Passar para o conteúdo principal
Menu

Logo news@fmul

logos ULisboa FMUL CAML

  • PT
  • EN

Menu Lateral Icons

Menu Lateral

  • Eventos
  • Newsletter
  • Notícias
  • Espaço Ciência

Voltar ao topo

News nº
31
Janeiro 2013
(Visite a edição completa)
Reportagem / Perfil
Entrevista Professor João Ferreira - Coordenador GAPIC
A Equipa Editorial entrevistou o Professor João Ferreira, Coordenador do GAPIC, no âmbito do Evento Dia da Investigação 2012

JFPorquê a criação do Dia da Investigação? 
O objetivo principal foi o de dar aos estudantes uma visão global e integrada das possibilidades e perspetivas da prática de investigação científica na FMUL/IMM, numa fase precoce da formação médica – a pré-graduação. Em particular, de como essa prática pode ser estruturante na formação dos futuros médicos, nomeadamente dos que querem vir a exercer clínica como atividade predominante ou exclusiva.

Este primeiro Dia da Investigação foi marcado pela homenagem ao Prof. Doutor David Ferreira, o que se pretendeu recordar? 
No GAPIC valorizamos o papel da história como companheira do presente. Quem não conhece a sua história não sabe quem é, e quem não sabe quem é não sabe perspetivar o futuro. É, portanto, deste futuro que se fala quando homenageamos David-Ferreira, nosso Mestre e fundador do GAPIC. A sua figura tutelar e exemplar está viva. Não faremos igual, mas daremos continuidade.

Como decorreram as apresentações dos trabalhos de investigação desenvolvidos pelos alunos no âmbito do Programa ”Educação pela Ciência”? 
Decorreram com grande profissionalismo, indistinguíveis das de estudantes de pós-graduação, quer ao nível da capacidade de elaboração conceptual quer de apresentação formal; o que nos deixa muito satisfeitos e com motivação para ir ainda mais além...

Qual o objetivo da sessão “Como me interrogo?” 
Tentar responder a perguntas legítimas e frequentes dos estudantes: como surgem as questões? O que preciso de saber para fazer uma boa pergunta? Tenho capacidade para colocar uma boa questão científica?
Desta sessão ficou claro que a qualidade da questão científica é o ponto fulcral de um programa de investigação, que há diferentes modos e estilos na interrogação da natureza e que, com frequência, as melhores questões são acessíveis e simples. Penso que contribuiu para a desmistificação deste tópico, sobretudo entre aqueles que querem vir a ser clínicos praticantes.
As participações de Isabel Pavão, Maria Mota e Luis Costa nesta sessão assinalaram, inquestionavelmente, um ponto alto no Dia da Investigação.

Qual a importância das visitas às unidades de investigação? 
Observar in loco como se pratica investigação, e como as pessoas se comportam quando falam das suas vivências, quando estão em “modo interrogativo”.

Qual a principal mensagem que se pretendeu transmitir na palestra “Corpo e Máquina”? 
Trazer à ribalta uma visão antiga mas pertinentemente atual – a de que a conceção do Homem como máquina, extensível a uma visão mecanicista do pleno das suas atividades, em nada é incompatível com uma (tão necessária) cultura de valores humanísticos. Esta conceção Epicuriana do Homem e do Mundo, refinada por Demócrito e enaltecida por Lucrécio no seu De rerum natura, retomou um novo lugar nos dias de hoje, em que a Medicina impregnou de tecnologia e a máquina é, frequentemente, extensão do Homem. A questão que ficou no ar, obviamente sem pretensão de resposta definitiva, é a de o conceito do Homem-máquina ser desumanizante; talvez não; mas talvez o seja o seu oposto... Esta mensagem de otimismo foi-nos veiculada por Porfírio Silva, filósofo, a quem agradecemos o excelente contributo.

Esta é uma iniciativa a repetir no futuro? Se sim, o que podemos esperar na próxima edição?
É iniciativa a ter seguramente continuidade, on public demand, em face dos resultados da avaliação efetuada pelos participantes. A próxima edição será enriquecida pela participação de alunos bolseiros da Fundação Gulbenkian, e por um rol de atividades adicionais, em fase de planeamento.
O GAPIC antecipa, tal como para a edição de 2012, a participação muito competente e empenhada da AEFML e das infraestruturas administrativas da FMUL para o sucesso deste evento em 2013.

Sónia Barroso
Equipa Editorial
news@fm.ul.pt
Share

news@fmul

Subscreva já!
Lista de contactos

Footer menu

  • Termos de Utilização
  • Proteção de Dados
  • Ficha Técnica
  • Mapa do Site

Faculdade de Medicina da Universidade de Lisboa (C) 2022

Este site utiliza cookies para melhorar a experiência de navegação.

Ao carregar em Aceitar estará a consentir a utilização de cookies.

