Ulisse Aldrovandi (1522 -1605) foi um naturalista italiano que Lineu, entre outros, considerava "pai" da História Natural, tão grande foi o impulso que deu a esta disciplina.
Formado em Medicina e Filosofia, mais tarde foi professor de Lógica e, também o primeiro professor de Ciências Naturais em Bolonha (Lectura philosophiae naturalis ordinaria de fossilibus, plantis et animalibus).
A partir da segunda metade do século XVI, organizou diversas viagens em Itália com o intuito de recolher, coleccionar e catalogar espécimes de plantas. Terá constituído um dos mais notáveis "gabinetes de curiosidades" da época – estes eram salas onde se reuniam objectos e artefactos variados, e também espécimes vegetais ou animais, recolhidos nas viagens científicas e preservados muitas vezes devido ao seu carácter exótico, raridade, ou simplesmente por ainda não estarem classificados. De certo modo são eles os antecessores dos museus modernos, embora os métodos de recolha, tratamento e classificação empregues não sejam hoje considerados verdadeiramente científicos.
A História Natural de Aldrovandi reúne, ao longo de vários volumes, uma extensa série de impressões sobre o que foi sendo recolhido, de carácter científico algumas, enquanto outras revelam um carácter fantasioso, o que não deve estranhar-se. Outro motivo de grande interesse são as ilustrações, de vários artistas, como Jacopo ou Francesco Ligozzi, de assinalável qualidade.
Não foi fácil para Aldrovandi publicar o seu trabalho, sendo que a maior parte dos volumes da sua obra foram publicados postumamente.
ALDROVANDI, Ulisse, 1522-1605
Ulyssis Aldrovandi... historiam naturalem in Gymnasio Bononiensi prositensis Ornithologiae hoc est de avibus historiae libri XII : cum indice septendecim linguarum copiosissimo. - Bononiae : sumptibus M. Antonij Berniae : apud Nicolaum Tebaldinum, 1637-1646. –
3 vol. : il. ; 36 cm. - Ilustrado no texto
Cota da Biblioteca-CDI da FMUL: RES. 1644 A
André Silva
Área de Biblioteca e Informação
