Passar para o conteúdo principal
Menu

Logo news@fmul

logos ULisboa FMUL CAML

  • PT
  • EN

Menu Lateral Icons

Menu Lateral

  • Eventos
  • Newsletter
  • Notícias
  • Espaço Ciência

Voltar ao topo

News nº
14
Maio 2010
(Visite a edição completa)
Eventos
Doutoramentos em Biomedicina e Ciências da Saúde na Europa


Quando comecei a trabalhar no Instituto de Medicina Molecular (IMM), em Julho de 2009, como responsável pelo Programa de Doutoramento do IMM, procurei projectos semelhantes na Europa e nos Estados Unidos e foi assim que descobri a ORPHEUS. A ORPHEUS (Organisation for PhD Education in Biomedicine and Health Sciences in the European System) é uma associação que visa promover a harmonização dos programas de doutoramento em biomedicina e nas ciências da saúde, dar apoio aos seus membros e fomentar a cooperação, o intercâmbio e a mobilidade entre instituições europeias. Além disso, a ORPHEUS tem por fim representar o ensino superior e a investigação em biomedicina e nas ciências da saúde, e influenciar as políticas públicas ao nível nacional, europeu e internacional.

Esta organização pareceu-me extremamente interessante, o que me levou a inscrever-me na sua conferência anual. Desde 2004, que a ORPHEUS organiza conferências regularmente. A sua quinta conferência (em que participei) realizou-se este ano em Viena, entre 8 e 10 de Abril, e foi subordinada ao tema "O avanço dos programas doutorais europeus em biomedicina e ciências da saúde através do intercâmbio cooperativo". O simpósio reuniu 196 participantes, que representavam 114 instituições de 39 países. Foi extremamente útil ouvir as experiências de outros países e instituições, bem como foi reconfortante ver que, apesar de sermos diferentes, temos muitos dos mesmos problemas e trabalhamos para um mesmo objectivo – uma educação de excelência para os nossos alunos de doutoramento.

Os tópicos debatidos neste quinto encontro giraram à volta do desenvolvimento da cooperação e do intercâmbio a nível internacional, de forma a promover a mobilidade entre estudantes de doutoramento e pessoal académico, e de aumentar a competitividade dos programas doutorais na Europa. É com este fim que existem os programas internacionais de doutoramento; dessa forma, uma das conclusões do encontro de Viena foi o apoio a programas colaborativos de doutoramento, estabelecidos com base na colaboração já existente na investigação. No entanto, houve um consenso entre a assembleia da conferência, de que todas as instituições devem permitir e estimular os seus estudantes de doutoramento a passar algum tempo em instituições estrangeiras.

A conferência estava organizada por paineis específicos e, no último dia, os participantes foram divididos em pequenos grupos de trabalho (de acordo com as suas áreas de preferência) para identificarem problemas e possíveis soluções. A sessão final foi a discussão, com todos os participantes, de um rascunho para um artigo de opinião que está a ser finalizado e deverá em breve estar disponível.

Este artigo recomenda que as instituições adoptem critérios comparáveis (ver abaixo) de modo a facilitar a cooperação entre as Instituições Biomédicas e de Ciências da Saúde na Europa, um espaço multicultural. Foi também reconhecida a necessidade de estipular métodos que permitam, tanto ao estudante como à instituição (ou instituições) de acolhimento, creditar o trabalho levado a cabo na(s) mesma(s). Embora o sistema convencional de ECTS possa facilmente aplicar-se a cursos, é menos apropriado para a quantificação de trabalho de investigação.

Outras recomendações saídas da 5ª conferência da ORPHEUS incluíram o encorajamento à redacção de uma minuta como base para boas práticas de trabalho entre os sistemas de ensino e as empresas; o estímulo à implementação de medidas que facilitem o regresso de jovens investigadores aos seus países-natal; e, também, o envolvimento de sociedades científicas no estabelecimento de redes para encorajar programas internacionais.

A ORPHEUS produziu vários documentos com recomendações quanto à organização e harmonização de programas de doutoramento. Resumidamente estes documentos afirmam que:

- Os programas de doutoramento se destinam a permitir a indivíduos que levem a cabo uma investigação independente, original e cientificamente relevante, e que avaliem criticamente o trabalho feito por outros.

- Os painéis de avaliação de teses de doutoramento devem ser competentes e independentes dos candidatos ou supervisores das teses – daí que seja encorajada a inclusão nos painéis de membros provenientes de outras universidades e países.