  • Estudar
    • Mestrado Integrado em Medicina (MIM)
    • Licenciatura em Ciências da Nutrição (LCN)
      • Licenciatura em Ciências da Nutrição (1º Ciclo)
    • Mestrados, Doutoramentos e Especialização
    • Formação Contínua
    • Masterclass Online Courses
      • Operating Theatres Leadership and Perioperative Practice Management
      • Emergências Cardiovasculares
    • Parcerias
      • Parcerias Institucionais
      • Instituições Afiliadas
      • Protocolos de Colaboração Nacionais
      • Protocolos de Colaboração Internacionais
      • Parcerias no Ensino
      • Instituições Parceiras no âmbito do Programa Erasmus+
    • Acreditação
    • Mobilidade
      • Erasmus +
        • Outgoing
      • Outras Mobilidades
    • Biblioteca
  • Investigar
    • Investigação na FMUL
    • Produção Científica
    • Comissão de Ética do CAML
    • Apoios para a Investigação
    • Inovação e Empreendedorismo
      • Laboratório de Inovação
      • SynerGIEs
      • Workshops Tools for Innovation
  • Viver
    • A Cidade
    • Acessos
    • Alojamento
    • Custo de vida
    • Apoio Social
    • Desporto e bem-estar
  • Internacional
    • Mobilidade
      • Erasmus +
        • Incoming
        • Outgoing
      • Outras Mobilidades
    • Reconhecimento de Qualificações Estrangeiras
    • Convénios e Protolocos ULisboa
    • Visitas e Iniciativas Internacionais
  • A FMUL
    • Mensagem do Diretor
    • Enquadramento Estratégico
    • Marcos Históricos
      • História
        • Porquê reformar o ensino clínico?
      • Breve História da Reforma do Ensino Clínico de 2021 na FMUL
    • Organização
      • Organograma
      • Órgãos de Governo
        • Diretor
          • Despachos do Diretor
        • Conselho de Escola
        • Conselho Científico
        • Conselho Pedagógico
        • Conselho de Gestão
      • Unidades Estruturais
        • Áreas Disciplinares Autónomas
          • Área Disciplinar Autónoma de Imuno-Oncologia
        • Unidades de Investigação Autónomas
        • Clínicas Universitárias
        • Institutos
        • Laboratórios
        • Departamento de Educação Médica
        • Departamentos
      • Serviços Técnicos e Administrativos
        • Gabinete de Apoio à Investigação Científica, Tecnológica e Inovação
          • Apoiar trabalhos científicos
          • Prémio GAPIC David-Ferreira
          • Programa “Educação pela Ciência”
          • Bolsa Fundação Astrazeneca/ FMUL
          • Dia da Investigação
          • Find the investigator you are looking for
          • GAPIC Alumni
          • Observar a actividade científica
        • Diretor Executivo
        • Direção de Serviços de Gestão Administrativa
        • Gabinete de Inovação e Empreendedorismo
          • SynerGIEs
          • Workshops Tools for Innovation
        • Gabinete de Planeamento Estratégico e Qualidade
        • Instituto de Formação Avançada
        • Área Académica
        • Área de Gestão Financeira e Patrimonial
        • Área de Instalações, Equipamentos, Aprovisionamento e de Tecnologias de Informação
        • Área de Recursos Humanos e Vencimentos
          • SIADAP 3 - Avaliação Desempenho Trabalhadores Não Docentes
          • Procedimentos Concursais
          • Legislação e Bibliografia
          • Formação Profissional
          • Programa de Apoio Financeiro à Formação Académica
        • Área dos Polos Administrativos
        • Gabinete de Apoio ao Estudante
          • Embaixador Mentoring
          • Espaço S
            • Moving in
            • Onde posso obter ajuda?
          • simplesMENTE
          • Mentoring 2.0
          • Projeto Mentoring
          • Solvin’ It
          • Workshops de Iniciação Pedagógica – WIP
          • Mapping your way
          • Take On
          • Transforma Portugal
          • iNerd
        • Gabinete de Comunicação
      • Museu Egas Moniz
    • Sistema Integrado de Garantia da Qualidade
    • FMUL em números
    • Documentos Oficiais
    • Espaços Pedagógicos
    • Parcerias
      • Parcerias Institucionais
      • Instituições Afiliadas
      • Protocolos de Colaboração Nacional
      • Protocolos de Colaboração Internacionais
      • Parcerias no Ensino
      • Instituições Parceiras no âmbito do Programa Erasmus+
    • AAAFML
    • Fmul na Comunidade
      • Conselho de Cidadãos
      • Conselho Consultivo
      • Responsabilidade Social
      • Doação de Corpo à Ciência
    • Identidade Visual
    • Área Interna
      • Formulários e Documentos
    • Centro de Simulação - CTMA
    • Unidade de Segurança, Saúde e Sustentabilidade
  • Acesso Rápido
    • Mestrado Integrado em Medicina (MIM)
    • Acesso para Licenciados
    • Gabinete de Apoio ao Estudante
    • Qualificações Estrangeiras
    • Licenciatura em Ciências da Nutrição (LCN)
    • Institutos
    • Clínicas Universitárias
    • Erasmus +
    • Outras mobilidades
    • Laboratórios
    • Unidades de Investigação Autónoma
    • Formação contínua
    • Identidade Visual
    • Projetos Cofinanciados pela UE
    • Documentos Oficiais
    • Área Interna
    • FMUL digital
    • Procedimentos Concursais
    • Newsletter
    • Avaliação do Desempenho dos Docentes de Carreira por Ponderação Curricular | 2019-2021
    • Biblioteca
    • Serões de Literatura
  • Estudantes
    • Secretaria Virtual
      • Matrículas e Inscrições 2022/2023 – Outros Anos
      • Calendário de escolaridade e procedimentos de exames
      • Horários e Salas de Aula
      • Estatutos e Regimes
      • Propinas e emolumentos
      • Atribuição de Cacifos
      • Seguro escolar e ação social
      • Minutas e requerimentos
      • Creditações
      • Prescrição
      • Unidades Curriculares Optativas | Medicina
      • 6º ano | Estágio Clínico Profissionalizante
      • Trabalho final do Mestrado Integrado em Medicina
      • Regulamentos
      • Código de Honra
    • Aplicações
      • myFenix | vídeo
      • FenixEdu
      • Moodle (eLearning)
      • Webmail
    • Formação Contínua
    • Formação Avançada
      • Provas Académicas
    • Gabinete de Apoio ao Estudante
      • Pausa para a Saúde Mental
    • Provedor do Estudante
    • Mobilidade
    • Apoios para a Investigação
    • Biblioteca
    • AEFML
    • Estudantes com Necessidades Educativas Especiais