Passar para o conteúdo principal
Menu

Logo news@fmul

logos ULisboa FMUL CAML

  • PT
  • EN

Menu Lateral Icons

Menu Lateral

  • Eventos
  • Newsletter
  • Notícias
  • Espaço Ciência

Voltar ao topo

News nº
17
Novembro 2010
(Visite a edição completa)
Investigação e Formação Avançada
Alunos da FMUL Premiados no V YES Meeting
Alunos da Faculdade de Medicina da Universidade de Lisboa (FMUL) participaram no V YES Meeting, tendo sido premiados André dos Santos Rocha e Ruben Duque do Vale pelos trabalhos de investigação apresentados.
Entre os dias 23 e 26 de Setembro de 2010 realizou-se a 5.ª edição do YES Meeting, organizada por alunos da Faculdade de Medicina da Universidade do Porto e foram vários os alunos da FMUL que, uma vez mais, rumaram até à cidade do Porto.
Os alunos participaram em várias sessões e actividades contempladas no programa e alguns apresentaram mesmo os seus trabalhos de investigação, que têm desenvolvido em unidades de investigação da FMUL.
De entre os trabalhos apresentados distinguiram-se os trabalhos do aluno André dos Santos Rocha, “Low doses of ionizing radiation promote tumor growth and metastases by enhancing angiogenesis”, ao qual foi atribuído o Prémio para Melhor Sessão Oral na categoria “Oncologia e Biologia Molecular”, e do aluno Ruben Duque do Vale, “Detailing the age-related effects of memantine on long-term potentiation”, que recebeu o Primeiro Prémio na Sessão de Posters “Neurociências”.
Eis os testemunhos dos alunos premiados…

André dos Santos Rocha, aluno do 4.º ano de Medicina na FMUL
andrerocha@campus.ul.pt 


«Participei no V YES Meeting e apresentei o trabalho de investigação que desenvolvo no Instituto de Medicina Molecular (IMM), na Unidade de Angiogénese, liderada pela Prof. Doutora Susana Constantino. O projecto apresentado intitula-se “Low doses of ionizing radiation promote tumor growth and metastases by enhancing angiogenesis”.
Foi uma apresentação bastante mediática e o impacto clínico das nossas descobertas proporcionou uma discussão entre moderadores/professores e alunos bastante frutífera... Talvez por essa razão me tenha sido atribuído o Prémio para Melhor Sessão Oral na categoria “Oncologia e Biologia Molecular”.
Mais uma vez este congresso foi um êxito, com uma organização louvável e a participação activa e passiva de estudantes internacionais da Europa e do Mundo.
Estes encontros são sempre muito úteis e recompensadores... Mesmo antes de me ter sido anunciado o prémio, num jantar sublime no Hotel Tiara no Porto, eu já estava satisfeito com esta experiência: as relações médicas e humanas que se estabelecem, o conhecimento da Ciência além fronteiras, o programa social, os testemunhos de grandes médicos e investigadores e, a mim, que me foi dada essa honra, um lugar para expor o meu modesto contributo para a Ciência.
Mais inesquecível do que o momento em que me atribuíram um prémio monetário, e mesmo sabendo a época económica que atravessamos, onde os cortes primeiros são na área da Ciência, foi a oportunidade de ver que é dado lugar ao estudante para expor o seu trabalho e que está ser cultivado em Portugal o conceito do Médico/Investigador... É uma realidade que devemos promover, e nisso deve ser dado um louvor à nossa faculdade, que devido às cooperações com o IMM e ao facto dos nossos professores serem muitos deles também investigadores, promove inúmeros estágios de investigação básica, clínica e translacional. É desta 3ª realidade que vou falar de seguida...
O meu projecto é um símbolo, na minha singular opinião, do conceito que se deve alargar à Medicina: a translação entre as ciências básicas e a clínica! Na Unidade de Angiogénese, nós trabalhamos em estreita colaboração diária com os Serviços de Radioterapia e Cirurgia Vascular do Hospital de Santa Maria (HSM) e, dessa colaboração, saíram as conclusões que apresentei no Porto: a compreensão molecular, celular e sistémica dos efeitos das terapêuticas médicas no cancro, mais especificamente a radioterapia.
Algumas lições eu tirei deste congresso, muitas delas pela voz do Prof. Aaron Ciechanover, prémio Nobel da Química em 2004, que nos alertou para os desafios da Ciência: não é rápido nem se trata de um processo eficiente, é preciso ter uma mente curiosa e indagar os mistérios do funcionamento do corpo humano.
Foi uma óptima experiência, quer o trabalho de investigação quer o congresso, portanto, a minha mensagem passa por sugerir a todos os alunos que participem nestas actividades, pois o que se aprende e os laços que se criam são oportunidades únicas.»

