Passar para o conteúdo principal
Menu

Logo news@fmul

logos ULisboa FMUL CAML

  • PT
  • EN

Menu Lateral Icons

Menu Lateral

  • Eventos
  • Newsletter
  • Notícias
  • Espaço Ciência

Voltar ao topo

News nº
31
Janeiro 2013
(Visite a edição completa)
Investigação e Formação Avançada
Inês Figueiredo recebe o 1º Prémio do 15º Workshop "Educação pela Ciência"


O gosto e interesse pela Ciência e Investigação foram fatores determinantes que me conduziram ao curso de Medicina. Nos primeiros anos tive oportunidade de contactar de uma forma mais próxima e direta com o ambiente laboratorial, que me despertou para as oportunidades a que tinha acesso como estudante, em participar em projetos de investigação. Através de diversos meios de divulgação, quer através da associação de estudantes, quer por encontros organizados por/para estudantes (na altura denominado EnjoyMed, atualmente AIMS Meeting), tomei conhecimento da existência do programa GAPIC. Rapidamente agarrei a oportunidade e candidatei-me a um projeto que se enquadrasse nas áreas científicas que me suscitavam maior interesse.

Atualmente, é aconselhável que todos os clínicos realizem ou partilhem algum tipo de experiência ao nível da investigação, seja esta de caráter clínico/aplicado, mais usual, ou investigação fundamental. Esta última, é aquela que para mim representa um maior potencial e desafio por se debruçar sobre os pilares dos problemas científicos que chegam no final à “cabeceira do doente”. O GAPIC, como instituição ímpar no seio do Centro Académico Médico de Lisboa (CAML), assumiu o papel de estabelecer a ponte entre a formação médica e a pesquisa científica, proporcionando a participação nos dois campos a qualquer estudante de Medicina desde o início do seu percurso académico.

Há dois anos, mostrei o meu interesse em incorporar um projeto de investigação nos Institutos de Neurociências e Bioquímica, lugares onde fui muito bem recebida e onde aprendi muito. Esta minha participação, permitiu-me ter um contacto em primeira mão com o ambiente multidisciplinar de um laboratório de investigação, até à convivência com o espírito de descoberta científica nas unidades, mais diretamente com os tutores que nos acolhem. Existe uma aprendizagem de técnicas e protocolos laboratoriais enriquecedora, bem como a produção de meios de divulgação do trabalho efetuado, produção de relatórios, candidaturas a bolsas/projetos e ainda a participação em seminários e Workshops. Esta experiência culminou na atribuição do projeto desenvolvido no Instituto de Bioquímica e Biologia Celular o 1º prémio no 15º Workshop “Educação pela Ciência”/Dia da Investigação do GAPIC em dezembro de 2012. Creio que, por estas razões, fazer um trabalho de investigação ainda durante o curso pré-graduado é uma mais-valia para o desenvolvimento académico de qualquer estudante de Medicina.

No entanto, é certo que das coisas mais difíceis de se conseguir tendo um projeto GAPIC, é conciliar o tempo entre o curso de Medicina e a percentagem de tempo dedicada ao trabalho laboratorial. Por isso, foi com muito orgulho que vi ser reconhecido esse esforço e todo o trabalho árduo durante o 15º Workshop GAPIC. É sempre um momento especial quando expomos o nosso trabalho a Investigadores Fundamentais e Clínicos das mais variadas áreas que, por entre as diversas perguntas e comentários, somos capazes de reconhecer o potencial que o projeto alcançou. Além da oportunidade de expor, é também uma oportunidade de aprender e adquirir novas ideias, uma vez que da discussão e troca de opiniões com colegas surgem novas perspetivas para trabalhos futuros.

A minha passagem pelo programa GAPIC foi uma experiência inesquecível que contribuiu para enriquecer o meu percurso profissional e individual; fez crescer a semente que tinha pela investigação e acredito que contribuirá para que me abra portas para a minha carreira futura.

Gostaria de deixar uma nota de agradecimento especial a todos aqueles que me têm acompanhado neste percurso e, em particular, ao Prof. Doutor Miguel Castanho e ao Mestre João Miguel Freire.

 
Inês Figueiredo
ifigueiredo@campus.ul.pt
Share

news@fmul

Subscreva já!
Lista de contactos

Footer menu

  • Termos de Utilização
  • Proteção de Dados
  • Ficha Técnica
  • Mapa do Site

Faculdade de Medicina da Universidade de Lisboa (C) 2022

Este site utiliza cookies para melhorar a experiência de navegação.

Ao carregar em Aceitar estará a consentir a utilização de cookies.

