Notícias FMUL
EAHIL Workshop 2011 - Participação da Biblioteca da Faculdade de Medicina da UL
Koç University
Istambul – Turquia
5 – 8 de Julho
Uma vez mais, a EAHIL - European Association for Health Information and Libraries, promoveu o encontro entre Bibliotecários e Especialistas da Informação da área da saúde, de 38 países, num Workshop onde a troca de experiências e aquisição de novos conhecimentos, foram uma constante, num agradável ambiente proporcionado pela Universidade de Koç, em Istambul.
Sob o tema “Active Learning and Research Partners in Health ”, durante quatro dias, os trabalhos desenvolveram-se a partir de 11 cursos de educação contínua, 3 sessões plenárias, 21 comunicações, 23 posters e diversas mesas redondas organizadas por grupos que se foram estabelecendo de acordo com as áreas de interesse – Information Literacy, Library Spaces, Colaborative Tools, e-Books, e-Learning, entre outros.
A Biblioteca – CDI colaborou com a apresentação de um poster, da autoria de Emília Clamote e Susana Henriques, cujo título foi: “Measure and Plan to Improve Communication: Balanced Scorecard Implementation Study ”.
Este trabalho promove a necessidade de se abraçarem os desafios emergentes, a nível nacional ou internacional, apostando numa gestão apoiada na metodologia Balanced Scorecard que permita um planeamento estratégico, tendo em conta que, a actividade de gestão, organização e difusão dos recursos bibliográficos e fontes documentais, contribuem com pertinência e evidência para a educação, investigação e tomadas de decisão na prática médica, revelando-se essencial para a prossecução das atribuições da Faculdade de Medicina e, bem assim, para o cumprimento da tarefa de apoio a todos os grupos de utilizadores (estudantes, professores, médicos, investigadores e público em geral), que necessitem de aceder à informação de saúde, e assim, através do desenvolvimento de recursos humanos e científicos, contribuir para o desenvolvimento sustentado da sociedade.
Desta participação, resultou uma experiência deveras enriquecedora, demonstrando uma vez mais que a capacidade de nos inspirarmos nas experiências e boas práticas de outros, irá sem dúvida capacitar-nos a fazer mais e melhor, para um serviço de excelência com o enfoque no utilizador.
No nosso caso particular, a partilha manifestou-se não só pelo nosso interesse nas temáticas abordadas, mas também, pelo interesse demonstrado por outros colegas sobre o tema do nosso poster, nomeadamente as colegas da Biblioteca Central do Hospital de S. Matteo de Pavia, Italia, que solicitaram a nossa cooperação numa parceria de estudo de implementação do Balanced Scorecard, aplicado aos seus serviços.
Destacamos ainda o convite que nos foi lançado, na sequência de termos ganho um iPad sorteado pela Proquest, para um estágio profissional na NTNU University Library ( Norwegian University of Science and Technology University Library), para acompanhar um projecto desenvolvido pelas colegas Katrine Aronsen e Alexandra Angeletaki, que consiste na disponibilização de iPads para empréstimo aos alunos dos cursos Pós-graduados, promovendo não só os recursos disponíveis on-line, mas também a relação de proximidade e confiança entre a Biblioteca e os seus utilizadores, reforçando o seu papel enquanto promotores do acesso à informação e ao conhecimento. Mais do que um convite, este será sem dúvida um desafio aliciante.
Para além da componente científica, pautada uma vez mais pela elevada qualidade a que a EAHIL nos vem habituando, também o programa cultural merece destaque. A história de Istambul confunde-se com a história das civilizações. Em 1453, o sultão Mehmed II, derruba as muralhas de Constantinopla, invade a cidade e rebaptiza-a. Nasce Istambul, cidade de contrastes, única no mundo a ocupar dois continentes, onde a Europa e a Ásia se confundem, estando apenas separadas pelo Estreito do Bósforo.
Em 1922, AtaturK, fundador da República da Turquia (venerado como o pai dos turcos), promove a democracia do país, acaba com os excessos dos sultões, e vira-se para a Europa, marcando uma nova era da história da Turquia. Nas ruas, as burcas convivem naturalmente com os jeans, e os arranha céus de fachada espelhada são vizinhos das mais espectaculares mesquitas.
Istambul, cidade cosmopolita, na qual sempre conviveram muitas comunidades estrangeiras de diversas religiões, possui uma riqueza cultural, histórica e arquitectónica incomparáveis, envolvendo-nos num delicioso labirinto de mesquitas, igrejas, sinagogas, palácios e outros edifícios históricos, dignos da declaração de Património Mundial atribuída pela Unesco em 1985. De salientar também, é a aposta no ensino universitário, são acima de uma dezena as universidades existentes em Istambul.
No âmbito do Workshop tivemos oportunidade de visitar uma parte do centro histórico de Istambul, do qual destacamos a Biblioteca e a Mesquita do Complexo de Suleymaniye, a Mesquita Azul e a Basílica de Santa Sofia.
De regresso, fica-nos na memória um país colorido, de aromas fortes e de gente afável. Na mala, trouxemos um iPAD, novas parcerias e grandes ideias!
Biblioteca-CDI
Emília Clamote
Susana Henriques
susanahenriques@fm.ul.pt