Ruben Duque do Vale, aluno do 5.º ano de Medicina na FMUL
rduquedovale@gmail.com 


«Decorreu no passado mês de Setembro, no Porto, o V Young European Scientist Meeting, organizado por estudantes da Faculdade de Medicina da Universidade do Porto (FMUP). Num dos maiores eventos a nível Europeu, a organização juntou cerca de quatrocentos alunos de Medicina de mais de vinte e cinco países, tendo todos em comum o interesse pela investigação biomédica. Reuniram também cientistas de renome internacional, das mais diversas áreas, desde a Robótica à Oncologia, que vieram apresentar os trabalhos que estão a desenvolver e partilhar vivências enquanto experientes investigadores.
Decidi participar neste meeting, com o projecto que comecei a desenvolver há cerca de um ano na Unidade de Neurociências do Instituto de Medicina Molecular, sob a tutela da professora Maria José Diógenes. A minha candidatura foi aprovada e tive então a oportunidade de apresentar o projecto “Detailing the age-related effects of memantine on long-term potentiation”, sob a forma de poster.
Esta foi a primeira oportunidade que tive de partilhar o trabalho que tenho estado a desenvolver com outras pessoas interessadas em investigação biomédica. Além disso, assisti a apresentações de colegas de vários pontos do mundo, com os quais aprendi bastante, não só sobre os temas a que se dedicam, mas também sobre os seus métodos de investigação e concepções científicas. Mas, sem dúvida que o mais incrível destes três dias de Ciência foi ver a paixão de todos os intervenientes no congresso ao falar do seu trabalho e ao ouvirem as apresentações dos colegas. Juntar figuras ilustres como o professor Aaron Ciechanover (prémio Nobel da Química em 2004) ou o professor Sobrinho Simões da FMUP e ver a forma como fazem da Ciência vida e dão vida à Ciência é a maior das inspirações que qualquer jovem investigador pode ter.
Apesar de ter ganho o primeiro prémio pela apresentação do meu poster na sessão de Neurociências digo, com toda a sinceridade, que este reconhecimento não foi o mais importante para mim neste meeting. O mais importante foi ter a certeza que tomei uma óptima decisão quando há um ano atrás me candidatei ao Programa “Educação pela Ciência”, isto porque a realidade com que me deparei no YES meeting é no fundo a Medicina que idealizo, composta pela clínica e pela investigação translacional. E, porque um Médico não é somente um clínico, espero continuar a participar activamente, com o meu humilde contributo, nesta Ciência que é no fundo a própria Medicina.»

Equipa Editorial
news@fm.ul.pt 
Share

news@fmul

Subscreva já!
Lista de contactos

Footer menu

  • Termos de Utilização
  • Proteção de Dados
  • Ficha Técnica
  • Mapa do Site

Faculdade de Medicina da Universidade de Lisboa (C) 2023

Este site utiliza cookies para melhorar a experiência de navegação.

Ao carregar em Aceitar estará a consentir a utilização de cookies.

