Passar para o conteúdo principal
Menu

Logo news@fmul

logos ULisboa FMUL CAML

  • PT
  • EN

Menu Lateral Icons

Menu Lateral

  • Eventos
  • Newsletter
  • Notícias
  • Espaço Ciência

Voltar ao topo

infografia com os circuitos dos OSCEs
News nº
120
Fevereiro 2022
(Visite a edição completa)
Do lado de cá
Os bastidores da OSCE

 

homem e mulher a sorrir
Pedro Mendes e Luísa Pires

 

Alunos aguardam numa sala

A Luísa Pires e o Pedro Mendes fazem parte de uma equipa de várias pessoas que trabalharam nos bastidores dos OSCE. Sem eles a concretização deste dia seria impossível. A Luísa trabalha na FMUL há 30 anos e o Pedro há 17 anos. Não os conhecia pessoalmente e foi a primeira vez que contactei com os dois, mas desde a primeira troca de emails que foi percetível o quão fácil é o contacto com eles e a vontade em cooperar com os novos desafios que lhes são propostos.

Ao longo de 3 semanas, a Luísa participou em diversas reuniões com o Professor Diogo Ayres de Campos e coordenou a equipa que tratou de toda a logística dos OSCE. Foi escolhida por já ter tido contacto com a preparação dos OSCE no antigo 4º ano de Neurologia. Contava o Pedro, no momento em que os acompanhávamos na preparação deste dia, que a Luísa tinha sido a pessoa certa para este cargo, “para além de ser uma pessoa muito tranquila, transmite uma calma como mais ninguém transmite. A Luísa tem um ar completamente zen e que não se exalta com nada.”

No dia dos OSCE, a Luísa organiza a equipa para definir, por exemplo, quem faz a chamada aos alunos, quem os orienta para deixar os seus objetos pessoais nos cacifos, ver se é preciso apoio para distribuir os docentes e ajudar a ligar os tablets, até perceberem que está tudo a postos para começar. É um dia longo, que inicia às 8h e termina às 20h.

mulher sorri

“Já estou cá há muito tempo e o trabalho acaba por ser muito repetitivo e isto é um novo desafio. É compensador saber que tivemos o nosso papel, ainda que pequenino, para colocar tudo isto a funcionar. No fim, sentimos que fizemos a nossa parte e que demos o nosso melhor. É gratificante estar neste processo de mudança no ensino do 4.º ano”, mencionou a Luísa. Acrescentou ainda, “nós já fazíamos OSCE na Neurologia apenas com 3 estações. Na minha opinião, acho que é um bom método porque vai fazer com que o ensino se renove. Tive uma sessão de esclarecimentos com um Professor norte-americano, e eles lá aplicam este tipo de avaliação há 20 anos.”

As tarefas desta equipa consistiam em colar setas no chão, organizar a distribuir os tablets, marcar testes-piloto, tratar da listagem dos alunos e, de acordo com a Luísa, o sucesso desta organização só foi possível graças à ajuda de todos os envolvidos: Aldina Tavares, Alexandra Teixeira, Ana Tavares, Anabela Pirão, Diogo Almeida, Dora Gonçalves, Gonçalo Sanches, Nuno Rodrigues, Patrícia Marçal, Paula Belmonte, Paula Gomes, Pedro Marçal, Raquel Mendes, Rui Fonseca, Vasco Leal e Vivelinda Guerreiro.

O Pedro foi o braço direito da Luísa, cooperando no terreno em todas as tarefas que surgissem. A meio da entrevista com a Luísa, toca o seu telefone e o Pedro disse imediatamente: “eu atendo, deixa-te estar aí sentada Luísa”. Tinha ainda como responsabilidade principal a organização do catering, porque alguns docentes estiveram o dia todo no Centro de Tecnologia Médica Avançada (CTMA).

homem de óculos, sorri

“Eu não tenho responsabilidade nenhuma com disciplinas de 4º ano e é a primeira vez que um exame OSCE desta dimensão acontece na faculdade. Não me senti obrigado a participar nesta organização, senti-me na missão de os acompanhar no que fosse necessário, tanto à Luísa como ao Professor Diogo Ayres de Campos, com quem trabalho na Clínica Universitária de Obstetrícia e Ginecologia”, referiu o Pedro.

