Passar para o conteúdo principal
Menu

Logo news@fmul

logos ULisboa FMUL CAML

  • PT
  • EN

Menu Lateral Icons

Menu Lateral

  • Eventos
  • Newsletter
  • Notícias
  • Espaço Ciência

Voltar ao topo

News nº
24
Novembro 2011
(Visite a edição completa)
Investigação e Formação Avançada
“Educação pela Ciência” reúne Alunos, Docentes e Investigadores


Alunos apresentam trabalhos de investigação de grande qualidade científica no 14.º Workshop “Educação pela Ciência”.

Ao comemorar os seus 21 anos, o Gabinete de Apoio à Investigação Científica, Tecnológica e Inovação (GAPIC), organizou o 14.º Workshop “Educação pela Ciência”, que decorreu no dia 12 de Dezembro de 2011.

Este workshop anual, no qual alunos da pré-graduação apresentam os seus trabalhos de investigação, desenvolvidos no âmbito do Programa “Educação pela Ciência”, reuniu mais uma vez alunos, docentes e investigadores com interesse pela investigação científica.

Na sessão de abertura estiveram presentes o Prof. Doutor J. Fernandes e Fernandes, Director da FMUL, o Prof. Doutor João Ferreira, Coordenador do GAPIC e o aluno Francisco Silva, Presidente da Associação de Estudantes da Faculdade de Medicina da Universidade de Lisboa. O Prof. Doutor J. Fernandes e Fernandes salientou o papel da investigação científica a nível pré-graduado e o aluno Francisco Silva relevou o papel desempenhado na promoção da investigação científica por estudantes e recém-licenciados da FML, e deu o seu testemunho enquanto aluno participante em edições anteriores dos projectos de investigação.

Nas sessões “Bioquímica e Biologia”, “Ciências Clínicas” e “Neurociências Básicas e Clínicas” foram apresentados, sob a forma de poster, 24 projectos de investigação científica nos quais estiveram envolvidos 30 alunos da pré-graduação (Livro de Resumos - 14ºWRKSP “Educação pela Cíência”).

Entre os membros do painel de avaliação foi unânime a opinião sobre a elevada qualidade científica dos trabalhos e, dos 24 posters apresentados, seleccionaram 6 para apresentação em forma de comunicação oral, entre os quais dois trabalhos foram premiados.

O 1.º Prémio foi atribuído ao trabalho ”Estudo do envolvimento dos receptores NMDA na perturbação da recuperação sináptica em situação de hipóxia na presença de Brain-Derived Neurothophic Factor”, desenvolvido no Instituto de Farmacologia e Neurociências, pelo aluno Afonso Oliveira. O 2.º Prémio foi atribuído ao trabalho “Factores de sucesso do aleitamento materno em Portugal: qual a relevância dos conhecimentos maternos sobre o aleitamento e das práticas das instituições de saúde?”, desenvolvido pelas alunas Joana Lavado e Lia Nunes, no Instituto de Medicina Preventiva.

O aluno que recebeu o 1.º Prémio é ainda candidato à Bolsa Bayer-AEFML, uma bolsa de investigação, promovida pela AEFML, que pretende financiar, no valor de 5.000,00€, o trabalho científico já iniciado por estudante(s) da FMUL no âmbito das actividades de investigação promovidas pelo GAPIC, e a que seja reconhecido inequívoco mérito.

Um dos momentos de destaque foi a palestra “Investigação Clínica versus Investigação Translacional“, proferida pelo Prof. Doutor António Coutinho, do Instituto Gulbenkian da Ciência, onde estiverem presentes docentes da FMUL, alunos e investigadores.

O workshop contou ainda com a sessão de apresentação dos resultados do projecto “Benefícios da anticoagulação prolongada nas tromboses venosas cerebrais” desenvolvido, no âmbito da 6.ª Bolsa de Investigação Fundação AstraZeneca / FMUL, pelo Dr. Bruno Miranda, Clínica Universitária de Neurologia, na Unidade Neurológica de Investigação Clínica do Instituto de Medicina Molecular e no Serviço de Neurologia do Hospital de Santa Maria.

