Passar para o conteúdo principal
Menu

Logo news@fmul

Home

  • PT
  • EN

Menu Lateral Icons

Menu Lateral

  • Eventos
  • Newsletter
  • Notícias
  • Espaço Ciência

Voltar ao topo

News nº
122
Abril 2022
(Visite a edição completa)
Eventos
Discutir Ciência

grupo de alunas a tirar foto em frente ao edifício egas moniz

A pandemia cortou os laços físicos entre os estudantes de Doutoramento e é a primeira vez que se encontram, presencialmente, desde o início da pandemia. De acordo com os membros da Comissão Organizadora, o objetivo deste encontro é discutir ciência, algo que ficou bastante dificultado pela pandemia.

Pretendem, também, discutir novas ideias e dar a conhecer os vários projetos de investigação em curso no CAML. “Muitas vezes, na azáfama do dia-a-dia de laboratório, é difícil trocar ideias com os nossos colegas e conhecer os restantes trabalhos. Com este Encontro, ao conhecermos melhor os projetos uns dos outros, podemos trocar ideias e eventualmente pensar em colaborações, que, dificilmente, surgiriam se este momento não existisse.”

A pandemia afastou os PhD no contacto pessoal, mas como consequência da pandemia, “a sociedade civil aproximou-se dos cientistas, o que permitiu abrir novas portas à Ciência e mostrar a importância de financiar projetos de Investigação”.

Desafiamos a Comissão Organizadora para uma entrevista, que nos contam mais sobre o encontro PhD Meeting.

Qual é o futuro de um Doutorado, após o fim da sua tese? Que futuro em Portugal?
Após a conclusão da tese, o Doutorado pode continuar na carreira académica, ou enveredar por uma carreira na indústria. Qualquer uma destas vias é possível em Portugal, havendo, muitas vezes, uma preferência pela carreira industrial, pois é uma carreira que traz, tipicamente, mais estabilidade financeira.  A escolha final dependerá sempre da capacidade de balançar a vida pessoal com a vida profissional, bem como dos objetivos individuais de cada um.

O que justifica que tenhamos sempre tão poucos médicos neste meeting dos PhD?
Este meeting é organizado por estudantes CAML para todos os estudantes do CAML. No entanto, temos de perceber que os estudantes clínicos têm a difícil tarefa de coordenar a sua atividade académica com a prática clínica, enquanto um aluno de doutoramento não clínico poderá ter mais disponibilidade para estar presente no Encontro. Porém, todos os anos temos feito um esforço para aproximar estas duas vertentes, pois acreditamos que ambos os lados terão muito a ganhar com as possíveis novas colaborações científicas e trocas de ideias aqui geradas.

Portugal é dos países mais precários no que toca à estabilidade contratual de investigadores e cientistas. O que pensam que se pode fazer para reverter esse cenário?
Um dos grandes passos que poderá ser dado passa por mostrar à sociedade o valor e a real importância da Ciência no dia-a-dia do cidadão comum. Como consequência da situação pandémica, a sociedade civil aproximou-se dos cientistas, o que permitiu abrir novas portas à Ciência e mostrar a importância de financiar projetos de Investigação. No entanto, como se costuma dizer “O caminho faz‑se caminhando” e muito continua, ainda, por fazer. Por sentirmos que a comunicação de ciência para não-cientistas é um assunto bastante relevante e atual, nesta edição do Encontro, organizámos uma mesa redonda sobre este tema que, acreditamos, será bastante informativa, não apenas para os estudantes, mas para toda a comunidade do CAML.

Quais as áreas de investigação que têm uma maior procura? E Porquê?
Atualmente, sentimos que as áreas com maior procura são as que têm possibilidade de aplicabilidade mais imediata – projetos na área do cancro são projetos que atraem sempre muita atenção por parte dos novos alunos, mas também a virologia tem despertado interesse dos estudantes, como consequência da atual crise pandémica.

