Passar para o conteúdo principal
Menu

Logo news@fmul

logos ULisboa FMUL CAML

  • PT
  • EN

Menu Lateral Icons

Menu Lateral

  • Eventos
  • Newsletter
  • Notícias
  • Espaço Ciência

Voltar ao topo

News nº
111
Abril 2021
(Visite a edição completa)
Eventos
A Literatura e a Medicina

Na Faculdade de Medicina da Universidade de Lisboa, alunos e professores, juntam-se mensalmente para falar de Literatura e Medicina. Nesta iniciativa inovadora, grandes livros têm sido tema de conversa ao serão, procurando um novo olhar sobre o exercício da Medicina.

Print grupo de pessoas reunidas no zoom

Referências dos organizadores:

Sofia Reimão: Professora da FMUL, Regente da Área disciplinar de Imagiologia, Médica Neurorradiologista no CHLN, EP, Mestre em Filosofia e Doutorada em Medicina na FMUL.

Teresa Santana: aluna do 6º ano do Mestrado Integrado em Medicina na FMUL.

Mulher de cabelos longos com casaco castanho
Professora Sofia Reimão
Menina sorridente com cabelos longos e uma camisola branca e azul
Maria Teresa Santana

 

Como surgiu esta iniciativa?

Sofia Reimão: Ao ouvir, num Podcast, o Dr. Tod Worner falar da importância da literatura na Medicina e como lecionava um curso sobre este tópico, pareceu-me que precisávamos de algo assim. Se não podíamos ir até aos Estados Unidos frequentar este curso, pensei que poderíamos organizar algo semelhante na FMUL e trazer o Dr. Tod Worner até Lisboa, mesmo que apenas de forma virtual.

Partilhei esta ideia com a aluna Teresa Santana que, prontamente e de forma entusiástica, aderiu à organização e concretização.

Estávamos em plena primeira vaga da pandemia e a viver momentos complicados. Precisávamos de momentos de esperança que nos fizessem ver para além dos momentos difíceis que estávamos a atravessar. E nada melhor que a literatura para nos levar a olhar mais além.

Surgiu, assim, a ideia de se criar um espaço que aliasse Literatura e Medicina, reunindo uma comunidade académica alargada, de alunos e professores da Faculdade de Medicina da Universidade de Lisboa, numa reflexão em torno de grandes obras da literatura universal.

Como funciona e o que abordam nestes serões?

Os serões têm uma periodicidade mensal, havendo um livro de referência (previamente divulgado no programa) cuja leitura é proposta para cada encontro. Na primeira parte dos serões, é feita uma introdução à obra escolhida por um ou mais oradores convidados, sendo a segunda parte aberta a discussão e partilha entre os participantes.

Quem pode participar? E como o podem fazer?

Os serões destinam-se primeiramente à comunidade académica da Faculdade de Medicina da Universidade de Lisboa, tanto discente como docente. No entanto, são abertos a qualquer pessoa interessada. Para participar, basta aceder ao link disponibilizado no site da Faculdade, que remete automaticamente para o encontro (virtual), não sendo necessária inscrição prévia.

Qual é a importância destes serões?

Vivemos tempos inesperadamente difíceis e particularmente desafiantes. Como médicos, professores e alunos de Medicina, vemo-nos confrontados com muitas questões, sentindo no concreto os limites e a fragilidade do ser humano e os seus limites, o que nos fez olhar a existência/vida sob novos horizontes. Neste contexto, emergiram inúmeros desafios à nossa vocação que, como nenhuma outra, “toca” a profundidade do humano.

 Perante a dureza de certos desafios e a desesperança gerada por alguns cenários, a literatura oferece-nos um novo olhar de esperança e um acesso privilegiado à experiência humana.

 Numa época particularmente tecnológica, como é a que que atravessamos, em que tantas vezes se reduz a Medicina à sua componente técnica, as Humanidades e, em particular, a literatura, podem ajudar-nos a refletir sobre devolver o lado humano desta ciência que é também uma arte.

Estes serões são importantes para a formação/carreira dos alunos?

Embora a literatura sobre a qual nos debruçamos nestes serões não seja propriamente literatura de índole médica, no sentido estrito do termo, dir-se-ia que qualquer aluno tem muito a ganhar com a participação nestes encontros, não só para a sua formação enquanto futuro médico, mas, principalmente, enquanto pessoa, estando, evidentemente, ambos os domínios interligados.