Após 21 anos do GAPIC, este foi, sem dúvida, um dia de comemorações em nome da investigação científica da FMUL, nomeadamente da investigação desenvolvida por jovens alunos da pré-graduação, sendo no final do dia visível a satisfação de todos, alunos, docentes e investigadores.
Joana Almeida
GAPIC
gapicmail@fm.ul.pt
Share

news@fmul

Subscreva já!
Lista de contactos

Footer menu

  • Termos de Utilização
  • Proteção de Dados
  • Ficha Técnica
  • Mapa do Site

Faculdade de Medicina da Universidade de Lisboa (C) 2023

Este site utiliza cookies para melhorar a experiência de navegação.

Ao carregar em Aceitar estará a consentir a utilização de cookies.

  • Estudar
    • Mestrado Integrado em Medicina (MIM)
    • Licenciatura em Ciências da Nutrição (LCN)
      • Licenciatura em Ciências da Nutrição (1º Ciclo)
    • Mestrados, Doutoramentos e Cursos não conferentes de grau
    • Formação Contínua
    • Masterclass Online Courses
      • Operating Theatres Leadership and Perioperative Practice Management
      • Emergências Cardiovasculares
      • Emergências Cerebrovasculares
    • Parcerias
      • Parcerias Institucionais
      • Instituições Afiliadas
      • Protocolos de Colaboração Nacionais
      • Protocolos de Colaboração Internacionais
      • Parcerias no Ensino
      • Instituições Parceiras no âmbito do Programa Erasmus+
    • Avaliação e Acreditação
    • Mobilidade
      • Erasmus +
        • Outgoing
      • Outras Mobilidades
    • Biblioteca
  • Investigar
    • Investigação na FMUL
    • Produção Científica
    • Comissão de Ética do CAML
    • Apoios para a Investigação
    • Inovação e Empreendedorismo
      • Laboratório de Inovação
      • SynerGIEs
      • Workshops Tools for Innovation
  • Viver
    • A Cidade
    • Acessos
    • Alojamento
    • Custo de vida
    • Apoio Social
    • Desporto e bem-estar
  • Internacional
    • Mobilidade
      • Erasmus +
        • Incoming
        • Outgoing
      • Outras Mobilidades
    • Reconhecimento de Qualificações Estrangeiras
    • Convénios e Protolocos ULisboa
    • Visitas e Iniciativas Internacionais
  • A FMUL
    • Mensagem do Diretor
    • Enquadramento Estratégico
    • Marcos Históricos
      • História
        • Porquê reformar o ensino clínico?
      • Breve História da Reforma do Ensino Clínico de 2021 na FMUL
    • Organização
      • Organograma
      • Órgãos de Governo
        • Diretor
          • Despachos do Diretor
        • Conselho de Escola
        • Conselho Científico
        • Conselho Pedagógico
        • Conselho de Gestão
      • Unidades Estruturais
        • Áreas Disciplinares Autónomas
          • Área Disciplinar Autónoma de Imuno-Oncologia
        • Unidades de Investigação Autónomas
        • Clínicas Universitárias
        • Institutos
        • Laboratórios
        • Departamento de Educação Médica
        • Departamentos
      • Serviços Técnicos e Administrativos
        • Gabinete de Apoio à Investigação Científica, Tecnológica e Inovação
          • Prémio GAPIC David-Ferreira
          • Dia da Investigação
          • Programa “Educação pela Ciência”
          • Bolsa Fundação Astrazeneca/ FMUL
          • Cursos GAPIC
          • GAPIC Alumni
          • Observar a actividade científica
        • Diretor Executivo
        • Direção de Serviços de Gestão Administrativa
        • Gabinete de Inovação e Empreendedorismo
          • SynerGIEs
          • Workshops Tools for Innovation
        • Gabinete de Planeamento Estratégico e Qualidade