Como classificam ser um aluno de doutoramento na FMUL?
Ser estudante FMUL é fazer parte de uma instituição secular, com prestígio e renome nacional e internacional. A FMUL dá, a cada um de nós, a oportunidade de explorar a nossa paixão pela Ciência num ambiente de harmonia do Centro Académico de Medicina de Lisboa. Aqui, cada aluno de doutoramento tem espaço e liberdade para realizar investigação básica ou translacional, mantendo sempre com a possibilidade de desenvolver colaborações com os diferentes parceiros dentro da comunidade FMUL.

menina a sorrir
Beatriz Silva (Maria Carmo-Fonseca Lab)
menina com óculos
Catarina Gonçalves (Miguel Castanho Lab)

 

menina a sorrir
Anwesha (Ana Sebastião Lab)

 

 

rapaz com óculos
Hélio Rocha Neto (CAMLPhD)
menina a sorrir
Amparo Ruiz-Tagle​
Rapaz a sorrir
Gonçalo Malpica (Mark Veldhoen)
menina a sorrir
Catarina Sequeira (Edgar Gomes)
menina a sorrir
Sara Pinto (Ana Sebastiao Lab)
menina a sorrir
Cristiana Morgado (Sérgio Almeida Lab)
menina a sorrir
Madalena de Almeida (Sérgio de Almeida)
menina a sorrir
Mafalda Duque (JBarata Lab)

 

 

Leonel Gomes
Equipa Editorial

Share

news@fmul

Subscreva já!

Os nossos serviços de atendimento estão reduzidos, enquanto se mantiver a pandemia. Mas estamos à distância de um contacto.

