Notícias FMUL
Investigadora do IMM ganha bolsa do Programa Harvard Medical School Portugal

A médica Helena Canhão, da Unidade de Reumatologia do Instituto de Medicina Molecular, foi seleccionada pelo programa Harvard Medical School Portugal para uma bolsa de investigação clínica na Universidade de Harvard, EUA.
Uma bolsa de 400 mil euros vai permitir à reumatologista passar dois anos a fazer investigação naquela escola de medicina e mais dois em Portugal.
O projecto da investigadora do IMM visa perceber por que motivo alguns doentes com artrite reumatóide não respondem bem aos medicamentos mais avançados. Segundo a especialista, apesar de os medicamentos biológicos representarem um "avanço enorme" no tratamento da doença – que progressivamente destrói as articulações – cerca de um terço dos doentes não melhora.
A investigadora quer encontrar forma de saber antecipadamente quais os doentes que não irão responder bem àqueles fármacos, para escolher a terapêutica adequada, evitar os efeitos secundários dos medicamentos biológicos e melhorar a qualidade de vida dos doentes.
O Programa Harvard Medical School, uma parceria entre o estado Português e a Universidade de Harvard, atribuiu ainda duas bolsas de 115 mil euros a médicos portugueses em início de carreira da área de genética e cirurgia que de destinam a dois meses de formação na escola de medicina de Harvard.
Unidade de Comunicação e Formação
Instituto de Medicina Molecular
ucom@fm.ul.pt
