Este projeto iniciou-se em 2019, num convite de parceria feito pelo departamento de ação Social da AEFMUL ao GIE (Gabinete de Inovação e Empreendedorismo) da Faculdade, para criação de uma atividade na área do empreendedorismo social, em que os alunos da FMUL inscreviam-se com o objetivo de criar um projeto na área social e, ao longo de semanas teriam formação para se capacitarem nas áreas de inovação e empreendedorismo. No final, o projeto vencedor teria um prémio de 500 euros. Este projeto chamava-se ChangeMakers, e devido à grande adesão que teve em 2019, com excelente avaliação por parte de todos os participantes, este ano decidiu-se aumentar o nível.
Considerámos que era importante a troca de experiências e de conhecimento entre alunos de diversas escolas, e por isso, convidou-se a AISEG, associação de estudantes do Instituto de Economia e Gestão da Universidade de Lisboa para ser também parceiro neste projeto, e assim termos estudantes de ambas as escolas a trabalhar em conjunto. Tendo em conta este novo conceito alterou-se o nome do projeto para Social Builders Academy, no espirito de estudantes da academia apoiarem a construção de um mundo socialmente mais positivo e melhor.
Os resultados não podiam ter sido mais entusiasmantes: tivemos 30 participantes, 15 de cada escola, que ao longo de várias semanas tiveram formação com mais de 8 formadores das mais variadas áreas e também a oportunidade de participar na primeira edição do ChangeMinds - Conferência de Empreendedorismo Social. Esta iniciativa contou com mais de 130 participantes, onde estiveram presentes empreendedores sociais das mais diversas áreas, desde a conceituada Make a Wish, a Cozinha com Alma, entre outras, que nos inspiraram com as suas histórias, sonhos e projetos de sucesso. Para além disso, formaram-se várias equipas ao longo do percurso e candidataram-se 4 projetos que diante de um júri (António Velha, presidente da AEFMUL, David Farinha, promotor da primeira edição, Mafalda Chaves da AIESEG, Madalena Alexandra, melhor formadora, e Sónia Teixeira, gestora no GIE, e uma das organizadoras do SBA) apresentaram um pitch das suas ideias, tendo estado sempre abertos a questões e sugestões por parte do júri.
Dos quatro projetos a concurso, o projeto Green.period foi o vencedor tendo ganho o prémio de 500 euros. Para além disso, tendo em conta a qualidade de todos os projetos, o Social Builders Academy, também está a proporcionar a todos os projetos apoio na divulgação, reuniões de mentoria e apoio logístico.
No próximo mês iremos dar a conhecer o projeto vencedor e os restantes com mais pormenor, mas para já deixamos os testemunhos da equipa SBA – Social Builders Academy:
Foi sem dúvida um desafio tentarmos juntar no mesmo projeto alunos de duas faculdades diferentes, mas o feedback que obtivemos leva-me a crer que este tipo de pontes é essencial para desenvolver ideias mais inovadoras e que tenham um impacto real na comunidade.
José Silva
Estudante de 4º ano do Mestrado Integrado de Medicina da FMUL
No Social Builders Academy incentiva-se os participantes a criarem os seus próprios projetos de empreendedorismo social, dando-lhes as ferramentas necessárias para que eles próprios possam ser agentes de mudança no mundo. Fazer parte da organização deste projeto foi muito gratificante, deu-me a oportunidade de estar ao lado de colegas que olham para o mundo de uma forma sonhadora e que estão genuinamente interessados em deixar o mundo um pouco melhor do que encontraram. Foi um prazer poder dar-lhes as ferramentas para que eles possam tornar este sonho realidade.
Maria Bolota
Estudante do 4º ano do Mestrado Integrado de Medicina da FMUL
Foram 2 meses intensos em que, semana após semana, os participantes eram postos à prova. Enquanto organizadores, testemunhámos não só mentes empreendedoras, criativas e arrojadas como também muita sensibilidade, sentido de responsabilidade e cooperação. O SBA veio reforçar a ideia de que o futuro está nas mãos dos jovens!
Pedro Lino
Estudante de 3º ano da licenciatura em economia do ISEG
O SBA foi um projeto que veio realçar o poder empreendedor dos jovens. É com orgulho que, como membro da CO, vejo que o SBA foi impactante da vida dos nossos estudantes. Sem dúvida que o intercâmbio de ideias de alunos da área da economia e da área da medicina foi uma mais valia e impulsionou a inovação no desenvolvimento de projetos empreendedores.
Raquel Sousa
Estudante do 3ª ano da Licenciatura de Economia do ISEG
O empreendedorismo social é uma área pela qual tenho o maior carinho e estar neste projeto desde o primeiro dia, como formadora e mentora, dá-me a honra de presenciar a grande consciência social dos nossos estudantes. O Social Builders Academy vem apoiar e mostrar que, unidos, estudantes de diferentes áreas conseguem criar projetos fantásticos com impacto na sociedade e nas pessoas, para um mundo melhor. É inspirador e enriquecedor poder fazer parte desta jornada.
Sónia Teixeira
Gestora no GIE, Gabinete de inovação e Empreendedorismo da FMUL
Sónia Teixeira
Equipa Editorial