- Uma tese de doutoramento deve basear-se em publicações originais in extenso em revistas médico-científicas, na qual o contributo independente do candidato deve ser claramente demonstrado.

- Embora o cerne de um programa de doutoramento deva ser a tese e a publicação de artigos científicos, deve também ser incluída uma parte curricular, que não deve ocupar mais de 20% da carga de trabalho do candidato.

- Todas as universidades devem divulgar publicamente os seus programas de doutoramento (em inglês).

- O desenvolvimento de programas de doutoramento bem concebidos e de elevada qualidade requer um apoio substancial das faculdades de medicina, dos governos nacionais, da Comissão Europeia, ou de patrocinadores privados e outras instituições, de forma a envolver os melhores estudantes de medicina na investigação científica.

- Os candidatos ao doutoramento podem ser estudantes a tempo inteiro ou em part-time. Sobretudo em medicina, é de esperar que a maior parte dos candidatos sejam estudantes em part-time.

- De acordo com as elevadas exigências de uma tese de doutoramento, nenhuma universidade deve inscrever um número de estudantes de doutoramento superior àquele a que pode fornecer serviços adequados.

- Recomenda-se às autoridades nacionais e internacionais a criação de fundos específicos que ajudariam especificamente à mobilidade e à cooperação nestes programas de doutoramento.

O recentemente proposto programa de doutoramento do Centro Académico de Medicina de Lisboa segue estas recomendações e tem uma estrutura curricular muito flexível, que permite acomodar candidatos em variados regimes de trabalho.

Mais informação disponível em http://www.orpheus-med.org/

 

Inês Crisóstomo, Unidade de Comunicação e Formação, Instituto de Medicina Molecular (IMM)
21 799 94 11 (# 47022)
icrisostomo@fm.ul.pt
Share

news@fmul

Subscreva já!
Lista de contactos

Footer menu

  • Termos de Utilização
  • Proteção de Dados
  • Ficha Técnica
  • Mapa do Site

Faculdade de Medicina da Universidade de Lisboa (C) 2023

Este site utiliza cookies para melhorar a experiência de navegação.

Ao carregar em Aceitar estará a consentir a utilização de cookies.