O ambiente, durante toda esta preparação dos circuitos é bastante descontraído e organizado. Cada um sabe o seu papel e vão cooperando uns com os outros. O Professor Diogo Ayres de Campos circulava pelo espaço e ia pedindo algumas tarefas, sempre com um tom de voz muito sereno.

dois ecrãns de comuptador com a informação "mude de estação

dois homens numa régie
Paulo Caeiro e Bruno Santos

 

Nos bastidores deste grande evento, fazem parte ainda o Cristiano Tavares, Engenheiro Biomédico e responsável pelos simuladores do CTMA, e a equipa de audiovisuais, Bruno Santos e Paulo Caeiro, coordenada pelo João Godinho.

Na régie, a equipa de audiovisuais assegura a voz off, gravada pelo Professor Diogo Ayres de Campos, que dá a indicação aos alunos para entrarem e saírem das 10 estações. Conseguem, em simultâneo, acompanhar aquilo que vai acontecendo nos circuitos, “apesar do Centro estar preparado para bem mais do que isso em termos de multimédia”, mencionou João Godinho.

De acordo com o João, “o espaço está preparado para transmitir em qualquer plataforma de streaming, sendo possível estar a decorrer uma formação no CTMA e ao mesmo tempo ser acompanhada noutro ponto do mundo”.

 

equipa reunida
Equipa do OSCE

 

 

circuito com duas estações e setas indicativas de cada uma dessas estações
Créditos: João Godinho

 

Cristina Bastos | Leonel Gomes

Equipa Editorial

Share

news@fmul

Subscreva já!
Lista de contactos

Footer menu

  • Termos de Utilização
  • Proteção de Dados
  • Ficha Técnica
  • Mapa do Site

Faculdade de Medicina da Universidade de Lisboa (C) 2023

Este site utiliza cookies para melhorar a experiência de navegação.

Ao carregar em Aceitar estará a consentir a utilização de cookies.

