Investigação e Formação Avançada
“Educação pela Ciência” reúne Alunos, Docentes e Investigadores
Alunos apresentam trabalhos de investigação de grande qualidade científica no 14.º Workshop “Educação pela Ciência”.
Ao comemorar os seus 21 anos, o Gabinete de Apoio à Investigação Científica, Tecnológica e Inovação (GAPIC), organizou o 14.º Workshop “Educação pela Ciência”, que decorreu no dia 12 de Dezembro de 2011.
Este workshop anual, no qual alunos da pré-graduação apresentam os seus trabalhos de investigação, desenvolvidos no âmbito do Programa “Educação pela Ciência”, reuniu mais uma vez alunos, docentes e investigadores com interesse pela investigação científica.
Na sessão de abertura estiveram presentes o Prof. Doutor J. Fernandes e Fernandes, Director da FMUL, o Prof. Doutor João Ferreira, Coordenador do GAPIC e o aluno Francisco Silva, Presidente da Associação de Estudantes da Faculdade de Medicina da Universidade de Lisboa. O Prof. Doutor J. Fernandes e Fernandes salientou o papel da investigação científica a nível pré-graduado e o aluno Francisco Silva relevou o papel desempenhado na promoção da investigação científica por estudantes e recém-licenciados da FML, e deu o seu testemunho enquanto aluno participante em edições anteriores dos projectos de investigação.
Nas sessões “Bioquímica e Biologia”, “Ciências Clínicas” e “Neurociências Básicas e Clínicas” foram apresentados, sob a forma de poster, 24 projectos de investigação científica nos quais estiveram envolvidos 30 alunos da pré-graduação (Livro de Resumos - 14ºWRKSP “Educação pela Cíência”).
Entre os membros do painel de avaliação foi unânime a opinião sobre a elevada qualidade científica dos trabalhos e, dos 24 posters apresentados, seleccionaram 6 para apresentação em forma de comunicação oral, entre os quais dois trabalhos foram premiados.
O 1.º Prémio foi atribuído ao trabalho ”Estudo do envolvimento dos receptores NMDA na perturbação da recuperação sináptica em situação de hipóxia na presença de Brain-Derived Neurothophic Factor”, desenvolvido no Instituto de Farmacologia e Neurociências, pelo aluno Afonso Oliveira. O 2.º Prémio foi atribuído ao trabalho “Factores de sucesso do aleitamento materno em Portugal: qual a relevância dos conhecimentos maternos sobre o aleitamento e das práticas das instituições de saúde?”, desenvolvido pelas alunas Joana Lavado e Lia Nunes, no Instituto de Medicina Preventiva.
O aluno que recebeu o 1.º Prémio é ainda candidato à Bolsa Bayer-AEFML, uma bolsa de investigação, promovida pela AEFML, que pretende financiar, no valor de 5.000,00€, o trabalho científico já iniciado por estudante(s) da FMUL no âmbito das actividades de investigação promovidas pelo GAPIC, e a que seja reconhecido inequívoco mérito.
Um dos momentos de destaque foi a palestra “Investigação Clínica versus Investigação Translacional“, proferida pelo Prof. Doutor António Coutinho, do Instituto Gulbenkian da Ciência, onde estiverem presentes docentes da FMUL, alunos e investigadores.
O workshop contou ainda com a sessão de apresentação dos resultados do projecto “Benefícios da anticoagulação prolongada nas tromboses venosas cerebrais” desenvolvido, no âmbito da 6.ª Bolsa de Investigação Fundação AstraZeneca / FMUL, pelo Dr. Bruno Miranda, Clínica Universitária de Neurologia, na Unidade Neurológica de Investigação Clínica do Instituto de Medicina Molecular e no Serviço de Neurologia do Hospital de Santa Maria.
Após 21 anos do GAPIC, este foi, sem dúvida, um dia de comemorações em nome da investigação científica da FMUL, nomeadamente da investigação desenvolvida por jovens alunos da pré-graduação, sendo no final do dia visível a satisfação de todos, alunos, docentes e investigadores.
Joana Almeida
GAPIC
gapicmail@fm.ul.pt