Passar para o conteúdo principal
Menu

Logo news@fmul

logos ULisboa FMUL CAML

  • PT
  • EN

Menu Lateral Icons

Menu Lateral

  • Eventos
  • Newsletter
  • Notícias
  • Espaço Ciência

Voltar ao topo

News nº
114
Julho 2021
(Visite a edição completa)
Auscultar a FMUL
18 meses de resiliência

 

18 meses.

Foi há 18 meses que começou a estranha realidade em que vivemos atualmente, com o aparecimento do primeiro caso de SARS-CoV-2 em Portugal. Num curto espaço de tempo, as nossas vidas foram completamente alteradas, e tivemos que nos adaptar e criar uma nova normalidade. E, tal como todos nós, o Solvin’ It também foi afetado.

O projeto Solvin’ It, cuja identidade basilar se prima pela interatividade e informalidade que surge de forma intrínseca entre estudantes, num regime presencial, viu-se confrontado com a possibilidade de ficar desprovido dessas mesmas caraterísticas. Não havendo outra escolha que não fosse nos adaptarmos a um regime por videoconferência, sempre pairou sobre os vários membros da equipa o receio de que o projeto perdesse a sua identidade neste novo regime. Que deixasse de fazer sentido haver projeto Solvin’ It. Mas em tempos de maior adversidade, revelamos forças que nos sustêm e que não sabíamos que tínhamos, forças que nos ajudaram e continuam a ajudar a enfrentar as adversidades e a continuar em frente. E a força do peer-teaching, a força caraterizada pelo sentimento de união e entreajuda entre os alunos, revelou-se maior do que imaginávamos, gerando assim novas formas de vivenciar o Solvin´It. No final do 2º semestre do ano letivo 2019/2020, mostrámos à comunidade académica da FMUL que somos capazes de suportar as adversidades que começaram há 18 meses.

Com o início deste ano letivo 2020/2021, decidimos provar algo ainda mais difícil - que não só conseguimos suportar esta nova pandemia, mas também que não somos limitados por ela. Que, mesmo com adversidades, conseguimos pôr em prática o que seria aparentemente impensável - fazer crescer o projeto Solvin’ It. E foi precisamente isso que fizemos.

O primeiro sinal de crescimento do projeto nesta edição atual revelou-se em outubro, com a sessão de revisão de Fisiologia, sobre Equilíbrio Ácido-Base. Esta sessão, com o objetivo de ajudar os estudantes mais velhos (do 3º ao 6º ano) a rever um dos temas com uma importância significativa na prática clínica, viria a prenunciar a nossa capacidade de criar sessões dirigidas a anos curriculares mais avançados. Adicionando-se a esta, surgiram mais duas sessões completamente novas, nas áreas de Anatomia da Licenciatura em Ciências da Nutrição (LCN) e de Pequenos Grupos de Anatomia.

Simultaneamente, a equipa deu início a um conjunto de planos para aumentar a qualidade das mesmas sessões. Estratégias como convites feitos a (ex-)monitores Solvin’ it experientes para dar o seu testemunho a monitores estreantes, ou a partilha de dicas pela CO junto dos monitores, sobre apresentação, public-speaking ou feedback, foram realizadas no início deste ano para que os monitores Solvin’ It pudessem estar melhor preparados para o trabalho que viriam a desempenhar.

No entanto, foi no 2º semestre do ano letivo 2020/2021 que revelámos verdadeiramente a nossa capacidade de crescer nestes momentos de adversidade, com a introdução de novas áreas disciplinares, dirigidas especificamente a dois públicos-alvo que não tinham sessões Solvin’ It até agora - Patologia, para o 2º ano de LCN, e Infecciologia, para o 5º ano de MIM. Esta abertura marca não só uma afirmação sobre o crescimento do projeto em condições adversas, como ainda abre novos horizontes para novas iniciativas e novidades que possam promover o peer-teaching.

