Mais e Melhor
Um Ano de Responsabilidade Social na FMUL
Ser Solidário 100 Reservas
Um Ano de Responsabilidade Social na FMUL
A responsabilidade social das organizações é um sintoma de maturidade organizacional. A organização deixa de olhar exclusivamente para o seu interior e passa a olhar para a sua envolvente em termos de contribuição positiva e solidária. O envolvimento organizacional em acções de caráter social tem vindo, ao longo dos últimos anos, a ganhar alguma consistência na FMUL. No entanto, 2011, por coincidência Ano Internacional para o Voluntariado, foi um ano emblemático, na medida em que se oficializou uma estrutura organizacional dedicada a acções de responsabilidade social, designada por Faculdade de Ajudar. O que a seguir descrevemos relata em números e acções um ano de responsabilidade social, bem como outras acções internas, dirigidas aos colaboradores, mas que se enquadram no âmbito da responsabilidade social.
A propósito da comemoração dos 100 anos da FMUL, Ser Solidário 100 Reservas, foi o mote adoptado para 2011 e a primeira ação teve lugar na AMI. Um grupo de 34 colaboradores, durante um dia de trabalho, operacionalizou cerca de 700 cofres que seriam utilizados nas campanhas que a instituição anualmente leva cabo.
Como tem vindo a ser hábito, a FMUL participa nas campanhas do Banco Alimentar. Este ano, em colaboração com os Serviços Partilhados da Universidade de Lisboa, participámos em duas campanhas, a primeira no dia 29 de Maio, no El Corte Inglês onde se recolheram cerca de 3000 Kg de bens essenciais, a segunda nos dias 26 e 27 de Novembro, no Supermercado Pingo Doce da Azinhaga das Galhardas, onde as várias equipas envolvidas conseguiram recolher 3587 Kg de alimentos.
A Associação Cultural Moinho da Juventude desenvolve actividades ligadas sobretudo à educação pré-escolar, no bairro do Alto da Cova da Moura na Buraca e foi a nossa beneficiária da Campanha de Recolha de livros infantis e Material escolar, junto dos colaboradores da FMUL. Foram entregues 63 livros infantis, 43 cadernos / blocos, 32 estojos, 30 pastas arquivadoras e dossiers, 16 jogos didáticos, 1 saco com material escolar diverso (borrachas, afias, réguas, material de pintura etc.), 1 saco com esferográficas e canetas de feltro, 1 saco com lápis de carvão para colorir, 1 saco com lápis de cera e 1 saco com marcadores.
A campanha para o Registo de Dadores de Medula Óssea, conseguiu no dia 3 de novembro 51 novos dadores. O nosso obrigado aos voluntários!
A iniciativa Rastreio Médico, em parceria com a Clínica Universitária de Medicina I, decorreu nos dias 22 e 23 de Novembro, foi dirigida aos colaboradores não-docentes e teve como objectivo o rastreio de algumas doenças. Inscreveram-se nesta campanha, a qual consistiu no controlo de peso, medição da tensão arterial e verificação da massa corporal, 63 funcionários. Ao longo da conversa eram dadas algumas recomendações sobre a prática de exercício físico, alimentação ou adição tabágica. É importante referir que o CHLN se disponibilizou para aceitar na sua consulta de Medicina todos os casos que carecessem de acompanhamento posterior.
Um Dia na Faculdade é a actividade que encerrou este nosso ano de 2011. Uma actividade destinada aos filhos, mais pequenos, dos colaboradores, com direito a filme infantil, pinturas faciais, desenhos, Doutores Palhaços, Hospital dos Pequeninos e muita animação. O almoço foi partilhado pelos papás com prévia planificação através do grupo organizador da Faculdade de Ajudar e de outros colaboradores que se voluntariaram e se disponibilizaram a organizar esta iniciativa.
A Faculdade de Ajudar agradece a todos aqueles que se juntaram a este projecto e contamos com todos no ano de 2012, deixando os nossos votos de um bom Ano Novo.
António Santos
antoniosantos@fm.ul.pt