Mais e Melhor
Lançamento do Livro “Dermatologia. Ficheiro Clínico e Terapêutico”

Organizada pelas Clínicas Universitárias de Dermatologia e de Medicina I, sobre a presidência do Director da Faculdade, Prof. Fernandes e Fernandes, decorreu na aula magna da Faculdade de Medicina de Lisboa no passado dia 12 de Março de 2010 a sessão de lançamento desta obra, publicada em memória do Prof. Juvenal Esteves (1909-1996). A primeira edição foi lançada em 1980 e a segunda em 1992. Os quatro autores demoraram 3 anos a elaborar este livro-texto actualizado que, por definição, não é de investigação mas um compêndio sobre matéria estratificada, para conhecimento do essencial sobre a especialidade. Um dos responsáveis pela elaboração desta obra, o Prof. Guerra Rodrigo, indicou à news@fmul que esta sessão não foi propriamente uma homenagem formal. Com efeito o livro foi lançado com a ideia de homenagear o Prof. Juvenal Esteves, autor do livro anterior e também lhe é dedicado.
A Homenagem ao Professor Juvenal Esteves.
Após abertura da sessão pelo Prof. Marques Gomes, interveio o Prof. Braz Nogueira que enalteceu e elogiou o espírito de colaboração existente entre as Clínicas Universitárias de Medicina 1 e de Dermatologia. “Considero esta obra uma mais-valia para os Dermatologistas, os médicos e em particular os internistas porque, como sabem a patologia dermatológica é importantíssima na actividade diária da medicina interna. Será sem dúvida uma referência para os nossos alunos.” Salientou na sua intervenção o responsável pela área curricular de Medicina I, 4º Ano.
Em seguida, o Prof. Fernandes e Fernandes, Director da Faculdade de Medicina de Lisboa, recordou Juvenal Esteves ressaltando o papel deste Prof. na renovação do ensino médico universitário, descrevendo traços da sua personalidade como homem de cultura e as suas ligações com grandes personalidades do seu tempo. ”Foi com o Prof. Juvenal Esteves que foi iniciado o ensino clínico desta disciplina de uma forma independente. Em 1951 iniciava-se o primeiro curso de Dermatologia” referiu.”Juvenal Esteves era um Mestre em Anamnese e Exame Físico. Um Mestre na relação humana perfeita porque sabia como poucos conversar com o doente” relembrou perante a assistência o Prof. Fernandes e Fernandes.
Depois, na sua intervenção, o Prof.Ducla Soares, situou o papel do livro-texto na aprendizagem médica dos nossos dias. No quadro dos meios tecnológicos contemporâneos, onde se recorre cada vez mais a fontes parcelares como a Pubmed, reflectiu no seu discurso sobre o papel do livro médico na actualidade. Para o Prof. Ducla Soares “ as virtudes do livro dependem de duas dimensões: a noção de espaço e de tempo que tornam o livro um meio privilegiado para a exposição discursiva e argumentativa e permitem também expor com homogeneidade a coerência interna dos aspectos abordados”.
A organização e o esquema da obra didáctica
O Prof. Guerra Rodrigo, explicou depois, na sessão, a organização do novo livro de Dermatologia, acentuando o seu carácter de obra didáctica, a proporcionar informação sucinta e objectiva, apresentada de modo claro e útil para consulta directa. Mostrou o esquema do livro, o qual se inicia por um primeiro conjunto de matérias intituladas o órgão-pele, com fichas individualizadas sobre estrutura, funções e método clínico em Dermatologia. Segue-se um segundo conjunto denominado as dermatoses, a que correspondem 227 fichas, por ordem alfabética, a maioria das quais sobre entidades clínicas bem definidas, mas outras também sobre grupos de entidades inter-relacionadas, fichas relativas a patologia regional e ainda outras sobre afecções de patogenia comum.
Quanto ao esquema adoptado para as entidades clínicas houve preocupação particular em partir da base etiopatogénica para estabelecer em seguida a necessária correlação clínico-patológica; interessa ainda referir que atitude clínica e terapêutica estão redigidas no final de cada ficha. O grupo seguinte corresponde, a terapêutica cirúrgica e por agentes físicos – fichas sobre cirurgia convencional, criocirurgia, electroterapia, fototerapia, Laserterapia e radioterapia.
Seguem-se fichas sobre antissepsia, protecção e higiene, áreas fundamentais no conhecimento dermatológico actual, e fichas sobre dermatologia decorativa. Finalmente, insere-se um conjunto de 235 fichas sobre fármacos, também por ordem alfabética, utilizados em terapêutica dermatológica, sistémica e tópica, realçando a importância que esta última continua a desempenhar no tratamento das afecções da pele.
Um livro com CD interactivo incluído
No final o Dr. Mayer-da-Silva demonstrou a operacionalidade prática do CD-ROM que acompanha o volume, o qual contém a totalidade da obra, incluindo quadros e imagens fotográficas, com elevada qualidade técnica. Além de permitir a leitura fácil dos textos, o CD tem a potencialidade de consulta interactiva permitindo a abertura simultânea, em sucessivas janelas, quer de fichas clínicas, quer de fichas de fármacos de acção sistémica ou tópica, quer ainda de fichas de um extenso glossário de que a obra se encontra dotada. Os links, que assim são proporcionados, estão assinalados no texto com cores diversas para cada uma destas ordens de consulta: vermelho, para designações de entidades clínicas; azul para designações de fármacos; verde para designações do glossário. O esquema referido permite uma consulta completa e rápida das matérias seleccionadas, encontrando-se ainda contemplada a possibilidade de consultar os termos de um extenso índice remissivo e aceder directamente a uma determinada página que o leitor deseje abrir.

Da esquerda para a direita: Prof. Doutor Brás Nogueira; Prof. Doutor Fernandes e Fernandes, Prof. Doutor Francisco Guerra Rodrigo, Dr Mayer-da-Silva, Prof. Doutor Marques Gomes e Prof. Doutor Ducla Soares.
Carlos André
Equipa Editorial News@fmul
carlos.andre@campus.ul.pt
