Passar para o conteúdo principal
Menu

Logo news@fmul

logos ULisboa FMUL CAML

  • PT
  • EN

Menu Lateral Icons

Menu Lateral

  • Eventos
  • Newsletter
  • Notícias
  • Espaço Ciência

Voltar ao topo

jovens a doar sangue
News nº
128
Novembro 2022
(Visite a edição completa)
Mais e Melhor
Está-lhes no sangue

 

Eles são o sangue novo que corre nas artérias deste corpo vivo que é o Centro Académico de Medicina de Lisboa (CAML). E por isso aceitaram o desafio do Gabinete de Apoio ao Estudante da Faculdade de Medicina da Universidade de Lisboa e mobilizaram-se numa campanha que tem ajudado a salvar vidas. Todos os anos. Todos os dias.

gotas de sangue em cartolina para apelar à dádiva

Enquanto abre e fecha a mão, ajudando o bombear o sangue para fora do seu corpo, o olhar da Helena fixa-se nos cartazes da parede desta Unidade de Dadores Benévolos de Sangue do Centro Hospitalar Universitário Lisboa Norte. Procuramos o que lhe reteve a atenção e descobrimos a frase “Acreditar é essencial mas ter a atitude é o que faz a diferença”.

Não sabemos o que sente ao ler esta mensagem, a Helena é reservada, mas sabemos que ela faz a diferença, assim como a sua mãe, que sempre foi dadora. Assim como os colegas que a antecederam e os que a precederam. Estão a agir, estão a salvar vidas.

Enquanto faz a sua dádiva, dois outros estudantes fazem a triagem clínica para saber se estão aptos. Conheceram-se na recepção aos novos alunos e ficaram amigos. Os dois respondem pelo nome de João, os dois são filhos de dadores de sangue, os dois estão deslocados para estudar Medicina em Lisboa, apesar de virem dos dois extremos do nosso País, Algarve e Minho.

Falharam a convocatória no primeiro ano, por medo, confessam, mas em 2022 quiseram ajudar. Está-lhes no sangue, já dizia a campanha, dirigida aos estudantes, mas aberta a quem quiser fazer parte das fileiras de gente solidária.

jovem a doar sangue

 

Apenas 10 minutos

Ambos estão aptos, mas é preciso fazer subir a tensão arterial ao João Frade, explica a enfermeira Sandra. Edite Santos, que aqui está desde a abertura desta unidade, tira um café e entrega ao aluno. Continua a explicar-nos que foi preciso “fazer casa”, porque no início se viessem três pessoas por dia “era uma festa”. Fizeram-na tão bem que, no ano pré-pandemia, chegaram a recolher mais de 30 unidades por dia neste espaço, onde viu alguns namoricos acontecer. “Agora vêem cá mostrar os filhos, dar-nos um beijinho, se por acaso vieram aqui, para além do dia da dádiva”.

Fala com orgulho dos 24 anos que tem de Santa Maria, onde pensava que só aguentaria 1 semana. Veio à experiência, mas a equipa de Cirurgia acolheu-a tão bem que ganhou amor a esta camisola e à casa. Passou por vários Serviços, ainda tem gravado na memória o cheiro a sangue dos blocos e, talvez por isso, prefere este serviço. “Há estudantes dadores que agora são médicos”.

Enquanto fala reclina as marquesas no ângulo certo (45 graus, para evitar desmaios) e prepara o material para a enfermeira fazer a colheita rapidamente. Lá fora, já há mais alunos à espera. Os sacos são biocompatíveis e oscilam numa espécie de balança, para que sangue e anticoagulantes se misturarem evitando que se forme “um bife”, explica.

Em 10 minutos, sem dor nem nenhuma reacção, o corpo destes três estudantes entrega 450 mililitros de sangue, cada um, o volume que se pode colher sem prejudicar o dador. Às 16 horas estas unidades serão transportados em malas térmicas até ao Instituto Português do Sangue e da Transplantação.

 

 

Um saco mãe salva até três vidas

Depois de analisado e validado, o sangue é centrifugado, permitindo separar os seus três principais componentes – em cima fica o plasma, amarelo, em baixo ficam os glóbulos vermelhos e no meio fica uma faixa rosada onde estão as plaquetas.

