Science is Alive, foi o mote para mais um Dia da Investigação, celebrado no passado dia 15 de dezembro, na Faculdade de Medicina da Universidade de Lisboa (FMUL), com a organização conjunta do Gabinete de Apoio à Investigação Científica, Tecnológica e Inovação (GAPIC) e da Associação de Estudantes da Faculdade de Medicina de Lisboa (AEFML).
Este ano o evento foi transmitido em streaming e regressou ao formato presencial, promovendo o habitual convívio e o entusiástico contacto entre estudantes, investigadores e professores.
O Dia da Investigação permitiu aos estudantes da pré-graduação apresentarem os projetos de investigação desenvolvidos no âmbito da 24.ª edição do Programa “Educação pela Ciência” | Bolsas CHULN/FMUL. Dos 46 trabalhos apresentados foram atribuídos aos 3 melhores os Prémios AEFML - Dia da Investigação.
Foram também atribuídos os Prémios GAPIC David-Ferreira aos melhores Trabalhos Finais/Teses de Mestrado Integrado em Medicina (2020/2021) e foram apresentados os resultados do projeto “Retinal vascular reactivity in type 1 diabetes patients without retinopathy using optical coherence tomography angiography” desenvolvido pelo Dr. David Cordeiro Sousa, no âmbito da 14.ª Bolsa de Investigação Fundação AstraZeneca.
Neste dia recheado de boa investigação, é de destacar ainda a sessão Talk “Medicina Experimental”, pela Prof.ª Doutora Maria M. Mota, Diretora Executiva e Group Leader iMM-JLA; e a sessão dinamizada pela AEFML, na qual foi realizada uma exposição aos estudantes sobre a “Experiência GAPIC” e apresentada a Research Competition do AIMS Meeting 2021.
Não perca a edição de janeiro da news@fmul, onde apresentaremos todos os detalhes deste dia em que a Ciência esteve ainda mais alive. Fique atento!
Mais informações sobre o Dia da Investigação em: https://www.medicina.ulisboa.pt/diainvestigacao
GAPIC, à distância de um clique: www.medicina.ulisboa.pt\gapic | gapicmail@medicina.ulisboa.pt
GAPIC, 30 anos a Apoiar a Ciência