Mais e Melhor
Correcção de Exames por Leitura Óptica - Informação aos Docentes da FMUL
1. Implementação
A Faculdade de Medicina da Universidade de Lisboa (FMUL) dispõe, desde o 1º semestre do ano lectivo 2010/11, de um sistema de correcção de exames através de leitura óptica (LOE). O serviço está disponível para os Docentes da FMUL que leccionem no Curso de Mestrado Integrado em Medicina, no Mestrado Integrado em Engenharia Biomédica e na Licenciatura em Ciências da Saúde.
A gestão do processo está a cargo da equipa multidisciplinar de Avaliação Interna e Garantia de Qualidade, a qual depende directamente do Secretário-Coordenador da FMUL.
O sistema de LOE garante:
- Rapidez na entrega dos resultados;
- Segurança da informação;
- Confidencialidade;
- Análise estatística das classificações.
- Exame de escolha múltipla, com 5 opções de resposta por pergunta;
- Exame com o máximo de 120 questões;
- Uma única resposta certa por cada questão;
- Utilizar as folhas de resposta impressas pela equipa multidisciplinar de Avaliação Interna e Garantia de Qualidade;
- Disponibilização da(s) chave(s) de correcção;
- Controlo da recepção e da devolução dos exames.
Após a leitura dos exames são enviados os resultados por aluno em ficheiro Excel. Este ficheiro contém os resultados individuais de cada aluno em cada questão, a informação das classificações, a pauta de classificações ordenada alfabeticamente, a análise estatística dos resultados (resumo). Também são enviadas (através de link) as imagens dos testes efectuados.
No final do semestre são enviados relatórios individualizados aos docentes responsáveis, contendo o histograma com as classificações dos alunos e a distribuição frequencial individualizada por cada resposta do exame. Esta última funcionalidade permite ao docente verificar quais as questões em que os aluno mais errou e quais as opções de resposta que seleccionou.
2. Execução
Apresentamos alguns indicadores de execução do serviço de LOE no 1.º semestre de 2010/2011 (Mestrado Integrado em Medicina):
- Das 22 Unidades Curriculares/ Áreas Disciplinares identificadas como utilizadoras de testes de escolha múltipla, 19 solicitaram o serviço de LOE;
- Estas 19 Unidades Curriculares/ Áreas Disciplinares solicitaram novamente o serviço de LOE na 2ª época de avaliação;
- Tendo sido considerado um tempo de resposta não superior a 48 horas para entrega dos exames aos utilizadores, esta meta foi amplamente superada, uma vez que o tempo médio registado foi de 27 horas na 1.ª época de exames e de 12 horas na 2.ª época de exames;
- Verificou-se total adesão ao serviço LOE das Unidades Curriculares/ Áreas Disciplinares do 2.º, 3.º, 4.ºe 5.º anos curriculares.
3. Avaliação
De acordo com a informação enviada aos Docentes da FMUL, o serviço de LOE foi sujeito a um processo de avaliação pelos seus utilizadores. Com o objectivo de avaliar a satisfação dos utilizadores foi dirigido um inquérito por questionário no final do período de exames. O questionário aplicado à totalidade dos utilizadores (n=19), obteve um retorno de 100% das respostas.
O gráfico seguinte apresenta a distribuição da média da satisfação numa escala de 4 categorias, face aos indicadores de avaliação considerados para o serviço de LOE: Divulgação do serviço; Procedimentos associados à requisição do serviço; Tempo de espera para devolução dos resultados; Acessibilidade da informação fornecida (Excel e imagens); Funcionalidade da informação fornecida (Excel e imagens) e Satisfação global com o serviço de LOE.
Gráfico1 – Satisfação com o serviço de LOE
(Insatisfeito) (Pouco Satisfeito) (Satisfeito) (Muito satisfeito)
Na avaliação efectuada, destacamos ainda que:
¬ A totalidade dos utilizadores referiu que vai voltar a utilizar o serviço de LOE.
¬ A totalidade dos utilizadores referiu que recomendava o serviço de LOE a um colega.
4. Como solicitar o serviço
A unidade administradora de LOE está localizada nos Serviços Técnico-Administrativos, piso 3 do edifício comum ao Hospital de Santa Maria. O processo é assegurado pelos colaboradores Pedro Marçal e António Santos.