Se apertarmos gentilmente o conteúdo do “saco mãe, conseguimos separar os componentes sanguíneos, glóbulos, plaquetas e plasma para cada um dos sacos satélites.

Cada um pode ir para um receptor diferente e por isso se diz que cada dádiva pode, em última análise salvar três vidas.

sacos de sangue após a dádiva

 

100 unidades de sangue por dia

O ano passado, registaram-se mais de 310 mil dádivas, de mais de 204 mil dadores. Destes quase 35 mil fizeram-no pela primeira vez.

jovens de máscara de proteção, deitados na maca para a dádiva de sangue

A Helena Oliveira, o João Dores e o João Frade foram dos primeiros dadores do primeiro dia da campanha Ajudar Está-te no Sangue, que começou a 21 de novembro e se estende até 7 de dezembro. A iniciativa partiu dos estudantes da FMUL, que são o sangue novo de um Hospital, onde diariamente são precisas 100 unidades deste líquido precioso, para cirurgias, acidentes, tratamentos, neoplasias e casos de prematuridade.

jovem sentado numa maca

Share

news@fmul

Subscreva já!
Lista de contactos

Footer menu

  • Termos de Utilização
  • Proteção de Dados
  • Ficha Técnica
  • Mapa do Site

Faculdade de Medicina da Universidade de Lisboa (C) 2022

Este site utiliza cookies para melhorar a experiência de navegação.

Ao carregar em Aceitar estará a consentir a utilização de cookies.

