Passar para o conteúdo principal
Menu

Logo news@fmul

logos ULisboa FMUL CAML

  • PT
  • EN

Menu Lateral Icons

Menu Lateral

  • Eventos
  • Newsletter
  • Notícias
  • Espaço Ciência

Voltar ao topo

News nº
17
Novembro 2010
(Visite a edição completa)
Momentos
Palavras dirigidas ao Prof. Doutor Gomes-Pedro
O médico e a boneca Norman Rockwell, 1929Em boa hora, o Professor Gomes-Pedro, na senda de formar peritos capazes de intervir na escola e de transmitirem formação a outros técnicos iniciou, em 1991, o 1.º Mestrado de Medicina Escolar.
Frequentei o 2.º Mestrado, em 1992 e, num momento histórico e de grande incerteza quanto ao futuro da Saúde Escolar, o Professor Gomes-Pedro coordenou-o exemplarmente, sendo para os seus alunos um modelo de dedicação e competência.
Na senda da excelência, em 1997, os Mestrados passam a chamar-se de Saúde Escolar, correspondendo esta mudança a um alargamento dos horizontes da Saúde e da Escola tendo em conta os novos paradigmas da promoção da saúde e a evolução dos sistemas de educação e de saúde. Conceptualmente, os Mestrados de Saúde Escolar valorizaram uma abordagem holística da Saúde na Escola, a interdisciplinaridade e a intersectorialidade na resposta às necessidades de saúde e bem-estar da comunidade educativa - alunos, professores e pais.
O Professor Gomes-Pedro fez dos Mestrados de Saúde Escolar um espaço privilegiado de Educação e de Saúde, um pilar para o desenvolvimento das acções dos profissionais de saúde e de educação, uma alavanca para a investigação dos determinantes sociais da saúde no contexto escolar que permitiram identificar práticas de promoção da saúde efectivas.
Colaborei na coordenação de um dos módulos dos Mestrados de Saude Escolar, que decorreram desde 1997 até 2005, tornando-se gratificante manifestar o apreço que tenho pelas capacidades profissionais e as qualidades pessoais do Professor Gomes-Pedro.
Importa agradecer publicamente ao Professor Gomes-Pedro o impulso que sempre deu à Saúde Escolar em Portugal, sendo de inteiro merecimento ressaltar o seu dinamismo e as suas qualidades humanas, testemunho vivo, que vale a pena prosseguir.

Gregória Paixão von Amann
Médica de Saúde Pública; Mestre em Medicina Escolar 


O Professor Doutor João Carlos Gomes Pedro deu a 1 de Outubro de 2010 uma lição magnífica assinalando a sua jubilação. Para uma Aula Magna repleta, conforme seria de esperar, conversou com paixão sobre os novos horizontes da pediatria.
Conheço o Professor Gomes Pedro desde que entrei para o Internato Complementar de Pediatria em 1985. Sempre me impressionou a sua personalidade marcante, cheia de entusiasmo e talento, não apenas na área da Pediatria do Desenvolvimento e na relação precoce mãe/bébé (onde foi um pioneiro) mas sobretudo pelo seu espírito inovador e qualidades pedagógicas.
O seu pioneirismo revelou-se, nomeadamente, através da renovação dos métodos pedagógicos da nossa Escola de Medicina, tendo criado o GEPOG e, posteriormente, o Departamento de Educação Médica que ajudaram a formar várias gerações de docentes.
A capacidade que teve em integrar a criança normal no ensino da Pediatria até então mais direccionada para o modelo patológico, foi determinante para a transição para um modelo biológico centrado na investigação e, finalmente, para um modelo relacional que deixou marcas indeléveis na nova geração de pediatras.
Tem ainda sido um incansável advogado dos direitos da criança dentro de um diálogo pluridisciplinar pouco comum entre nós.
Obrigada pelo quanto nos influenciou ao ter-nos ensinado a pensar a criança em todas as suas dimensões. Obrigada ainda por ter desenvolvido a qualidade do ensino na nossa Faculdade e ter conseguido integrar a criança e a família no curriculum escolar da FMUL desde o 1º ano.
Permita-nos continuar a contar com o seu saber e discernimento!