Contactos:
leituraexames@fm.ul.pt
Ext. Interna: 44580 | 44581
Tel: 217985179
Pedro Marçal, António Santos
Gabinete de Apoio aos Órgãos de Governo – Avaliação Interna e Garantia de Qualidade
leituraexames@fm.ul.pt
A Faculdade de Medicina da Universidade de Lisboa (FMUL) dispõe, desde o 1º semestre do ano lectivo 2010/11, de um sistema de correcção de exames através de leitura óptica (LOE). O serviço está disponível para os Docentes da FMUL que leccionem no Curso de Mestrado Integrado em Medicina, no Mestrado Integrado em Engenharia Biomédica e na Licenciatura em Ciências da Saúde.
A gestão do processo está a cargo da equipa multidisciplinar de Avaliação Interna e Garantia de Qualidade, a qual depende directamente do Secretário-Coordenador da FMUL.
O sistema de LOE garante:
- Rapidez na entrega dos resultados;
- Segurança da informação;
- Confidencialidade;
- Análise estatística das classificações.
Para utilizar o serviço é necessário observar os seguintes requisitos:
- Exame de escolha múltipla, com 5 opções de resposta por pergunta;
- Exame com o máximo de 120 questões;
- Uma única resposta certa por cada questão;
- Utilizar as folhas de resposta impressas pela equipa multidisciplinar de Avaliação Interna e Garantia de Qualidade;
- Disponibilização da(s) chave(s) de correcção;
- Controlo da recepção e da devolução dos exames.
Após a leitura dos exames são enviados os resultados por aluno em ficheiro Excel. Este ficheiro contém os resultados individuais de cada aluno em cada questão, a informação das classificações, a pauta de classificações ordenada alfabeticamente, a análise estatística dos resultados (resumo). Também são enviadas (através de link) as imagens dos testes efectuados.
No final do semestre são enviados relatórios individualizados aos docentes responsáveis, contendo o histograma com as classificações dos alunos e a distribuição frequencial individualizada por cada resposta do exame. Esta última funcionalidade permite ao docente verificar quais as questões em que os aluno mais errou e quais as opções de resposta que seleccionou.
2. Execução
Apresentamos alguns indicadores de execução do serviço de LOE no 1.º semestre de 2010/2011 (Mestrado Integrado em Medicina):
- Das 22 Unidades Curriculares/ Áreas Disciplinares identificadas como utilizadoras de testes de escolha múltipla, 19 solicitaram o serviço de LOE;
- Estas 19 Unidades Curriculares/ Áreas Disciplinares solicitaram novamente o serviço de LOE na 2ª época de avaliação;
- Tendo sido considerado um tempo de resposta não superior a 48 horas para entrega dos exames aos utilizadores, esta meta foi amplamente superada, uma vez que o tempo médio registado foi de 27 horas na 1.ª época de exames e de 12 horas na 2.ª época de exames;
- Verificou-se total adesão ao serviço LOE das Unidades Curriculares/ Áreas Disciplinares do 2.º, 3.º, 4.ºe 5.º anos curriculares.
3. Avaliação
De acordo com a informação enviada aos Docentes da FMUL, o serviço de LOE foi sujeito a um processo de avaliação pelos seus utilizadores. Com o objectivo de avaliar a satisfação dos utilizadores foi dirigido um inquérito por questionário no final do período de exames. O questionário aplicado à totalidade dos utilizadores (n=19), obteve um retorno de 100% das respostas.
O gráfico seguinte apresenta a distribuição da média da satisfação numa escala de 4 categorias, face aos indicadores de avaliação considerados para o serviço de LOE: Divulgação do serviço; Procedimentos associados à requisição do serviço; Tempo de espera para devolução dos resultados; Acessibilidade da informação fornecida (Excel e imagens); Funcionalidade da informação fornecida (Excel e imagens) e Satisfação global com o serviço de LOE.
Gráfico1 – Satisfação com o serviço de LOE
(Insatisfeito) (Pouco Satisfeito) (Satisfeito) (Muito satisfeito)
Na avaliação efectuada, destacamos ainda que:
¬ A totalidade dos utilizadores referiu que vai voltar a utilizar o serviço de LOE.
¬ A totalidade dos utilizadores referiu que recomendava o serviço de LOE a um colega.
4. Como solicitar o serviço
A unidade administradora de LOE está localizada nos Serviços Técnico-Administrativos, piso 3 do edifício comum ao Hospital de Santa Maria. O processo é assegurado pelos colaboradores Pedro Marçal e António Santos.
Contactos:
leituraexames@fm.ul.pt
Ext. Interna: 44580 | 44581
Tel: 217985179
Pedro Marçal, António Santos
Gabinete de Apoio aos Órgãos de Governo – Avaliação Interna e Garantia de Qualidade
leituraexames@fm.ul.pt