  • Estudar
    • Mestrado Integrado em Medicina (MIM)
    • Licenciatura em Ciências da Nutrição (LCN)
      • Licenciatura em Ciências da Nutrição (1º Ciclo)
    • Mestrados, Doutoramentos e Especialização
    • Formação Contínua
    • Masterclass Online Courses
      • Operating Theatres Leadership and Perioperative Practice Management
      • Emergências Cardiovasculares
    • Parcerias
      • Parcerias Institucionais
      • Instituições Afiliadas
      • Protocolos de Colaboração Nacionais
      • Protocolos de Colaboração Internacionais
      • Parcerias no Ensino
      • Instituições Parceiras no âmbito do Programa Erasmus+
    • Acreditação
    • Mobilidade
      • Erasmus +
        • Outgoing
      • Outras Mobilidades
    • Biblioteca
  • Investigar
    • Investigação na FMUL
    • Produção Científica
    • Comissão de Ética do CAML
    • Apoios para a Investigação
    • Inovação e Empreendedorismo
      • Laboratório de Inovação
      • SynerGIEs
      • Workshops Tools for Innovation
  • Viver
    • A Cidade
    • Acessos
    • Alojamento
    • Custo de vida
    • Apoio Social
    • Desporto e bem-estar
  • Internacional
    • Mobilidade
      • Erasmus +
        • Incoming
        • Outgoing
      • Outras Mobilidades
    • Reconhecimento de Qualificações Estrangeiras
    • Convénios e Protolocos ULisboa
    • Visitas e Iniciativas Internacionais
  • A FMUL
    • Mensagem do Diretor
    • Enquadramento Estratégico
    • Marcos Históricos
      • História
        • Porquê reformar o ensino clínico?
      • Breve História da Reforma do Ensino Clínico de 2021 na FMUL
    • Organização
      • Organograma
      • Órgãos de Governo
        • Diretor
          • Despachos do Diretor
        • Conselho de Escola
        • Conselho Científico
        • Conselho Pedagógico
        • Conselho de Gestão
      • Unidades Estruturais
        • Áreas Disciplinares Autónomas
          • Área Disciplinar Autónoma de Imuno-Oncologia
        • Unidades de Investigação Autónomas
        • Clínicas Universitárias
        • Institutos
        • Laboratórios
        • Departamento de Educação Médica
        • Departamentos
      • Serviços Técnicos e Administrativos
        • Gabinete de Apoio à Investigação Científica, Tecnológica e Inovação
          • Apoiar trabalhos científicos
          • Prémio GAPIC David-Ferreira
          • Programa “Educação pela Ciência”
          • Bolsa Fundação Astrazeneca/ FMUL
          • Dia da Investigação
          • Find the investigator you are looking for
          • GAPIC Alumni
          • Observar a actividade científica
        • Diretor Executivo
        • Direção de Serviços de Gestão Administrativa
        • Gabinete de Inovação e Empreendedorismo
          • SynerGIEs
          • Workshops Tools for Innovation
        • Gabinete de Planeamento Estratégico e Qualidade
        • Instituto de Formação Avançada
        • Área Académica
        • Área de Gestão Financeira e Patrimonial
        • Área de Instalações, Equipamentos, Aprovisionamento e de Tecnologias de Informação
        • Área de Recursos Humanos e Vencimentos
          • SIADAP 3 - Avaliação Desempenho Trabalhadores Não Docentes
          • Procedimentos Concursais
          • Legislação e Bibliografia
          • Formação Profissional
          • Programa de Apoio Financeiro à Formação Académica
        • Área dos Polos Administrativos
        • Gabinete de Apoio ao Estudante
          • Embaixador Mentoring
          • Espaço S
            • Moving in
            • Onde posso obter ajuda?
          • simplesMENTE
          • Mentoring 2.0
          • Projeto Mentoring
          • Solvin’ It
          • Workshops de Iniciação Pedagógica – WIP
          • Mapping your way
          • Take On
          • Transforma Portugal
          • iNerd
        • Gabinete de Comunicação
      • Museu Egas Moniz
    • Sistema Integrado de Garantia da Qualidade
    • FMUL em números
    • Documentos Oficiais
    • Espaços Pedagógicos
    • Parcerias
      • Parcerias Institucionais
      • Instituições Afiliadas
      • Protocolos de Colaboração Nacional
      • Protocolos de Colaboração Internacionais
      • Parcerias no Ensino
      • Instituições Parceiras no âmbito do Programa Erasmus+
    • AAAFML
    • Fmul na Comunidade
      • Conselho de Cidadãos
      • Conselho Consultivo
      • Responsabilidade Social
      • Doação de Corpo à Ciência
    • Identidade Visual
    • Área Interna
      • Formulários e Documentos
    • Centro de Simulação - CTMA
    • Unidade de Segurança, Saúde e Sustentabilidade
  • Acesso Rápido
    • Mestrado Integrado em Medicina (MIM)
    • Acesso para Licenciados
    • Gabinete de Apoio ao Estudante
    • Qualificações Estrangeiras
    • Licenciatura em Ciências da Nutrição (LCN)
    • Institutos
    • Clínicas Universitárias
    • Erasmus +
    • Outras mobilidades
    • Laboratórios
    • Unidades de Investigação Autónoma
    • Formação contínua
    • Identidade Visual
    • Projetos Cofinanciados pela UE
    • Documentos Oficiais
    • Área Interna
    • FMUL digital
    • Procedimentos Concursais
    • Newsletter
    • Avaliação do Desempenho dos Docentes de Carreira por Ponderação Curricular | 2019-2021
    • Biblioteca
    • Serões de Literatura
  • Estudantes
    • Secretaria Virtual
      • Matrículas e Inscrições 2022/2023 – Outros Anos
      • Calendário de escolaridade e procedimentos de exames
      • Horários e Salas de Aula
      • Estatutos e Regimes
      • Propinas e emolumentos
      • Atribuição de Cacifos
      • Seguro escolar e ação social
      • Minutas e requerimentos
      • Creditações
      • Prescrição
      • Unidades Curriculares Optativas | Medicina
      • 6º ano | Estágio Clínico Profissionalizante
      • Trabalho final do Mestrado Integrado em Medicina
      • Regulamentos
      • Código de Honra
    • Aplicações
      • myFenix | vídeo
      • FenixEdu
      • Moodle (eLearning)
      • Webmail
    • Formação Contínua
    • Formação Avançada
      • Provas Académicas
    • Gabinete de Apoio ao Estudante
      • Pausa para a Saúde Mental
    • Provedor do Estudante
    • Mobilidade
    • Apoios para a Investigação
    • Biblioteca
    • AEFML
    • Estudantes com Necessidades Educativas Especiais