O Take On resulta de uma parceria entre o GAE (Gabinete de Apoio ao Estudante) da FMUL e o DRAS (Departamento de Responsabilidade e Ação Social) da AEFML.
Este projeto surge com o objetivo de fomentar entre a Comunidade FMUL o interesse pela responsabilidade social e ambiental e dar a conhecer aos estudantes, através da dinamização de diversas actividades, diferentes recursos e formas inovadoras de ação que promovam o bem-estar ambiental e social ajudando a Comunidade em que se inserem.
Durante o ano letivo irão decorrer ações pontuais e continuadas não só relativamente à esfera Social como também Ambiental e, assim, com o ativismo e proatividade inerente aos estudantes, fazer a diferença!
Durante as próximas semanas, de 29 de novembro a 10 de dezembro o Take On está a organizar várias atividades no âmbito do Giving Tuesday, nomeadamente:
- uma ação de recolha de bens para pessoas em condição de sem abrigo para a Associação CASA e Casa do Lago;
- uma campanha de dádiva de Sangue dirigida à Comunidade FMUL e não FMUL, em cooperação com a Unidade de colheita de sangue do Hospital Santa Maria.
Esta não é, no entanto, a primeira iniciativa do Take On! Ao longo deste semestre o projeto já conta com várias atividades realizadas.
- No dia 23 de Outubro, em conjunto com o Instituto de Saúde Ambiental, a Associação de Estudantes da Faculdade de Medicina de Lisboa e a Associação Bandeira Azul da Europa, o Take On participou numa iniciativa de limpeza de praia na Costa da Caparica, que juntou cerca de 50 voluntários.
- Ainda na temática da responsabilidade ambiental, o projeto contou com a realização de uma Round Table sobre Environmental Migrants, realizada a 26 de outubro. A Round Table contou com a participação de dirigentes associativas da IFMSA (International Federation of Medical Students Associations) que trouxeram ao debate a componente de Direitos Humanos e de Saúde Pública da problemática dos refugiados climáticos, e ainda com especialistas em migrações e climatologia do Centro de Estudos Geográficos que discutiram as consequências das alterações climáticas na Europa, em particular, em Portugal.
- Já durante o mês de novembro, o Take On, em colaboração com o DRAS, participou na feira de voluntariado no dia 5 de novembro, com foco no voluntariado animal, dando a conhecer a União Zoofila, a Associação Animais de Rua e o Centro de Recuperação do Lobo Ibérico. Foi ainda realizada uma palestra com testemunho sobre voluntariado do Centro de Recuperação do Lobo Ibérico.
Mas as ações deste projeto não se ficam apenas por atividades realizadas no terreno! É nosso intuito divulgar nas redes sociais, posts para dar a conhecer aos alunos problemas dentro da temática da responsabilidade social ambiental e soluções alternativas que toda a gente pode fazer no dia-a-dia e que farão a diferença para tornar o mundo um pouco melhor.
Ficaste com vontade de saber mais sobre este novo e maravilhoso projecto? Fica atento às redes sociais onde todas as informações sobre as iniciativas desenvolvidas pelo Take On serão divulgadas.