Helena Fonseca
Professora Auxiliar de Pediatria 


Crianca enferma. Pablo Picasso, 1903A singularidade da vida remete-nos, em grande parte, para o conjunto de realizações pessoais, cujos resultados se propagam para o meio que nos rodeia e são, por este mesmo meio, reconhecidos como grandes feitos e indiscutíveis acréscimos de qualidade na linha da evolução.
A jubilação do Prof. Doutor João Carlos Gomes-Pedro demarca-se pela fatalidade do reconhecimento pelo mérito das suas acções e dedicação a uma causa, a Pediatria, ou mais concretamente, o Saber Pediatria.
Em “Estrutura das Revoluções Cientificas”, Thomas Kuhn (conceituado físico do século XX) refere que a evolução do conhecimento não depende apenas do acto “fazer”, mas sim da adaptabilidade do espírito e do intelecto às circunstâncias da nossa existência. É este o paradigma que o Professor lega nos seus colaboradores. Um paradigma que serve de guia nos métodos de trabalho da Clínica Universitária e na organização do Serviço de Pediatria (agora designado como Departamento da Criança e da Família, corolário de uma visão global do Professor, sempre com enfoque especial nos superiores interesses da criança).
O Prof. Doutor João Carlos Gomes-Pedro é um digno jubilado (“ser perfeito no saber”) e o agradecimento é o acto mais modesto que encontramos para traduzir a sua devoção profissional e académica. Uma lição de vida que serve de touchpoint imediato a todos os que o abraçam e continuarão a abraçar.

O Secretariado da Clínica Universitária de Pediatria 

Alguns falarão do Homem. É essencialmente acerca do Prof. Gomes Pedro que direi algumas palavras sobre acontecimentos recentes. Mais uma vez se encheu todo um grande Auditório para o ouvir, na sua última lição. Mas noutro lado, com uma Assembleia bem mais reduzida, na apresentação do ensino longitudinal da criança ao longo de todos os anos de formação em Medicina, a todos nomeou e disse: estes são os interessados. E também aqui teve razão, sustentada pelas palavras de uma das participantes. Provavelmente cabe a cada um nomear 3 factos ligados ao Prof. Gomes Pedro. Eu destacaria resiliência, touchpoint e díade. Sobretudo a importância da relação precoce. Para que não esqueçamos que em comportamento, tal como em função respiratória, as determinantes são antenatais e existe uma janela breve em que tudo acontece e tudo permanece – os primeiros anos de Vida. Para que não o esqueçamos…

Teresa Bandeira 
Unidade de Pneumologia Pediátrica e Núcleo Pediátrico de Estudos da Função Respiratória, Sono e Ventilação. Clínica Universitária de Pediatria. Departamento da Criança e da Família. HSM

Crianca Enferma - Gabriel Mitsu 1660
O Homem, o médico e o professor Gomes Pedro "
"Ao Homem que descobriu o brilho no olhar da criança , o seu significado, a sua profundidade e entendimento, quando os outros o julgavam seres passivos.
Ao Medico que nunca se esqueceu de ser e ver o Homem na sua prática.
Ao Professor, referência de uma época.
Ao Amigo ... o meu obrigada"

Teresa Moreno
Share

news@fmul

Subscreva já!
Lista de contactos

Footer menu

  • Termos de Utilização
  • Proteção de Dados
  • Ficha Técnica
  • Mapa do Site

Faculdade de Medicina da Universidade de Lisboa (C) 2023

Este site utiliza cookies para melhorar a experiência de navegação.

Ao carregar em Aceitar estará a consentir a utilização de cookies.