A este respeito, parecem-nos bastante elucidativas as palavras do Professor João Lobo Antunes quando diz que “a Medicina tem um travo diferente quando é praticada por médicos cultos, não só porque apreendem mais facilmente a complexidade do que é estar doente (...), mas também porque desenvolvem aptidões como empatia, curiosidade, sentido de humor, imaginação, disponibilidade, que lhes permitem saborear melhor a profissão que abraçaram.”

Se só pudessem escolher um só livro, qual seria?

Teresa Santana: Escolher apenas um livro é uma tarefa difícil e, de certa forma, impossível; é bom recordar, contudo, que a riqueza da literatura também reside na sua diversidade. No entanto, diria que os bons livros são aqueles que têm a capacidade de nos ler, para usar a expressão de Lionel Trilling (“real books read us”). São habitualmente também aqueles que nos convidam a uma releitura e dos quais parece que conseguimos sempre retirar algo de novo.

Dito isto, a minha escolha recairia sobre “O Principezinho”, de Antoine de Saint-Exupéry, que me parece ilustrar perfeitamente o velho adágio de que os grandes livros nem sempre são livros grandes. Se pudesse ainda acrescentar um autor, seria Sophia de Mello Breyner Andresen, com a sua escrita transparente, íntima e desarmante, que permanece sempre atual.

Sofia Reimão: Não consigo selecionar um livro. É tarefa, de facto, impossível. Apenas poderia escolher uma biblioteca, com os livros que me acompanharam em diferentes tempos, momentos, acontecimentos. 

 

O próximo Serões de Literatura e Medicina realiza-se no dia 14 de maio, assista ao evento através do link.

cartaz azul e dourado

 

Leonel Gomes

Equipa Editorial

Share

news@fmul

Subscreva já!
Lista de contactos

Footer menu

  • Termos de Utilização
  • Proteção de Dados
  • Ficha Técnica
  • Mapa do Site

Faculdade de Medicina da Universidade de Lisboa (C) 2022

Este site utiliza cookies para melhorar a experiência de navegação.

Ao carregar em Aceitar estará a consentir a utilização de cookies.