  • Estudar
    • Mestrado Integrado em Medicina (MIM)
    • Licenciatura em Ciências da Nutrição (LCN)
      • Licenciatura em Ciências da Nutrição (1º Ciclo)
    • Mestrados, Doutoramentos e Cursos não conferentes de grau
    • Formação Contínua
    • Masterclass Online Courses
      • Operating Theatres Leadership and Perioperative Practice Management
      • Emergências Cardiovasculares
      • Emergências Cerebrovasculares
    • Parcerias
      • Parcerias Institucionais
      • Instituições Afiliadas
      • Protocolos de Colaboração Nacionais
      • Protocolos de Colaboração Internacionais
      • Parcerias no Ensino
      • Instituições Parceiras no âmbito do Programa Erasmus+
    • Avaliação e Acreditação
    • Mobilidade
      • Erasmus +
        • Outgoing
      • Outras Mobilidades
    • Biblioteca
  • Investigar
    • Investigação na FMUL
    • Produção Científica
    • Comissão de Ética do CAML
    • Apoios para a Investigação
    • Inovação e Empreendedorismo
      • Laboratório de Inovação
      • SynerGIEs
      • Workshops Tools for Innovation
  • Viver
    • A Cidade
    • Acessos
    • Alojamento
    • Custo de vida
    • Apoio Social
    • Desporto e bem-estar
  • Internacional
    • Mobilidade
      • Erasmus +
        • Incoming
        • Outgoing
      • Outras Mobilidades
    • Reconhecimento de Qualificações Estrangeiras
    • Convénios e Protolocos ULisboa
    • Visitas e Iniciativas Internacionais
  • A FMUL
    • Mensagem do Diretor
    • Enquadramento Estratégico
    • Marcos Históricos
      • História
        • Porquê reformar o ensino clínico?
      • Breve História da Reforma do Ensino Clínico de 2021 na FMUL
    • Organização
      • Organograma
      • Órgãos de Governo
        • Diretor
          • Despachos do Diretor
        • Conselho de Escola
        • Conselho Científico
        • Conselho Pedagógico
        • Conselho de Gestão
      • Unidades Estruturais
        • Áreas Disciplinares Autónomas
          • Área Disciplinar Autónoma de Imuno-Oncologia
        • Unidades de Investigação Autónomas
        • Clínicas Universitárias
        • Institutos
        • Laboratórios
        • Departamento de Educação Médica
        • Departamentos
      • Serviços Técnicos e Administrativos
        • Gabinete de Apoio à Investigação Científica, Tecnológica e Inovação
          • Prémio GAPIC David-Ferreira
          • Dia da Investigação
          • Programa “Educação pela Ciência”
          • Bolsa Fundação Astrazeneca/ FMUL
          • Cursos GAPIC
          • GAPIC Alumni
          • Observar a actividade científica
        • Diretor Executivo
        • Direção de Serviços de Gestão Administrativa
        • Gabinete de Inovação e Empreendedorismo
          • SynerGIEs
          • Workshops Tools for Innovation
        • Gabinete de Planeamento Estratégico e Qualidade
        • Instituto de Formação Avançada
        • Área Académica
          • Matrículas e Inscrições 2022/2023 – 1º Ano, 1ª Vez
        • Área de Gestão Financeira e Patrimonial
        • Área de Instalações, Equipamentos, Aprovisionamento e de Tecnologias de Informação
        • Área de Recursos Humanos e Vencimentos
          • SIADAP 3 - Avaliação Desempenho Trabalhadores Não Docentes
          • Procedimentos Concursais
          • Legislação e Bibliografia
          • Formação Profissional
          • Programa de Apoio Financeiro à Formação Académica
        • Área dos Polos Administrativos
        • Gabinete de Apoio ao Estudante
          • Embaixador Mentoring
          • Espaço S
            • Moving in
            • Onde posso obter ajuda?
          • simplesMENTE
          • Mentoring 2.0
          • Projeto Mentoring
          • Solvin’ It
          • Workshops de Iniciação Pedagógica – WIP
          • Mapping your way
          • Take On
          • Transforma Portugal
          • iNerd
        • Gabinete de Comunicação
        • Unidade de Segurança, Saúde e Sustentabilidade
      • Museu Egas Moniz
    • Sistema Integrado de Garantia da Qualidade
    • FMUL em números
    • Documentos Oficiais
    • Espaços Pedagógicos
    • Parcerias
      • Parcerias Institucionais
      • Instituições Afiliadas
      • Protocolos de Colaboração Nacional
      • Protocolos de Colaboração Internacionais
      • Parcerias no Ensino
      • Instituições Parceiras no âmbito do Programa Erasmus+
    • AAAFML
    • Fmul na Comunidade
      • Conselho de Cidadãos
      • Conselho Consultivo
      • Responsabilidade Social
      • Doação de Corpo à Ciência
    • Identidade Visual
    • Área Interna
      • Formulários e Documentos
    • Centro de Simulação - CTMA
    • Inclusão e Não Discriminação na FMUL
  • Acesso Rápido
    • Mestrado Integrado em Medicina (MIM)
    • Acesso para Licenciados
    • Gabinete de Apoio ao Estudante
    • Qualificações Estrangeiras
    • Licenciatura em Ciências da Nutrição (LCN)
    • Institutos
    • Clínicas Universitárias
    • Erasmus +
    • Outras mobilidades
    • Laboratórios
    • Unidades de Investigação Autónoma
    • Formação contínua
    • Identidade Visual
    • Projetos Cofinanciados pela UE
    • Documentos Oficiais
    • Área Interna
    • FMUL digital
    • Procedimentos Concursais
    • Newsletter
    • Avaliação do Desempenho dos Docentes de Carreira por Ponderação Curricular | 2019-2021
    • Biblioteca
    • Serões de Literatura
  • Estudantes
    • Secretaria Virtual
      • Matrículas e Inscrições 2023/2024 – Outros Anos
      • Calendário de escolaridade e procedimentos de exames
      • Horários e Salas de Aula
      • Estatutos e Regimes
      • Propinas e emolumentos
      • Atribuição de Cacifos
      • Seguro escolar e ação social
      • Minutas e requerimentos
      • Creditações
      • Prescrição
      • Unidades Curriculares Optativas | Medicina
      • 6º ano | Estágio Clínico Profissionalizante
      • Trabalho final do Mestrado Integrado em Medicina
      • Regulamentos
      • Código de Honra
    • Aplicações
      • myFenix | vídeo
      • FenixEdu
      • Moodle (eLearning)
      • Webmail
    • Formação Contínua
    • Formação Avançada
      • Provas Académicas
    • Gabinete de Apoio ao Estudante
      • Pausa para a Saúde Mental
    • Provedor do Estudante
    • Mobilidade
    • Apoios para a Investigação
    • Biblioteca
    • AEFML
    • Estudantes com Necessidades Educativas Especiais