  • Estudar
    • Mestrado Integrado em Medicina (MIM)
    • Licenciatura em Ciências da Nutrição (LCN)
      • Licenciatura em Ciências da Nutrição (1º Ciclo)
    • Mestrados, Doutoramentos e Cursos não conferentes de grau
    • Formação Contínua
    • Masterclass Online Courses
      • Operating Theatres Leadership and Perioperative Practice Management
      • Emergências Cardiovasculares
      • Emergências Cerebrovasculares
    • Parcerias
      • Parcerias Institucionais
      • Instituições Afiliadas
      • Protocolos de Colaboração Nacionais
      • Protocolos de Colaboração Internacionais
      • Parcerias no Ensino
      • Instituições Parceiras no âmbito do Programa Erasmus+
    • Avaliação e Acreditação
    • Mobilidade
      • Erasmus +
        • Outgoing
      • Outras Mobilidades
    • Biblioteca
  • Investigar
    • Investigação na FMUL
    • Produção Científica
    • Comissão de Ética do CAML
    • Apoios para a Investigação
    • Inovação e Empreendedorismo
      • Laboratório de Inovação
      • SynerGIEs
      • Workshops Tools for Innovation
  • Viver
    • A Cidade
    • Acessos
    • Alojamento
    • Custo de vida
    • Apoio Social
    • Desporto e bem-estar
  • Internacional
    • Mobilidade
      • Erasmus +
        • Incoming
        • Outgoing
      • Outras Mobilidades
    • Reconhecimento de Qualificações Estrangeiras
    • Convénios e Protolocos ULisboa
    • Visitas e Iniciativas Internacionais
  • A FMUL
    • Mensagem do Diretor
    • Enquadramento Estratégico
    • Marcos Históricos
      • História
        • Porquê reformar o ensino clínico?
      • Breve História da Reforma do Ensino Clínico de 2021 na FMUL
    • Organização
      • Organograma
      • Órgãos de Governo
        • Diretor
          • Despachos do Diretor
        • Conselho de Escola
        • Conselho Científico
        • Conselho Pedagógico
        • Conselho de Gestão
      • Unidades Estruturais
        • Áreas Disciplinares Autónomas
          • Área Disciplinar Autónoma de Imuno-Oncologia
        • Unidades de Investigação Autónomas
        • Clínicas Universitárias
        • Institutos
        • Laboratórios
        • Departamento de Educação Médica
        • Departamentos
      • Serviços Técnicos e Administrativos
        • Gabinete de Apoio à Investigação Científica, Tecnológica e Inovação
          • Prémio GAPIC David-Ferreira
          • Dia da Investigação
          • Programa “Educação pela Ciência”
          • Bolsa Fundação Astrazeneca/ FMUL
          • Cursos GAPIC
          • GAPIC Alumni
          • Observar a actividade científica
        • Diretor Executivo
        • Direção de Serviços de Gestão Administrativa
        • Gabinete de Inovação e Empreendedorismo
          • SynerGIEs
          • Workshops Tools for Innovation
        • Gabinete de Planeamento Estratégico e Qualidade
        • Instituto de Formação Avançada
        • Área Académica
          • Matrículas e Inscrições 2022/2023 – 1º Ano, 1ª Vez
        • Área de Gestão Financeira e Patrimonial
        • Área de Instalações, Equipamentos, Aprovisionamento e de Tecnologias de Informação
        • Área de Recursos Humanos e Vencimentos
          • SIADAP 3 - Avaliação Desempenho Trabalhadores Não Docentes
          • Procedimentos Concursais
          • Legislação e Bibliografia
          • Formação Profissional
          • Programa de Apoio Financeiro à Formação Académica
        • Área dos Polos Administrativos
        • Gabinete de Apoio ao Estudante
          • Embaixador Mentoring
          • Espaço S
            • Moving in
            • Onde posso obter ajuda?
          • simplesMENTE
          • Mentoring 2.0
          • Projeto Mentoring
          • Solvin’ It
          • Workshops de Iniciação Pedagógica – WIP
          • Mapping your way
          • Take On
          • Transforma Portugal
          • iNerd
        • Gabinete de Comunicação
        • Unidade de Segurança, Saúde e Sustentabilidade
      • Museu Egas Moniz
    • Sistema Integrado de Garantia da Qualidade
    • FMUL em números
    • Documentos Oficiais
    • Espaços Pedagógicos
    • Parcerias
      • Parcerias Institucionais
      • Instituições Afiliadas
      • Protocolos de Colaboração Nacional
      • Protocolos de Colaboração Internacionais
      • Parcerias no Ensino
      • Instituições Parceiras no âmbito do Programa Erasmus+
    • AAAFML
    • Fmul na Comunidade
      • Conselho de Cidadãos
      • Conselho Consultivo
      • Responsabilidade Social
      • Doação de Corpo à Ciência
    • Identidade Visual
    • Área Interna
      • Formulários e Documentos
    • Centro de Simulação - CTMA
    • Inclusão e Não Discriminação na FMUL
  • Acesso Rápido
    • Mestrado Integrado em Medicina (MIM)
    • Acesso para Licenciados
    • Gabinete de Apoio ao Estudante
    • Qualificações Estrangeiras
    • Licenciatura em Ciências da Nutrição (LCN)
    • Institutos
    • Clínicas Universitárias
    • Erasmus +
    • Outras mobilidades
    • Laboratórios
    • Unidades de Investigação Autónoma
    • Formação contínua
    • Identidade Visual
    • Projetos Cofinanciados pela UE
    • Documentos Oficiais
    • Área Interna
    • FMUL digital
    • Procedimentos Concursais
    • Newsletter
    • Avaliação do Desempenho dos Docentes de Carreira por Ponderação Curricular | 2019-2021
    • Biblioteca
    • Serões de Literatura
  • Estudantes
    • Secretaria Virtual
      • Matrículas e Inscrições 2023/2024 – Outros Anos
      • Calendário de escolaridade e procedimentos de exames
      • Horários e Salas de Aula
      • Estatutos e Regimes
      • Propinas e emolumentos
      • Atribuição de Cacifos
      • Seguro escolar e ação social
      • Minutas e requerimentos
      • Creditações
      • Prescrição
      • Unidades Curriculares Optativas | Medicina
      • 6º ano | Estágio Clínico Profissionalizante
      • Trabalho final do Mestrado Integrado em Medicina
      • Regulamentos
      • Código de Honra
    • Aplicações
      • myFenix | vídeo
      • FenixEdu
      • Moodle (eLearning)
      • Webmail
    • Formação Contínua
    • Formação Avançada
      • Provas Académicas
    • Gabinete de Apoio ao Estudante
      • Pausa para a Saúde Mental
    • Provedor do Estudante
    • Mobilidade
    • Apoios para a Investigação
    • Biblioteca
    • AEFML
    • Estudantes com Necessidades Educativas Especiais