18 meses.
Foi há 18 meses que começou a estranha realidade em que vivemos atualmente, com o aparecimento do primeiro caso de SARS-CoV-2 em Portugal. Num curto espaço de tempo, as nossas vidas foram completamente alteradas, e tivemos que nos adaptar e criar uma nova normalidade. E, tal como todos nós, o Solvin’ It também foi afetado.
O projeto Solvin’ It, cuja identidade basilar se prima pela interatividade e informalidade que surge de forma intrínseca entre estudantes, num regime presencial, viu-se confrontado com a possibilidade de ficar desprovido dessas mesmas caraterísticas. Não havendo outra escolha que não fosse nos adaptarmos a um regime por videoconferência, sempre pairou sobre os vários membros da equipa o receio de que o projeto perdesse a sua identidade neste novo regime. Que deixasse de fazer sentido haver projeto Solvin’ It. Mas em tempos de maior adversidade, revelamos forças que nos sustêm e que não sabíamos que tínhamos, forças que nos ajudaram e continuam a ajudar a enfrentar as adversidades e a continuar em frente. E a força do peer-teaching, a força caraterizada pelo sentimento de união e entreajuda entre os alunos, revelou-se maior do que imaginávamos, gerando assim novas formas de vivenciar o Solvin´It. No final do 2º semestre do ano letivo 2019/2020, mostrámos à comunidade académica da FMUL que somos capazes de suportar as adversidades que começaram há 18 meses.
Com o início deste ano letivo 2020/2021, decidimos provar algo ainda mais difícil - que não só conseguimos suportar esta nova pandemia, mas também que não somos limitados por ela. Que, mesmo com adversidades, conseguimos pôr em prática o que seria aparentemente impensável - fazer crescer o projeto Solvin’ It. E foi precisamente isso que fizemos.
O primeiro sinal de crescimento do projeto nesta edição atual revelou-se em outubro, com a sessão de revisão de Fisiologia, sobre Equilíbrio Ácido-Base. Esta sessão, com o objetivo de ajudar os estudantes mais velhos (do 3º ao 6º ano) a rever um dos temas com uma importância significativa na prática clínica, viria a prenunciar a nossa capacidade de criar sessões dirigidas a anos curriculares mais avançados. Adicionando-se a esta, surgiram mais duas sessões completamente novas, nas áreas de Anatomia da Licenciatura em Ciências da Nutrição (LCN) e de Pequenos Grupos de Anatomia.
Simultaneamente, a equipa deu início a um conjunto de planos para aumentar a qualidade das mesmas sessões. Estratégias como convites feitos a (ex-)monitores Solvin’ it experientes para dar o seu testemunho a monitores estreantes, ou a partilha de dicas pela CO junto dos monitores, sobre apresentação, public-speaking ou feedback, foram realizadas no início deste ano para que os monitores Solvin’ It pudessem estar melhor preparados para o trabalho que viriam a desempenhar.
No entanto, foi no 2º semestre do ano letivo 2020/2021 que revelámos verdadeiramente a nossa capacidade de crescer nestes momentos de adversidade, com a introdução de novas áreas disciplinares, dirigidas especificamente a dois públicos-alvo que não tinham sessões Solvin’ It até agora - Patologia, para o 2º ano de LCN, e Infecciologia, para o 5º ano de MIM. Esta abertura marca não só uma afirmação sobre o crescimento do projeto em condições adversas, como ainda abre novos horizontes para novas iniciativas e novidades que possam promover o peer-teaching.
Atualmente, o projeto Solvin’ It apresenta um número de 5110 participações, quase o dobro do ano passado. Ao contrário de todas expetativas, conseguimos aumentar o número de participantes, o número de sessões, o número de áreas disciplinares… Ao contrário de todas as expetativas, conseguimos enfrentar os desafios que se impuseram à nossa frente.
No fundo, há, em cada um de nós, uma capacidade para enfrentar todos os obstáculos que nos surgem.
E o Solvin’ It é prova disso mesmo.
Por último, mas não menos importante, queremos agradecer a todos os elementos da equipa Solvin’ It por todo o trabalho realizado neste último ano e meio: aos monitores, que são a verdadeira essência deste projeto; aos tutores, sem os quais a qualidade das sessões não seria a mesma; aos órgãos da AEFML e FMUL que têm apoiado o projeto ao longo destes meses; e claro, a vocês, alunos, porque, sem o vosso interesse, o Solvin’ it não existiria.
A todos, um obrigado.
Solvin’ It
