Eventos
Ecos da 12ª Conferência EAHIL


Decorreu com assinalável sucesso, pela segunda vez em Portugal, o Congresso Europeu das Bibliotecas Médicas e de Saúde que teve lugar na Fundação Calouste Gulbenkian e no Centro de Congressos do Estoril, na semana de 14 a 18 de Junho de 2010.
Após 4 anos de trabalho na organização deste evento, tivemos finalmente o prazer de ver os nossos esforços compensados com a dignificante realização da 12ª Conferência EAHIL em Portugal.
Considerado o maior congresso europeu para especialistas de documentação e informação na área da saúde, nele participaram cerca de 400 profissionais de 40 países da Europa, PALOP, EUA, Austrália e Canadá, com a seguinte distribuição:

O PROGRAMA CIENTÍFICO
Subordinado ao tema “Discovering new seas of Knowledge: Technologies, environments and users in the future of health libraries” o debate e reflexão, na conferência deste ano, incidiu sobre os seguintes temas:
• Health technologies assessment
• Evidence-based librarianship
• Bibliometrics
• Information literacy
• Library spaces and places
• Preservation and memory: old collections in a digital world
• Health and biomedical informatics
• Scholarly publishing and open access
• Emerging technologies and tools: innovative health information management, Web 2.0 / Web 3.0
• Health librarians in the 21st century: opportunities, roles, competencies, skills, marketing, leadership
• User statistics
• Library management
Durante os cinco dias da Conferência, bibliotecários e profissionais da informação em saúde, de vários países do mundo, frequentaram cursos de educação continuada, participaram em diversos painéis e debates, discutiram o futuro da gestão do conhecimento, cumprindo um programa científico repleto de contributos valiosos por parte de especialistas nacionais e internacionais, propiciando a troca e partilha de experiências, reflectindo sobre o papel do bibliotecário face às novas oportunidades, competências e lideranças no século XXI.
OS CURSOS PRÉ-CONFERÊNCIA NA FUNDAÇÃO CALOUSTE GULBENKIAN

Fig. 1 – Edifício da Fundação Calouste Gulbenkian onde decorreram os CEC
Nos dias 14 e 15 de Junho decorreram os CEC - Continuing Education Courses, nas instalações da Fundação Calouste Gulbenkian, gentilmente cedidas para este efeito. Nestes 16 cursos pré-conferência participaram cerca de 100 congressistas provenientes de 30 países. De entre os temas leccionados destacamos o CEC 07 – “Writing for scientific/academic publications”, leccionado pelo Prof. Vaz Carneiro, relativamente ao qual reproduzimos o comentário da participante Maya Samaha do Líbano, publicado no “Estoril Echo 1: EAHIL2010 Newsletter”, jornal editado e distribuído no decorrer da conferência: “I really enjoyed this course, it was well-structured and very useful and our teacher was very good. What I learnt today I can really use in my university to further teach my student doctors to write well for medical journals”.
CERIMÓNIA DE ABERTURA DA CONFERÊNCIA NO CENTRO DE CONGRESSOS DO ESTORIAL
No dia 16 de Junho, pelas 9 horas, teve lugar a cerimónia de abertura do Congresso, onde para além das habituais palavras de boas-vindas proferidas pelas entidades oficiais, usou também da palavra a Dra. Isabel Mota, na qualidade de Administradora da Fundação Calouste Gulbenkian com o pelouro da Saúde e principal patrocinador da 12ª Conferência EAHIL.

Fig. 2 – Dra. Isabel Mota na cerimónia de abertura da conferência
De realçar nesta cerimónia a magnífica comunicação de abertura proferida pelo Professor Alexandre Quintanilha, da Universidade do Porto, sobre o tema “Evolution of Knowledge and its Impact on Bioetics”, sobre a qual reproduzimos a apreciação feita no “Estoril Echo 2: EAHIL2010 Newsletter”: “Many people commented that it was one of the best Opening speeches at any EAHIL conference and it was reflected in the appreciative ovation he received from the delegates”.
No decorrer da Conferência foram apresentadas 75 comunicações provenientes de 25 países:

Todas as apresentações estão acessíveis aqui
Evidenciamos as comunicações proferidas pelos Professores da FMUL Prof. Doutor António Vaz Carneiro, “High quality information for evidence based practice: a practical system” e Prof. Armando Brito de Sá, “The knowledge community” pela qualidade científica que acrescentaram à conferência, com o seu especial contributo segundo uma visão de utilizadores dos sistemas de informação, o foco do trabalho deste grupo de profissionais.
Ainda por parte da Biblioteca-CDI, realçamos a comunicação apresentada pelo Dr. André Silva, “Your digital library is my digital library: reflecting in our experience in promoting a rare book collection”, da qual evidenciamos a mensagem de um dos slides da apresentação acessível aqui:

Fig. 3 – Slide nº. 2 da apresentação “Your digital library is my digital library”
Numa área reservada aos posters decorreu a exposição de 51 posters de conferencistas dos seguintes países:

De realçar ainda o poster referente a Portugal, intitulado “ Fulfilling the needs of our users in the Lisbon Faculty of Medicin Library” e apresentado pela colaboradora da Biblioteca-CDI Dra. Susana Henriques.


Fig. 4 – Poster “Fulfilling the needs of our users in the Lisbon Faculty of Medicine Library”
Também pela primeira vez, abriu-se espaço para a discussão do acesso à informação nos países de língua portuguesa com um painel que contou com representantes do Brasil, Moçambique e Portugal, além de uma apresentação sobre a rede ePORTUGUÊSe da OMS.
O PROGRAMA SOCIAL
Conforme sugeria o Prof. Quintanilha na sua lição de abertura da Conferência, “The best way to be healthy is to combine work with leisure”, também neste congresso a parte social do evento contribuiu para reforçar conhecimentos, convívio e laços de amizade entre este largo grupo de profissionais, quer na recepção aos “first-timers” com cocktail na Casa de Santa Maria em Cascais e visita ao Museu do Farol, quer na excursão ao Palácio Real de Mafra, visitando as suas imponentes e históricas Biblioteca e Enfermaria e ainda no jantar de gala no casino do Estoril acompanhado do nosso tradicional fado.



Fig. 5, 6 e 7 – Eventos do programa social
COMENTÁRIOS
Tal como no slide que a seguir reproduzimos, também o comité de organização, após o decorrer da Conferência, se interrogou “teremos atingido os objectivos a que nos propusemos?”

Fig. 6 – Slide “Did we reach our goals?”
Se algumas dúvidas persistiam, talvez motivadas pelo elevado nível de exigência que colocámos nesta organização, as mesmas foram dissipadas pelas mensagens de agradecimento e elogio recebidas de diversos colegas de toda a Europa, das quais reproduzimos a do ex-presidente da EAHIL Tony McSean: “The conference was a masterclass in how this event should be run and sets a high standard for Istambul and Brussels”

Fig. 7 – Email de agradecimento e elogio de ex-presidente da EAHIL

Fig. 8 – Dois dos elementos que apresentaram a candidatura à organização da conferência em Portugal, frente ao Centro de Congressos do Estoril
Por fim, queremos também aqui manifestar o nosso reconhecimento à Direcção da FMUL, por todo o apoio concedido à equipa da Biblioteca-CDI no âmbito da organização do evento, facto que muito contribuiu para o êxito desta Conferência.
Emília Calado Clamote
BIBLIOTECA – Centro de Documentação e Informação
clamote@fm.ul.pt