  • Estudar
    • Mestrado Integrado em Medicina (MIM)
    • Licenciatura em Ciências da Nutrição (LCN)
      • Licenciatura em Ciências da Nutrição (1º Ciclo)
    • Mestrados, Doutoramentos e Especialização
    • Formação Contínua
    • Masterclass Online Courses
      • Operating Theatres Leadership and Perioperative Practice Management
      • Emergências Cardiovasculares
    • Parcerias
      • Parcerias Institucionais
      • Instituições Afiliadas
      • Protocolos de Colaboração Nacionais
      • Protocolos de Colaboração Internacionais
      • Parcerias no Ensino
      • Instituições Parceiras no âmbito do Programa Erasmus+
    • Acreditação
    • Mobilidade
      • Erasmus +
        • Outgoing
      • Outras Mobilidades
    • Biblioteca
  • Investigar
    • Investigação na FMUL
    • Produção Científica
    • Comissão de Ética do CAML
    • Apoios para a Investigação
    • Inovação e Empreendedorismo
      • Laboratório de Inovação
      • SynerGIEs
      • Workshops Tools for Innovation
  • Viver
    • A Cidade
    • Acessos
    • Alojamento
    • Custo de vida
    • Apoio Social
    • Desporto e bem-estar
  • Internacional
    • Mobilidade
      • Erasmus +
        • Incoming
        • Outgoing
      • Outras Mobilidades
    • Reconhecimento de Qualificações Estrangeiras
    • Convénios e Protolocos ULisboa
    • Visitas e Iniciativas Internacionais
  • A FMUL
    • Mensagem do Diretor
    • Enquadramento Estratégico
    • Marcos Históricos
      • História
        • Porquê reformar o ensino clínico?
      • Breve História da Reforma do Ensino Clínico de 2021 na FMUL
    • Organização
      • Organograma
      • Órgãos de Governo
        • Diretor
          • Despachos do Diretor
        • Conselho de Escola
        • Conselho Científico
        • Conselho Pedagógico
        • Conselho de Gestão
      • Unidades Estruturais
        • Áreas Disciplinares Autónomas
          • Área Disciplinar Autónoma de Imuno-Oncologia
        • Unidades de Investigação Autónomas
        • Clínicas Universitárias
        • Institutos
        • Laboratórios
        • Departamento de Educação Médica
        • Departamentos
      • Serviços Técnicos e Administrativos
        • Gabinete de Apoio à Investigação Científica, Tecnológica e Inovação
          • Apoiar trabalhos científicos
          • Prémio GAPIC David-Ferreira
          • Programa “Educação pela Ciência”
          • Bolsa Fundação Astrazeneca/ FMUL
          • Dia da Investigação
          • Find the investigator you are looking for
          • GAPIC Alumni
          • Observar a actividade científica
        • Diretor Executivo
        • Direção de Serviços de Gestão Administrativa
        • Gabinete de Inovação e Empreendedorismo
          • SynerGIEs
          • Workshops Tools for Innovation
        • Gabinete de Planeamento Estratégico e Qualidade
        • Instituto de Formação Avançada
        • Área Académica
        • Área de Gestão Financeira e Patrimonial
        • Área de Instalações, Equipamentos, Aprovisionamento e de Tecnologias de Informação
        • Área de Recursos Humanos e Vencimentos
          • SIADAP 3 - Avaliação Desempenho Trabalhadores Não Docentes
          • Procedimentos Concursais
          • Legislação e Bibliografia
          • Formação Profissional
          • Programa de Apoio Financeiro à Formação Académica
        • Área dos Polos Administrativos
        • Gabinete de Apoio ao Estudante
          • Embaixador Mentoring
          • Espaço S
            • Moving in
            • Onde posso obter ajuda?
          • simplesMENTE
          • Mentoring 2.0
          • Projeto Mentoring
          • Solvin’ It
          • Workshops de Iniciação Pedagógica – WIP
          • Mapping your way
          • Take On
          • Transforma Portugal
          • iNerd
        • Gabinete de Comunicação
      • Museu Egas Moniz
    • Sistema Integrado de Garantia da Qualidade
    • FMUL em números
    • Documentos Oficiais
    • Espaços Pedagógicos
    • Parcerias
      • Parcerias Institucionais
      • Instituições Afiliadas
      • Protocolos de Colaboração Nacional
      • Protocolos de Colaboração Internacionais
      • Parcerias no Ensino
      • Instituições Parceiras no âmbito do Programa Erasmus+
    • AAAFML
    • Fmul na Comunidade
      • Conselho de Cidadãos
      • Conselho Consultivo
      • Responsabilidade Social
      • Doação de Corpo à Ciência
    • Identidade Visual
    • Área Interna
      • Formulários e Documentos
    • Centro de Simulação - CTMA
    • Unidade de Segurança, Saúde e Sustentabilidade
  • Acesso Rápido
    • Mestrado Integrado em Medicina (MIM)
    • Acesso para Licenciados
    • Gabinete de Apoio ao Estudante
    • Qualificações Estrangeiras
    • Licenciatura em Ciências da Nutrição (LCN)
    • Institutos
    • Clínicas Universitárias
    • Erasmus +
    • Outras mobilidades
    • Laboratórios
    • Unidades de Investigação Autónoma
    • Formação contínua
    • Identidade Visual
    • Projetos Cofinanciados pela UE
    • Documentos Oficiais
    • Área Interna
    • FMUL digital
    • Procedimentos Concursais
    • Newsletter
    • Avaliação do Desempenho dos Docentes de Carreira por Ponderação Curricular | 2019-2021
    • Biblioteca
    • Serões de Literatura
  • Estudantes
    • Secretaria Virtual
      • Matrículas e Inscrições 2022/2023 – Outros Anos
      • Calendário de escolaridade e procedimentos de exames
      • Horários e Salas de Aula
      • Estatutos e Regimes
      • Propinas e emolumentos
      • Atribuição de Cacifos
      • Seguro escolar e ação social
      • Minutas e requerimentos
      • Creditações
      • Prescrição
      • Unidades Curriculares Optativas | Medicina
      • 6º ano | Estágio Clínico Profissionalizante
      • Trabalho final do Mestrado Integrado em Medicina
      • Regulamentos
      • Código de Honra
    • Aplicações
      • myFenix | vídeo
      • FenixEdu
      • Moodle (eLearning)
      • Webmail
    • Formação Contínua
    • Formação Avançada
      • Provas Académicas
    • Gabinete de Apoio ao Estudante
      • Pausa para a Saúde Mental
    • Provedor do Estudante
    • Mobilidade
    • Apoios para a Investigação
    • Biblioteca
    • AEFML
    • Estudantes com Necessidades Educativas Especiais