        • Instituto de Formação Avançada
        • Área Académica
          • Matrículas e Inscrições 2022/2023 – 1º Ano, 1ª Vez
        • Área de Gestão Financeira e Patrimonial
        • Área de Instalações, Equipamentos, Aprovisionamento e de Tecnologias de Informação
        • Área de Recursos Humanos e Vencimentos
          • SIADAP 3 - Avaliação Desempenho Trabalhadores Não Docentes
          • Procedimentos Concursais
          • Legislação e Bibliografia
          • Formação Profissional
          • Programa de Apoio Financeiro à Formação Académica
        • Área dos Polos Administrativos
        • Gabinete de Apoio ao Estudante
          • Embaixador Mentoring
          • Espaço S
            • Moving in
            • Onde posso obter ajuda?
          • simplesMENTE
          • Mentoring 2.0
          • Projeto Mentoring
          • Solvin’ It
          • Workshops de Iniciação Pedagógica – WIP
          • Mapping your way
          • Take On
          • Transforma Portugal
          • iNerd
        • Gabinete de Comunicação
        • Unidade de Segurança, Saúde e Sustentabilidade
      • Museu Egas Moniz
    • Sistema Integrado de Garantia da Qualidade
    • FMUL em números
    • Documentos Oficiais
    • Espaços Pedagógicos
    • Parcerias
      • Parcerias Institucionais
      • Instituições Afiliadas
      • Protocolos de Colaboração Nacional
      • Protocolos de Colaboração Internacionais
      • Parcerias no Ensino
      • Instituições Parceiras no âmbito do Programa Erasmus+
    • AAAFML
    • Fmul na Comunidade
      • Conselho de Cidadãos
      • Conselho Consultivo
      • Responsabilidade Social
      • Doação de Corpo à Ciência
    • Identidade Visual
    • Área Interna
      • Formulários e Documentos
    • Centro de Simulação - CTMA
    • Inclusão e Não Discriminação na FMUL
  • Acesso Rápido
    • Mestrado Integrado em Medicina (MIM)
    • Acesso para Licenciados
    • Gabinete de Apoio ao Estudante
    • Qualificações Estrangeiras
    • Licenciatura em Ciências da Nutrição (LCN)
    • Institutos
    • Clínicas Universitárias
    • Erasmus +
    • Outras mobilidades
    • Laboratórios
    • Unidades de Investigação Autónoma
    • Formação contínua
    • Identidade Visual
    • Projetos Cofinanciados pela UE
    • Documentos Oficiais
    • Área Interna
    • FMUL digital
    • Procedimentos Concursais
    • Newsletter
    • Avaliação do Desempenho dos Docentes de Carreira por Ponderação Curricular | 2019-2021
    • Biblioteca
    • Serões de Literatura
  • Estudantes
    • Secretaria Virtual
      • Matrículas e Inscrições 2023/2024 – Outros Anos
      • Calendário de escolaridade e procedimentos de exames
      • Horários e Salas de Aula
      • Estatutos e Regimes
      • Propinas e emolumentos
      • Atribuição de Cacifos
      • Seguro escolar e ação social
      • Minutas e requerimentos
      • Creditações
      • Prescrição
      • Unidades Curriculares Optativas | Medicina
      • 6º ano | Estágio Clínico Profissionalizante
      • Trabalho final do Mestrado Integrado em Medicina
      • Regulamentos
      • Código de Honra
    • Aplicações
      • myFenix | vídeo
      • FenixEdu
      • Moodle (eLearning)
      • Webmail
    • Formação Contínua
    • Formação Avançada
      • Provas Académicas
    • Gabinete de Apoio ao Estudante
      • Pausa para a Saúde Mental
    • Provedor do Estudante
    • Mobilidade
    • Apoios para a Investigação
    • Biblioteca
    • AEFML
    • Estudantes com Necessidades Educativas Especiais