Atualmente, o projeto Solvin’ It apresenta um número de 5110 participações, quase o dobro do ano passado. Ao contrário de todas expetativas, conseguimos aumentar o número de participantes, o número de sessões, o número de áreas disciplinares… Ao contrário de todas as expetativas, conseguimos enfrentar os desafios que se impuseram à nossa frente.

No fundo, há, em cada um de nós, uma capacidade para enfrentar todos os obstáculos que nos surgem.

E o Solvin’ It é prova disso mesmo.

Por último, mas não menos importante, queremos agradecer a todos os elementos da equipa Solvin’ It por todo o trabalho realizado neste último ano e meio: aos monitores, que são a verdadeira essência deste projeto; aos tutores, sem os quais a qualidade das sessões não seria a mesma; aos órgãos da AEFML e FMUL que têm apoiado o projeto ao longo destes meses; e claro, a vocês, alunos, porque, sem o vosso interesse, o Solvin’ it não existiria.

infografia

A todos, um obrigado.

Solvin’ It

Share

news@fmul

Subscreva já!
Lista de contactos

Footer menu

  • Termos de Utilização
  • Proteção de Dados
  • Ficha Técnica
  • Mapa do Site

Faculdade de Medicina da Universidade de Lisboa (C) 2022

Este site utiliza cookies para melhorar a experiência de navegação.

Ao carregar em Aceitar estará a consentir a utilização de cookies.

