Notícias FMUL
Sessão Comemorativa - Dia da Faculdade 2012
No passado dia 11 de Maio, comemorou-se mais um Dia da Faculdade de Medicina de Lisboa, “(...) que constitui ocasião de reflexão, de celebração e de homenagem(...)”, nas palavras do Prof. Doutor Fernandes e Fernandes.
A comemoração deste dia inicou-se com a inauguração do Auditório José Francisco David Ferreira, em homenagem a um dos professores mais influentes na área da Biologia Celular e do Desenvolvimento em Portugal. A inauguração foi feita pelo Director da FMUL, Prof. Doutor José Fernandes e Fernandes, que proferiu algumas palavras de homenagem ao professor. Também a Professora Doutora Maria do Carmo Fonseca, Directora Executiva do Instituto de Medicina Molecular, dedicou algumas palavras àquele que considera ter sido o seu Mestre.
A Sessão de Abertura iniciou-se com o habitual Discurso do Director da FMUL, que salientou a importancia do objectivo prioritário da missão da Faculdade: “(...) ensinar para a profissão médica, educar na Ciência e na Cultura, promover conhecimento e inovação pela Investigação e formar homens e mulheres livres, capazes de contribuírem de forma útil para o desenvolvimento do seu Pais(...)”, e relembrou que este período em que vivemos, hoje, é “(...) um período de transformação e mudança, gerador de entusiasmo e motivação e profundo sentido de responsabilidade (...)”. Mais uma vez, reforçou no seu discurso a opinião que tem sobre a Fusão da Universidades Clássica e Técnica de Lisboa, fusão esta que constitui “(...) um desafio e uma oportunidade que não podemos desperdiçar (...)”.
Este dia marca também a assinatura de mais dois Protocolos: o Protocolo de Cooperação entre o CAML – Centro Académico de Medicina de Lisboa e o IPOL – Instituto Português de Oncologia de Lisboa Francisco Gentil, e o Protocolo de Associação entre o CAML – Centro Académico de Medicina de Lisboa e a HPP Saúde – Parcerias Cascais SA.
O conferencista convidado para esta Sessão foi o Professor Paolo Macchiarini, do Instituto Karolinska de Estocolmo, que apresentou uma comunicação com o tema “Stem cells based bioartificial intrathoracic tissues and organs”. Como expoente mundial da Medicina Regenerativa e Transplantação, a sua apresentação mostrou o desenvovimento da ciência médica nesta área.
Seguiram-se as habituais homenagens aos colaboradores da Faculdade, com a entrega dos Medalhões Jubilares aos três professores Jubilados, no ano de 2010/2011, o Professor Doutor Virgílio Durão, o Professor Doutor Paulo Ramalho e o Professor Doutor Alexandre Ribeiro.
A Cerimónia terminou com a Homenagem à Memória do Professor Doutor João Pedro Miller Guerra, no âmbito das comemorações do centenário do seu nacimento. Esta contou com o discurso do Professor Doutor João Lobo Antunes, do Professor Doutor Miguel Oliveira da Silva, e com a participação especial do Doutor Francisco Pinto Balsemão e do Doutor Mário Soares. Perante uma plateia com familiares do homenageado, coube ao filho do Professor Miller Guerra, o Padre Gonçalo Miller Guerra, a homenagem final.
O discurso de encerramento foi proferido pelo Reitor da Universidade de Lisboa, o Professor Doutor António Sampaio da Nóvoa.
Equipa Editorial
news@fm.ul.pt