  • Estudar
    • Mestrado Integrado em Medicina (MIM)
    • Licenciatura em Ciências da Nutrição (LCN)
      • Licenciatura em Ciências da Nutrição (1º Ciclo)
    • Mestrados, Doutoramentos e Cursos não conferentes de grau
    • Formação Contínua
    • Masterclass Online Courses
      • Operating Theatres Leadership and Perioperative Practice Management
      • Emergências Cardiovasculares
      • Emergências Cerebrovasculares
    • Parcerias
      • Parcerias Institucionais
      • Instituições Afiliadas
      • Protocolos de Colaboração Nacionais
      • Protocolos de Colaboração Internacionais
      • Parcerias no Ensino
      • Instituições Parceiras no âmbito do Programa Erasmus+
    • Avaliação e Acreditação
    • Mobilidade
      • Erasmus +
        • Outgoing
      • Outras Mobilidades
    • Biblioteca
  • Investigar
    • Investigação na FMUL
    • Produção Científica
    • Comissão de Ética do CAML
    • Apoios para a Investigação
    • Inovação e Empreendedorismo
      • Laboratório de Inovação
      • SynerGIEs
      • Workshops Tools for Innovation
  • Viver
    • A Cidade
    • Acessos
    • Alojamento
    • Custo de vida
    • Apoio Social
    • Desporto e bem-estar
  • Internacional
    • Mobilidade
      • Erasmus +
        • Incoming
        • Outgoing
      • Outras Mobilidades
    • Reconhecimento de Qualificações Estrangeiras
    • Convénios e Protolocos ULisboa
    • Visitas e Iniciativas Internacionais
  • A FMUL
    • Mensagem do Diretor
    • Enquadramento Estratégico
    • Marcos Históricos
      • História
        • Porquê reformar o ensino clínico?
      • Breve História da Reforma do Ensino Clínico de 2021 na FMUL
    • Organização
      • Organograma
      • Órgãos de Governo
        • Diretor
          • Despachos do Diretor
        • Conselho de Escola
        • Conselho Científico
        • Conselho Pedagógico
        • Conselho de Gestão
      • Unidades Estruturais
        • Áreas Disciplinares Autónomas
          • Área Disciplinar Autónoma de Imuno-Oncologia
        • Unidades de Investigação Autónomas
        • Clínicas Universitárias
        • Institutos
        • Laboratórios
        • Departamento de Educação Médica
        • Departamentos
      • Serviços Técnicos e Administrativos
        • Gabinete de Apoio à Investigação Científica, Tecnológica e Inovação
          • Prémio GAPIC David-Ferreira
          • Dia da Investigação
          • Programa “Educação pela Ciência”
          • Bolsa Fundação Astrazeneca/ FMUL
          • Cursos GAPIC
          • GAPIC Alumni
          • Observar a actividade científica
        • Diretor Executivo
        • Direção de Serviços de Gestão Administrativa
        • Gabinete de Inovação e Empreendedorismo
          • SynerGIEs
          • Workshops Tools for Innovation
        • Gabinete de Planeamento Estratégico e Qualidade
        • Instituto de Formação Avançada
        • Área Académica
          • Matrículas e Inscrições 2022/2023 – 1º Ano, 1ª Vez
        • Área de Gestão Financeira e Patrimonial
        • Área de Instalações, Equipamentos, Aprovisionamento e de Tecnologias de Informação
        • Área de Recursos Humanos e Vencimentos
          • SIADAP 3 - Avaliação Desempenho Trabalhadores Não Docentes
          • Procedimentos Concursais
          • Legislação e Bibliografia
          • Formação Profissional
          • Programa de Apoio Financeiro à Formação Académica
        • Área dos Polos Administrativos
        • Gabinete de Apoio ao Estudante
          • Embaixador Mentoring
          • Espaço S
            • Moving in
            • Onde posso obter ajuda?
          • simplesMENTE
          • Mentoring 2.0
          • Projeto Mentoring
          • Solvin’ It
          • Workshops de Iniciação Pedagógica – WIP
          • Mapping your way
          • Take On
          • Transforma Portugal
          • iNerd
        • Gabinete de Comunicação
        • Unidade de Segurança, Saúde e Sustentabilidade
      • Museu Egas Moniz
    • Sistema Integrado de Garantia da Qualidade
    • FMUL em números
    • Documentos Oficiais
    • Espaços Pedagógicos
    • Parcerias
      • Parcerias Institucionais
      • Instituições Afiliadas
      • Protocolos de Colaboração Nacional
      • Protocolos de Colaboração Internacionais
      • Parcerias no Ensino
      • Instituições Parceiras no âmbito do Programa Erasmus+
    • AAAFML
    • Fmul na Comunidade
      • Conselho de Cidadãos
      • Conselho Consultivo
      • Responsabilidade Social
      • Doação de Corpo à Ciência
    • Identidade Visual
    • Área Interna
      • Formulários e Documentos
    • Centro de Simulação - CTMA
    • Inclusão e Não Discriminação na FMUL
  • Acesso Rápido
    • Mestrado Integrado em Medicina (MIM)
    • Acesso para Licenciados
    • Gabinete de Apoio ao Estudante
    • Qualificações Estrangeiras
    • Licenciatura em Ciências da Nutrição (LCN)
    • Institutos
    • Clínicas Universitárias
    • Erasmus +
    • Outras mobilidades
    • Laboratórios
    • Unidades de Investigação Autónoma
    • Formação contínua
    • Identidade Visual
    • Projetos Cofinanciados pela UE
    • Documentos Oficiais
    • Área Interna
    • FMUL digital
    • Procedimentos Concursais
    • Newsletter
    • Avaliação do Desempenho dos Docentes de Carreira por Ponderação Curricular | 2019-2021
    • Biblioteca
    • Serões de Literatura
  • Estudantes
    • Secretaria Virtual
      • Matrículas e Inscrições 2023/2024 – Outros Anos
      • Calendário de escolaridade e procedimentos de exames
      • Horários e Salas de Aula
      • Estatutos e Regimes
      • Propinas e emolumentos
      • Atribuição de Cacifos
      • Seguro escolar e ação social
      • Minutas e requerimentos
      • Creditações
      • Prescrição
      • Unidades Curriculares Optativas | Medicina
      • 6º ano | Estágio Clínico Profissionalizante
      • Trabalho final do Mestrado Integrado em Medicina
      • Regulamentos
      • Código de Honra
    • Aplicações
      • myFenix | vídeo
      • FenixEdu
      • Moodle (eLearning)
      • Webmail
    • Formação Contínua
    • Formação Avançada
      • Provas Académicas
    • Gabinete de Apoio ao Estudante
      • Pausa para a Saúde Mental
    • Provedor do Estudante
    • Mobilidade
    • Apoios para a Investigação
    • Biblioteca
    • AEFML
    • Estudantes com Necessidades Educativas Especiais