Momentos
Palavras dirigidas ao Prof. Doutor Gomes-Pedro
Frequentei o 2.º Mestrado, em 1992 e, num momento histórico e de grande incerteza quanto ao futuro da Saúde Escolar, o Professor Gomes-Pedro coordenou-o exemplarmente, sendo para os seus alunos um modelo de dedicação e competência.
Na senda da excelência, em 1997, os Mestrados passam a chamar-se de Saúde Escolar, correspondendo esta mudança a um alargamento dos horizontes da Saúde e da Escola tendo em conta os novos paradigmas da promoção da saúde e a evolução dos sistemas de educação e de saúde. Conceptualmente, os Mestrados de Saúde Escolar valorizaram uma abordagem holística da Saúde na Escola, a interdisciplinaridade e a intersectorialidade na resposta às necessidades de saúde e bem-estar da comunidade educativa - alunos, professores e pais.
O Professor Gomes-Pedro fez dos Mestrados de Saúde Escolar um espaço privilegiado de Educação e de Saúde, um pilar para o desenvolvimento das acções dos profissionais de saúde e de educação, uma alavanca para a investigação dos determinantes sociais da saúde no contexto escolar que permitiram identificar práticas de promoção da saúde efectivas.
Colaborei na coordenação de um dos módulos dos Mestrados de Saude Escolar, que decorreram desde 1997 até 2005, tornando-se gratificante manifestar o apreço que tenho pelas capacidades profissionais e as qualidades pessoais do Professor Gomes-Pedro.
Importa agradecer publicamente ao Professor Gomes-Pedro o impulso que sempre deu à Saúde Escolar em Portugal, sendo de inteiro merecimento ressaltar o seu dinamismo e as suas qualidades humanas, testemunho vivo, que vale a pena prosseguir.
Gregória Paixão von Amann
Médica de Saúde Pública; Mestre em Medicina Escolar
O Professor Doutor João Carlos Gomes Pedro deu a 1 de Outubro de 2010 uma lição magnífica assinalando a sua jubilação. Para uma Aula Magna repleta, conforme seria de esperar, conversou com paixão sobre os novos horizontes da pediatria.
Conheço o Professor Gomes Pedro desde que entrei para o Internato Complementar de Pediatria em 1985. Sempre me impressionou a sua personalidade marcante, cheia de entusiasmo e talento, não apenas na área da Pediatria do Desenvolvimento e na relação precoce mãe/bébé (onde foi um pioneiro) mas sobretudo pelo seu espírito inovador e qualidades pedagógicas.
O seu pioneirismo revelou-se, nomeadamente, através da renovação dos métodos pedagógicos da nossa Escola de Medicina, tendo criado o GEPOG e, posteriormente, o Departamento de Educação Médica que ajudaram a formar várias gerações de docentes.
A capacidade que teve em integrar a criança normal no ensino da Pediatria até então mais direccionada para o modelo patológico, foi determinante para a transição para um modelo biológico centrado na investigação e, finalmente, para um modelo relacional que deixou marcas indeléveis na nova geração de pediatras.
Tem ainda sido um incansável advogado dos direitos da criança dentro de um diálogo pluridisciplinar pouco comum entre nós.
Obrigada pelo quanto nos influenciou ao ter-nos ensinado a pensar a criança em todas as suas dimensões. Obrigada ainda por ter desenvolvido a qualidade do ensino na nossa Faculdade e ter conseguido integrar a criança e a família no curriculum escolar da FMUL desde o 1º ano.
Permita-nos continuar a contar com o seu saber e discernimento!
Helena Fonseca
Professora Auxiliar de Pediatria
A jubilação do Prof. Doutor João Carlos Gomes-Pedro demarca-se pela fatalidade do reconhecimento pelo mérito das suas acções e dedicação a uma causa, a Pediatria, ou mais concretamente, o Saber Pediatria.
Em “Estrutura das Revoluções Cientificas”, Thomas Kuhn (conceituado físico do século XX) refere que a evolução do conhecimento não depende apenas do acto “fazer”, mas sim da adaptabilidade do espírito e do intelecto às circunstâncias da nossa existência. É este o paradigma que o Professor lega nos seus colaboradores. Um paradigma que serve de guia nos métodos de trabalho da Clínica Universitária e na organização do Serviço de Pediatria (agora designado como Departamento da Criança e da Família, corolário de uma visão global do Professor, sempre com enfoque especial nos superiores interesses da criança).
O Prof. Doutor João Carlos Gomes-Pedro é um digno jubilado (“ser perfeito no saber”) e o agradecimento é o acto mais modesto que encontramos para traduzir a sua devoção profissional e académica. Uma lição de vida que serve de touchpoint imediato a todos os que o abraçam e continuarão a abraçar.
O Secretariado da Clínica Universitária de Pediatria
Alguns falarão do Homem. É essencialmente acerca do Prof. Gomes Pedro que direi algumas palavras sobre acontecimentos recentes. Mais uma vez se encheu todo um grande Auditório para o ouvir, na sua última lição. Mas noutro lado, com uma Assembleia bem mais reduzida, na apresentação do ensino longitudinal da criança ao longo de todos os anos de formação em Medicina, a todos nomeou e disse: estes são os interessados. E também aqui teve razão, sustentada pelas palavras de uma das participantes. Provavelmente cabe a cada um nomear 3 factos ligados ao Prof. Gomes Pedro. Eu destacaria resiliência, touchpoint e díade. Sobretudo a importância da relação precoce. Para que não esqueçamos que em comportamento, tal como em função respiratória, as determinantes são antenatais e existe uma janela breve em que tudo acontece e tudo permanece – os primeiros anos de Vida. Para que não o esqueçamos…
Teresa Bandeira
Unidade de Pneumologia Pediátrica e Núcleo Pediátrico de Estudos da Função Respiratória, Sono e Ventilação. Clínica Universitária de Pediatria. Departamento da Criança e da Família. HSM

O Homem, o médico e o professor Gomes Pedro "
"Ao Homem que descobriu o brilho no olhar da criança , o seu significado, a sua profundidade e entendimento, quando os outros o julgavam seres passivos.
Ao Medico que nunca se esqueceu de ser e ver o Homem na sua prática.
Ao Professor, referência de uma época.
Ao Amigo ... o meu obrigada"
Teresa Moreno