  • Estudar
    • Mestrado Integrado em Medicina (MIM)
    • Licenciatura em Ciências da Nutrição (LCN)
      • Licenciatura em Ciências da Nutrição (1º Ciclo)
    • Mestrados, Doutoramentos e Especialização
    • Formação Contínua
    • Masterclass Online Courses
      • Operating Theatres Leadership and Perioperative Practice Management
      • Emergências Cardiovasculares
    • Parcerias
      • Parcerias Institucionais
      • Instituições Afiliadas
      • Protocolos de Colaboração Nacionais
      • Protocolos de Colaboração Internacionais
      • Parcerias no Ensino
      • Instituições Parceiras no âmbito do Programa Erasmus+
    • Acreditação
    • Mobilidade
      • Erasmus +
        • Outgoing
      • Outras Mobilidades
    • Biblioteca
  • Investigar
    • Investigação na FMUL
    • Produção Científica
    • Comissão de Ética do CAML
    • Apoios para a Investigação
    • Inovação e Empreendedorismo
      • Laboratório de Inovação
      • SynerGIEs
      • Workshops Tools for Innovation
  • Viver
    • A Cidade
    • Acessos
    • Alojamento
    • Custo de vida
    • Apoio Social
    • Desporto e bem-estar
  • Internacional
    • Mobilidade
      • Erasmus +
        • Incoming
        • Outgoing
      • Outras Mobilidades
    • Reconhecimento de Qualificações Estrangeiras
    • Convénios e Protolocos ULisboa
    • Visitas e Iniciativas Internacionais
  • A FMUL
    • Mensagem do Diretor
    • Enquadramento Estratégico
    • Marcos Históricos
      • História
        • Porquê reformar o ensino clínico?
      • Breve História da Reforma do Ensino Clínico de 2021 na FMUL
    • Organização
      • Organograma
      • Órgãos de Governo
        • Diretor
          • Despachos do Diretor
        • Conselho de Escola
        • Conselho Científico
        • Conselho Pedagógico
        • Conselho de Gestão
      • Unidades Estruturais
        • Áreas Disciplinares Autónomas
          • Área Disciplinar Autónoma de Imuno-Oncologia
        • Unidades de Investigação Autónomas
        • Clínicas Universitárias
        • Institutos
        • Laboratórios
        • Departamento de Educação Médica
        • Departamentos
      • Serviços Técnicos e Administrativos
        • Gabinete de Apoio à Investigação Científica, Tecnológica e Inovação
          • Apoiar trabalhos científicos
          • Prémio GAPIC David-Ferreira
          • Programa “Educação pela Ciência”
          • Bolsa Fundação Astrazeneca/ FMUL
          • Dia da Investigação
          • Find the investigator you are looking for
          • GAPIC Alumni
          • Observar a actividade científica
        • Diretor Executivo
        • Direção de Serviços de Gestão Administrativa
        • Gabinete de Inovação e Empreendedorismo
          • SynerGIEs
          • Workshops Tools for Innovation
        • Gabinete de Planeamento Estratégico e Qualidade
        • Instituto de Formação Avançada
        • Área Académica
        • Área de Gestão Financeira e Patrimonial
        • Área de Instalações, Equipamentos, Aprovisionamento e de Tecnologias de Informação
        • Área de Recursos Humanos e Vencimentos
          • SIADAP 3 - Avaliação Desempenho Trabalhadores Não Docentes
          • Procedimentos Concursais
          • Legislação e Bibliografia
          • Formação Profissional
          • Programa de Apoio Financeiro à Formação Académica
        • Área dos Polos Administrativos
        • Gabinete de Apoio ao Estudante
          • Embaixador Mentoring
          • Espaço S
            • Moving in
            • Onde posso obter ajuda?
          • simplesMENTE
          • Mentoring 2.0
          • Projeto Mentoring
          • Solvin’ It
          • Workshops de Iniciação Pedagógica – WIP
          • Mapping your way
          • Take On
          • Transforma Portugal
          • iNerd
        • Gabinete de Comunicação
      • Museu Egas Moniz
    • Sistema Integrado de Garantia da Qualidade
    • FMUL em números
    • Documentos Oficiais
    • Espaços Pedagógicos
    • Parcerias
      • Parcerias Institucionais
      • Instituições Afiliadas
      • Protocolos de Colaboração Nacional
      • Protocolos de Colaboração Internacionais
      • Parcerias no Ensino
      • Instituições Parceiras no âmbito do Programa Erasmus+
    • AAAFML
    • Fmul na Comunidade
      • Conselho de Cidadãos
      • Conselho Consultivo
      • Responsabilidade Social
      • Doação de Corpo à Ciência
    • Identidade Visual
    • Área Interna
      • Formulários e Documentos
    • Centro de Simulação - CTMA
    • Unidade de Segurança, Saúde e Sustentabilidade
  • Acesso Rápido
    • Mestrado Integrado em Medicina (MIM)
    • Acesso para Licenciados
    • Gabinete de Apoio ao Estudante
    • Qualificações Estrangeiras
    • Licenciatura em Ciências da Nutrição (LCN)
    • Institutos
    • Clínicas Universitárias
    • Erasmus +
    • Outras mobilidades
    • Laboratórios
    • Unidades de Investigação Autónoma
    • Formação contínua
    • Identidade Visual
    • Projetos Cofinanciados pela UE
    • Documentos Oficiais
    • Área Interna
    • FMUL digital
    • Procedimentos Concursais
    • Newsletter
    • Avaliação do Desempenho dos Docentes de Carreira por Ponderação Curricular | 2019-2021
    • Biblioteca
    • Serões de Literatura
  • Estudantes
    • Secretaria Virtual
      • Matrículas e Inscrições 2022/2023 – Outros Anos
      • Calendário de escolaridade e procedimentos de exames
      • Horários e Salas de Aula
      • Estatutos e Regimes
      • Propinas e emolumentos
      • Atribuição de Cacifos
      • Seguro escolar e ação social
      • Minutas e requerimentos
      • Creditações
      • Prescrição
      • Unidades Curriculares Optativas | Medicina
      • 6º ano | Estágio Clínico Profissionalizante
      • Trabalho final do Mestrado Integrado em Medicina
      • Regulamentos
      • Código de Honra
    • Aplicações
      • myFenix | vídeo
      • FenixEdu
      • Moodle (eLearning)
      • Webmail
    • Formação Contínua
    • Formação Avançada
      • Provas Académicas
    • Gabinete de Apoio ao Estudante
      • Pausa para a Saúde Mental
    • Provedor do Estudante
    • Mobilidade
    • Apoios para a Investigação
    • Biblioteca
    • AEFML
    • Estudantes com Necessidades Educativas Especiais