Nota Editorial
Perspectivas 2010 para o Instituto de Formação Avançada

Para o efeito, o IFA está a concentrar o seu apoio técnico – administrativo nos processos de acreditação dos cursos de mestrado e doutoramento para o ano lectivo de 2010/2011.
Este processo iniciou-se com a acreditação de novos ciclos de estudos, levado a cabo pela Agência de Avaliação do Ensino Superior (A3ES) a implementar no ano lectivo de 2010/2011, do qual se destaca o programa de Doutoramento do Centro Académico de Medicina de Lisboa.
No processo de acreditação prévia foram submetidas à A3ES sete processos de criação de mestrado e um doutoramento.
No processo de acreditação preliminar ainda em curso, até 31 de Março, estão a ser preparados para envio à A3ES onze cursos de mestrado e três cursos de Doutoramento.
Este processo de acreditação, muito embora complexo do ponto de vista cientifico e administrativo, é absolutamente essencial, sem o qual a instituição não poderá ministrar os seus cursos.
Acreditamos que a missão preconizada pelo IFA, vai de encontro à garantia de qualidade e excelência no ensino que a A3ES está a implementar com este processo de acreditação. Não obstante o acréscimo de trabalho e o esforço que todos tivemos que fazer, docentes e equipa técnica do IFA, pensamos que se vai traduzir num aumento da qualidade e transparência no ensino pós-graduado, onde o aluno sairá beneficiado.
Importa agora reflectir sobre o trabalho feito e repensar novos modelos administrativos que melhor se coadunem com as crescentes exigências com o ensino e a investigação.
Em conjunto, e tendo como princípio o empenhamento na concretização do compromisso institucional para o IFA, vamos trabalhar para o desenvolvimento científico e constante actualização académica de toda a comunidade docente e discente da Faculdade de Medicina da Universidade de Lisboa.
Instituto de Formação Avançada
Prof. Doutor António Vaz Carneiro
instfa@fm.ul.pt
