Miguel Torga, um dos nossos maiores escritores, antes de ingressar na Faculdade de Medicina da Universidade de Coimbra passou por vários ofícios: foi porteiro e moço de recados em casa de familiares abastados e trabalhou no café na fazenda do tio, no Brasil. Felizmente, esse tio apercebe-se que Miguel Torga era um aluno brilhante e esforçado, prometendo-lhe pagar os estudos.
É assim, que em 1929 começa os seus estudos académicos, mas também a sua carreira literária com diversas colaborações para jornais e revistas, e em 1930 lança os seus primeiros livros. A grande maioria da sua obra literária foca questões sociais e as injustiças cometidas pelo poder vigente.
Novos contos da Montanha
Este livro, como se percebe pelo título, segue a mesma temática de um livro seu publicado anos antes, intitulado como “Contos da montanha”, onde em pequenos episódios, contos, narra as vidas das gentes de aldeias esquecidas, perdidas, e das suas venturas e desventuras.
Curiosamente, não se sente nesta obra de Miguel Torga, qualquer tipo de juízo de valor, sátira social ou tom revolucionário ou panfletário. Nesta obra, vemos as relações humanas, o amor, o ódio, a guerra, a doença, o quotidiano, sempre com a lente das pessoas a quem escolhe dar prioridade: pessoas simples e pobres, muitas ignorantes, mas sem falsos paternalismos, crítica ou puritanismo. Miguel Torga, mostra-nos neste livro a vida como ela era, nos anos 40, pelas pessoas que viviam da terra, sem aspirações maiores do que o continuar no seu dia-a-dia.
Este livro é muito agradável de ler, assim como outros livros de Miguel Torga, e para quem não viveu esses tempos é interessante descobrir o que é um “abafador” ou aprender expressões curiosas como “dar o ámen antes do padre nosso”, assim como perceber que independentemente do tempo e do espaço as emoções humanas são confortavelmente universais e conseguimos facilmente piscar o olho com familiaridade a qualquer uma das personagens que aparecem neste livro.
Uma nota aos maravilhosos prefácios escritos pelo próprio Miguel Torga na edição que li. O modo como ele vê os seus próprios livros e como espera alcançar os leitores. Acho que é uma vitória certa.
Este livro é editado atualmente pela Leya, na chancela Dom Quixote: Leyaonline - Novos Contos da Montanha - TORGA, MIGUEL
Sónia Teixeira
Equipa Editorial
