops de Iniciação Pedagógica – WIP
          • Mapping your way
          • Take On
          • Transforma Portugal
          • iNerd
        • Gabinete de Comunicação
        • Unidade de Segurança, Saúde e Sustentabilidade
      • Museu Egas Moniz
    • Sistema Integrado de Garantia da Qualidade
    • FMUL em números
    • Documentos Oficiais
    • Espaços Pedagógicos
    • Parcerias
      • Parcerias Institucionais
      • Instituições Afiliadas
      • Protocolos de Colaboração Nacional
      • Protocolos de Colaboração Internacionais
      • Parcerias no Ensino
      • Instituições Parceiras no âmbito do Programa Erasmus+
    • AAAFML
    • Fmul na Comunidade
      • Conselho de Cidadãos
      • Conselho Consultivo
      • Responsabilidade Social
      • Doação de Corpo à Ciência
    • Identidade Visual
    • Área Interna
      • Formulários e Documentos
    • Centro de Simulação - CTMA
    • Inclusão e Não Discriminação na FMUL
  • Acesso Rápido
    • Mestrado Integrado em Medicina (MIM)
    • Acesso para Licenciados
    • Gabinete de Apoio ao Estudante
    • Qualificações Estrangeiras
    • Licenciatura em Ciências da Nutrição (LCN)
    • Institutos
    • Clínicas Universitárias
    • Erasmus +
    • Outras mobilidades
    • Laboratórios
    • Unidades de Investigação Autónoma
    • Formação contínua
    • Identidade Visual
    • Projetos Cofinanciados pela UE
    • Documentos Oficiais
    • Área Interna
    • FMUL digital
    • Procedimentos Concursais
    • Newsletter
    • Avaliação do Desempenho dos Docentes de Carreira por Ponderação Curricular | 2019-2021
    • Biblioteca
    • Serões de Literatura
  • Estudantes
    • Secretaria Virtual
      • Matrículas e Inscrições 2023/2024 – Outros Anos
      • Calendário de escolaridade e procedimentos de exames
      • Horários e Salas de Aula
      • Estatutos e Regimes
      • Propinas e emolumentos
      • Atribuição de Cacifos
      • Seguro escolar e ação social
      • Minutas e requerimentos
      • Creditações
      • Prescrição
      • Unidades Curriculares Optativas | Medicina
      • 6º ano | Estágio Clínico Profissionalizante
      • Trabalho final do Mestrado Integrado em Medicina
      • Regulamentos
      • Código de Honra
    • Aplicações
      • myFenix | vídeo
      • FenixEdu
      • Moodle (eLearning)
      • Webmail
    • Formação Contínua
    • Formação Avançada
      • Provas Académicas
    • Gabinete de Apoio ao Estudante
      • Pausa para a Saúde Mental
    • Provedor do Estudante
    • Mobilidade
    • Apoios para a Investigação
    • Biblioteca
    • AEFML
    • Estudantes com Necessidades Educativas Especiais