  • Estudar
    • Mestrado Integrado em Medicina (MIM)
    • Licenciatura em Ciências da Nutrição (LCN)
      • Licenciatura em Ciências da Nutrição (1º Ciclo)
    • Mestrados, Doutoramentos e Especialização
    • Formação Contínua
    • Masterclass Online Courses
      • Operating Theatres Leadership and Perioperative Practice Management
      • Emergências Cardiovasculares
    • Parcerias
      • Parcerias Institucionais
      • Instituições Afiliadas
      • Protocolos de Colaboração Nacionais
      • Protocolos de Colaboração Internacionais
      • Parcerias no Ensino
      • Instituições Parceiras no âmbito do Programa Erasmus+
    • Acreditação
    • Mobilidade
      • Erasmus +
        • Outgoing
      • Outras Mobilidades
    • Biblioteca
  • Investigar
    • Investigação na FMUL
    • Produção Científica
    • Comissão de Ética do CAML
    • Apoios para a Investigação
    • Inovação e Empreendedorismo
      • Laboratório de Inovação
      • SynerGIEs
      • Workshops Tools for Innovation
  • Viver
    • A Cidade
    • Acessos
    • Alojamento
    • Custo de vida
    • Apoio Social
    • Desporto e bem-estar
  • Internacional
    • Mobilidade
      • Erasmus +
        • Incoming
        • Outgoing
      • Outras Mobilidades
    • Reconhecimento de Qualificações Estrangeiras
    • Convénios e Protolocos ULisboa
    • Visitas e Iniciativas Internacionais
  • A FMUL
    • Mensagem do Diretor
    • Enquadramento Estratégico
    • Marcos Históricos
      • História
        • Porquê reformar o ensino clínico?
      • Breve História da Reforma do Ensino Clínico de 2021 na FMUL
    • Organização
      • Organograma
      • Órgãos de Governo
        • Diretor
          • Despachos do Diretor
        • Conselho de Escola
        • Conselho Científico
        • Conselho Pedagógico
        • Conselho de Gestão
      • Unidades Estruturais
        • Áreas Disciplinares Autónomas
          • Área Disciplinar Autónoma de Imuno-Oncologia
        • Unidades de Investigação Autónomas
        • Clínicas Universitárias
        • Institutos
        • Laboratórios
        • Departamento de Educação Médica
        • Departamentos
      • Serviços Técnicos e Administrativos
        • Gabinete de Apoio à Investigação Científica, Tecnológica e Inovação
          • Apoiar trabalhos científicos
          • Prémio GAPIC David-Ferreira
          • Programa “Educação pela Ciência”
          • Bolsa Fundação Astrazeneca/ FMUL
          • Dia da Investigação
          • Find the investigator you are looking for
          • GAPIC Alumni
          • Observar a actividade científica
        • Diretor Executivo
        • Direção de Serviços de Gestão Administrativa
        • Gabinete de Inovação e Empreendedorismo
          • SynerGIEs
          • Workshops Tools for Innovation
        • Gabinete de Planeamento Estratégico e Qualidade
        • Instituto de Formação Avançada
        • Área Académica
        • Área de Gestão Financeira e Patrimonial
        • Área de Instalações, Equipamentos, Aprovisionamento e de Tecnologias de Informação
        • Área de Recursos Humanos e Vencimentos
          • SIADAP 3 - Avaliação Desempenho Trabalhadores Não Docentes
          • Procedimentos Concursais
          • Legislação e Bibliografia
          • Formação Profissional
          • Programa de Apoio Financeiro à Formação Académica
        • Área dos Polos Administrativos
        • Gabinete de Apoio ao Estudante
          • Embaixador Mentoring
          • Espaço S
            • Moving in
            • Onde posso obter ajuda?
          • simplesMENTE
          • Mentoring 2.0
          • Projeto Mentoring
          • Solvin’ It
          • Workshops de Iniciação Pedagógica – WIP
          • Mapping your way
          • Take On
          • Transforma Portugal
          • iNerd
        • Gabinete de Comunicação
      • Museu Egas Moniz
    • Sistema Integrado de Garantia da Qualidade
    • FMUL em números
    • Documentos Oficiais
    • Espaços Pedagógicos
    • Parcerias
      • Parcerias Institucionais
      • Instituições Afiliadas
      • Protocolos de Colaboração Nacional
      • Protocolos de Colaboração Internacionais
      • Parcerias no Ensino
      • Instituições Parceiras no âmbito do Programa Erasmus+
    • AAAFML
    • Fmul na Comunidade
      • Conselho de Cidadãos
      • Conselho Consultivo
      • Responsabilidade Social
      • Doação de Corpo à Ciência
    • Identidade Visual
    • Área Interna
      • Formulários e Documentos
    • Centro de Simulação - CTMA
    • Unidade de Segurança, Saúde e Sustentabilidade
  • Acesso Rápido
    • Mestrado Integrado em Medicina (MIM)
    • Acesso para Licenciados
    • Gabinete de Apoio ao Estudante
    • Qualificações Estrangeiras
    • Licenciatura em Ciências da Nutrição (LCN)
    • Institutos
    • Clínicas Universitárias
    • Erasmus +
    • Outras mobilidades
    • Laboratórios
    • Unidades de Investigação Autónoma
    • Formação contínua
    • Identidade Visual
    • Projetos Cofinanciados pela UE
    • Documentos Oficiais
    • Área Interna
    • FMUL digital
    • Procedimentos Concursais
    • Newsletter
    • Avaliação do Desempenho dos Docentes de Carreira por Ponderação Curricular | 2019-2021
    • Biblioteca
    • Serões de Literatura
  • Estudantes
    • Secretaria Virtual
      • Matrículas e Inscrições 2022/2023 – Outros Anos
      • Calendário de escolaridade e procedimentos de exames
      • Horários e Salas de Aula
      • Estatutos e Regimes
      • Propinas e emolumentos
      • Atribuição de Cacifos
      • Seguro escolar e ação social
      • Minutas e requerimentos
      • Creditações
      • Prescrição
      • Unidades Curriculares Optativas | Medicina
      • 6º ano | Estágio Clínico Profissionalizante
      • Trabalho final do Mestrado Integrado em Medicina
      • Regulamentos
      • Código de Honra
    • Aplicações
      • myFenix | vídeo
      • FenixEdu
      • Moodle (eLearning)
      • Webmail
    • Formação Contínua
    • Formação Avançada
      • Provas Académicas
    • Gabinete de Apoio ao Estudante
      • Pausa para a Saúde Mental
    • Provedor do Estudante
    • Mobilidade
    • Apoios para a Investigação
    • Biblioteca
    • AEFML
    • Estudantes com Necessidades Educativas Especiais