  • Estudar
    • Mestrado Integrado em Medicina (MIM)
    • Licenciatura em Ciências da Nutrição (LCN)
      • Licenciatura em Ciências da Nutrição (1º Ciclo)
    • Mestrados, Doutoramentos e Cursos não conferentes de grau
    • Formação Contínua
    • Masterclass Online Courses
      • Operating Theatres Leadership and Perioperative Practice Management
      • Emergências Cardiovasculares
      • Emergências Cerebrovasculares
    • Parcerias
      • Parcerias Institucionais
      • Instituições Afiliadas
      • Protocolos de Colaboração Nacionais
      • Protocolos de Colaboração Internacionais
      • Parcerias no Ensino
      • Instituições Parceiras no âmbito do Programa Erasmus+
    • Avaliação e Acreditação
    • Mobilidade
      • Erasmus +
        • Outgoing
      • Outras Mobilidades
    • Biblioteca
  • Investigar
    • Investigação na FMUL
    • Produção Científica
    • Comissão de Ética do CAML
    • Apoios para a Investigação
    • Inovação e Empreendedorismo
      • Laboratório de Inovação
      • SynerGIEs
      • Workshops Tools for Innovation
  • Viver
    • A Cidade
    • Acessos
    • Alojamento
    • Custo de vida
    • Apoio Social
    • Desporto e bem-estar
  • Internacional
    • Mobilidade
      • Erasmus +
        • Incoming
        • Outgoing
      • Outras Mobilidades
    • Reconhecimento de Qualificações Estrangeiras
    • Convénios e Protolocos ULisboa
    • Visitas e Iniciativas Internacionais
  • A FMUL
    • Mensagem do Diretor
    • Enquadramento Estratégico
    • Marcos Históricos
      • História
        • Porquê reformar o ensino clínico?
      • Breve História da Reforma do Ensino Clínico de 2021 na FMUL
    • Organização
      • Organograma
      • Órgãos de Governo
        • Diretor
          • Despachos do Diretor
        • Conselho de Escola
        • Conselho Científico
        • Conselho Pedagógico
        • Conselho de Gestão
      • Unidades Estruturais
        • Áreas Disciplinares Autónomas
          • Área Disciplinar Autónoma de Imuno-Oncologia
        • Unidades de Investigação Autónomas
        • Clínicas Universitárias
        • Institutos
        • Laboratórios
        • Departamento de Educação Médica
        • Departamentos
      • Serviços Técnicos e Administrativos
        • Gabinete de Apoio à Investigação Científica, Tecnológica e Inovação
          • Prémio GAPIC David-Ferreira
          • Dia da Investigação
          • Programa “Educação pela Ciência”
          • Bolsa Fundação Astrazeneca/ FMUL
          • Cursos GAPIC
          • GAPIC Alumni
          • Observar a actividade científica
        • Diretor Executivo
        • Direção de Serviços de Gestão Administrativa
        • Gabinete de Inovação e Empreendedorismo
          • SynerGIEs
          • Workshops Tools for Innovation
        • Gabinete de Planeamento Estratégico e Qualidade
        • Instituto de Formação Avançada
        • Área Académica
          • Matrículas e Inscrições 2022/2023 – 1º Ano, 1ª Vez
        • Área de Gestão Financeira e Patrimonial
        • Área de Instalações, Equipamentos, Aprovisionamento e de Tecnologias de Informação
        • Área de Recursos Humanos e Vencimentos
          • SIADAP 3 - Avaliação Desempenho Trabalhadores Não Docentes
          • Procedimentos Concursais
          • Legislação e Bibliografia
          • Formação Profissional
          • Programa de Apoio Financeiro à Formação Académica
        • Área dos Polos Administrativos
        • Gabinete de Apoio ao Estudante
          • Embaixador Mentoring
          • Espaço S
            • Moving in
            • Onde posso obter ajuda?
          • simplesMENTE
          • Mentoring 2.0
          • Projeto Mentoring
          • Solvin’ It
          • Workshops de Iniciação Pedagógica – WIP
          • Mapping your way
          • Take On
          • Transforma Portugal
          • iNerd
        • Gabinete de Comunicação
        • Unidade de Segurança, Saúde e Sustentabilidade
      • Museu Egas Moniz
    • Sistema Integrado de Garantia da Qualidade
    • FMUL em números
    • Documentos Oficiais
    • Espaços Pedagógicos
    • Parcerias
      • Parcerias Institucionais
      • Instituições Afiliadas
      • Protocolos de Colaboração Nacional
      • Protocolos de Colaboração Internacionais
      • Parcerias no Ensino
      • Instituições Parceiras no âmbito do Programa Erasmus+
    • AAAFML
    • Fmul na Comunidade
      • Conselho de Cidadãos
      • Conselho Consultivo
      • Responsabilidade Social
      • Doação de Corpo à Ciência
    • Identidade Visual
    • Área Interna
      • Formulários e Documentos
    • Centro de Simulação - CTMA
    • Inclusão e Não Discriminação na FMUL
  • Acesso Rápido
    • Mestrado Integrado em Medicina (MIM)
    • Acesso para Licenciados
    • Gabinete de Apoio ao Estudante
    • Qualificações Estrangeiras
    • Licenciatura em Ciências da Nutrição (LCN)
    • Institutos
    • Clínicas Universitárias
    • Erasmus +
    • Outras mobilidades
    • Laboratórios
    • Unidades de Investigação Autónoma
    • Formação contínua
    • Identidade Visual
    • Projetos Cofinanciados pela UE
    • Documentos Oficiais
    • Área Interna
    • FMUL digital
    • Procedimentos Concursais
    • Newsletter
    • Avaliação do Desempenho dos Docentes de Carreira por Ponderação Curricular | 2019-2021
    • Biblioteca
    • Serões de Literatura
  • Estudantes
    • Secretaria Virtual
      • Matrículas e Inscrições 2023/2024 – Outros Anos
      • Calendário de escolaridade e procedimentos de exames
      • Horários e Salas de Aula
      • Estatutos e Regimes
      • Propinas e emolumentos
      • Atribuição de Cacifos
      • Seguro escolar e ação social
      • Minutas e requerimentos
      • Creditações
      • Prescrição
      • Unidades Curriculares Optativas | Medicina
      • 6º ano | Estágio Clínico Profissionalizante
      • Trabalho final do Mestrado Integrado em Medicina
      • Regulamentos
      • Código de Honra
    • Aplicações
      • myFenix | vídeo
      • FenixEdu
      • Moodle (eLearning)
      • Webmail
    • Formação Contínua
    • Formação Avançada
      • Provas Académicas
    • Gabinete de Apoio ao Estudante
      • Pausa para a Saúde Mental
    • Provedor do Estudante
    • Mobilidade
    • Apoios para a Investigação
    • Biblioteca
    • AEFML
    • Estudantes com Necessidades Educativas Especiais