Lista de contactos

Footer menu

  • Termos de Utilização
  • Proteção de Dados
  • Ficha Técnica
  • Mapa do Site

Faculdade de Medicina da Universidade de Lisboa (C) 2022

  • Estudar
    • Matrículas e Inscrições 2021/2022 – 1º Ano, 1ª Vez
    • Nova Reforma do Ensino Clínico 2021/2022
      • Breve História da Reforma do Ensino Clínico de 2021 na FMUL
    • Mestrado Integrado em Medicina (MIM)
    • Licenciatura em Ciências da Nutrição (LCN)
    • Mestrados, Doutoramentos e Especialização
    • Formação Contínua
    • Masterclass Online Courses
      • Operating Theatres Leadership and Perioperative Practice Management
      • Emergências Cardiovasculares
    • Parcerias
      • Parcerias Institucionais
      • Instituições Afiliadas
      • Protocolos de Colaboração Nacionais
      • Protocolos de Colaboração Internacionais
      • Parcerias para a Investigação
      • Parcerias no Ensino
      • Instituições Parceiras no âmbito do Programa Erasmus+
    • Acreditação e Registo de Ciclo de Estudos
    • Mobilidade
      • Erasmus +
        • Outgoing
      • Outras Mobilidades
    • Biblioteca
  • Investigar
    • Investigação na FMUL
    • Produção Científica
    • Comissão de Ética do CAML
    • Apoios para a Investigação
    • Inovação e Empreendedorismo
      • Laboratório de Inovação
      • SynerGIEs
      • Workshops Tools for Innovation
  • Viver
    • A Cidade
    • Acessos
    • Alojamento
    • Custo de vida
    • Apoio Social
    • Desporto e bem-estar
  • Internacional
    • Mobilidade
      • Erasmus +
        • Incoming
        • Outgoing
      • Outras Mobilidades
    • Reconhecimento de Qualificações Estrangeiras
    • Convénios e Protolocos ULisboa
    • Estudante Brasileiro na FMUL
      • Licenciatura em Ciências da Nutrição (1º Ciclo)
      • Mestrados e Doutoramentos (2º Ciclo)
    • Visitas e Iniciativas Internacionais
  • A FMUL
    • Mensagem do Diretor
    • Escolhas | O que leva um estudante a escolher a FMUL?
    • Marcos Históricos
      • História
    • Organização
      • Organograma
      • Órgãos de Governo
        • Diretor
          • Despachos do Diretor
        • Conselho de Escola
        • Conselho Científico
        • Conselho Pedagógico
        • Conselho de Gestão
      • Unidades Estruturais
        • Áreas Disciplinares Autónomas
          • Área Disciplinar Autónoma de Imuno-Oncologia
        • Unidades de Investigação Autónomas
        • Clínicas Universitárias
        • Institutos
        • Laboratórios
        • Departamento de Educação Médica
        • Departamentos
      • Serviços Técnicos e Administrativos
        • Gabinete de Apoio à Investigação Científica, Tecnológica e Inovação
          • Apoiar trabalhos científicos
          • Prémio GAPIC David-Ferreira
          • Programa “Educação pela Ciência”
          • Bolsa Fundação Astrazeneca/ FMUL
          • Dia da Investigação
          • Find the investigator you are looking for
          • GAPIC Alumni
          • Observar a actividade científica
        • Diretor Executivo
        • Direção de Serviços de Gestão Administrativa
        • Gabinete de Inovação e Empreendedorismo
          • SynerGIEs
          • Workshops Tools for Innovation
        • Gabinete de Planeamento Estratégico e Qualidade
        • Instituto de Formação Avançada
        • Área Académica
        • Área de Gestão Financeira e Patrimonial
        • Área de Instalações, Equipamentos, Aprovisionamento e de Tecnologias de Informação
        • Área de Recursos Humanos e Vencimentos
          • SIADAP 3 - Avaliação Desempenho Trabalhadores Não Docentes
          • Procedimentos Concursais
          • Legislação e Bibliografia
          • Formação Profissional
        • Área dos Polos Administrativos
        • Gabinete de Apoio ao Estudante
          • Embaixador Mentoring
          • Espaço S
            • Moving in
            • Onde posso obter ajuda?
          • simplesMENTE
          • Mentoring 2.0
          • Projeto Mentoring
          • Solvin’ It
          • Workshops de Iniciação Pedagógica – WIP
          • Mapping your way
          • Take On
          • Transforma Portugal
      • Museu Egas Moniz
    • Sistema Interno de Garantia da Qualidade
    • FMUL em números
    • Centro Academico de Medicina de Lisboa
    • Documentos Oficiais
    • Espaços Pedagógicos
    • Parcerias
      • Parcerias Institucionais
      • Instituições Afiliadas
      • Protocolos de Colaboração Nacional
      • Protocolos de Colaboração Internacionais
      • Parcerias para a Investigação
      • Parcerias no Ensino
      • Instituições Parceiras no âmbito do Programa Erasmus+
    • Alumni
    • Fmul na Comunidade
      • Plano de Contingência Coronavírus (COVID-19)
      • Conselho de Cidadãos
      • Responsabilidade Social
      • Doação de Corpo à Ciência
    • Identidade Visual
    • Área Interna
      • Formulários e Documentos
    • Centro de Simulação - CTMA
  • Acesso Rápido
    • Mestrado Integrado em Medicina (MIM)
    • Acesso para Licenciados
    • Gabinete de Apoio ao Estudante
    • Qualificações Estrangeiras
    • Centro Académico de Medicina de Lisboa
    • Licenciatura em Ciências da Nutrição (LCN)
    • Estudante Internacional
    • Institutos
    • Clínicas Universitárias
    • Erasmus +
    • Outras mobilidades
    • Laboratórios
    • Unidades de Investigação Autónoma
    • Formação contínua
    • Identidade Visual
    • Projetos Cofinanciados pela UE
    • Documentos Oficiais
    • Área Interna
    • FMUL digital
    • Procedimentos Concursais
    • Newsletter
    • Avaliação do Desempenho dos Docentes de Carreira por Ponderação Curricular | 2004-2018
    • Biblioteca
  • Estudantes
    • Secretaria Virtual
      • Matrículas e Inscrições 2021/2022 – Outros Anos
      • Calendário de escolaridade e procedimentos de exames
      • Horários e Salas de Aula
      • Estatutos | Regimes
      • Propinas e emolumentos
      • Atribuição de Cacifos
      • Seguro escolar e ação social
      • Minutas e requerimentos
      • Creditações
      • Prescrição
      • Inscrição em Unidades Curriculares Isoladas
      • Unidades Curriculares Optativas | Medicina
      • Estágio Clínico 6º ano | Medicina
      • Trabalho final do Mestrado Integrado em Medicina
      • Regulamentos
      • Código de Honra
    • Aplicações
      • myFenix | vídeo
      • FenixEdu
      • Moodle (eLearning)
      • Webmail
    • Formação Contínua
    • Formação Avançada
      • Provas Académicas
    • Gabinete de Apoio ao Estudante
    • Provedor do Estudante
    • Mobilidade
    • Apoios para a Investigação
    • Biblioteca
    • AEFML