O Dia da Investigação em formato online contou com mais de uma centena de participantes, demonstrando que na FMUL a Ciência está sempre ON.
O evento, organizado pelo Gabinete de Apoio à Investigação Científica, Tecnológica e Inovação (GAPIC), em parceria com a Associação de Estudantes da Faculdade de Medicina de Lisboa (AEFML), realizou-se no passado dia 9 de dezembro, pela primeira vez online face à situação de pandemia provocada pela COVID-19.
Nesta edição online o programa foi reduzido a meio dia, tendo iniciado com a Sessão de Abertura, na qual participaram os representantes das três instituições que compõem o CAML: em representação da Faculdade de Medicina estiveram o Prof. Doutor Fausto Pinto, Diretor da FMUL, e o Prof. Doutor José Melo Cristino, Presidente do Conselho Científico; a Prof.ª Doutora Carmo Fonseca, em representação do Instituto de Medicina Molecular-João Lobo Antunes (iMM-JLB), de que é Presidente; e, em representação do Hospital de Santa Maria / Centro Hospitalar Universitário Lisboa Norte (HSM/CHULN), o Dr. Daniel Ferro, Presidente do Conselho de Administração e o Dr. Luís Pinheiro, Diretor Clínico. A Sessão de Abertura contou ainda com a presença do presidente da AEFM, aluno António Velha, e da coordenadora do GAPIC, Prof.ª Doutora Ana Espada de Sousa.
Todos os intervenientes sublinharam a importância do Programa “Educação pela Ciência” na formação dos futuros profissionais de saúde, pelo proporcionar de condições para que estes possam ter contacto com a atividade de investigação numa fase precoce da sua trajetória académica. Foi, igualmente, valorizado o facto de este programa criar uma verdadeira rede no seio da comunidade CAML, tornando-a assim mais forte e coesa, através das ligações que estabelece entre as suas valências: formação, investigação e assistência médica. Na opinião da Prof. Maria do Carmo-Fonseca, a aposta na investigação constitui um fator distintivo da FMUL, enquanto instituição formativa e, por isso, primeira escolha para muitos dos alunos que ingressam no 1.º ano, considerando ainda que “este deve ser um desígnio da nossa Faculdade, trabalhar no sentido de ensinar uma Medicina baseada na ciência (…)”.
No final da Sessão de Abertura o Prof. Doutor João Ferreira divulgou os Trabalhos Finais / Teses MIM galardoados com o Prémio GAPIC David-Ferreira 2019/2020 e menções honrosas, os quais foram apresentados pelos respetivos estudantes:
-
Prémio
-
Nuno Vouga Ribeiro,”Fluoroquinolones are associated with increased risk of aortic aneurysm or dissection: systematic review and metaanalysis";
-
-
1.ª Menção Honrosa (ex aequo)
- David Gonçalves Paixão, “Metabolic resuscitation in septic shock”;
- Vitória Rita Ramilo Gomes Pereira Cadete, “Dinâmica fisiológica de doentes abordados por equipa pré-hospitalar medicalizada do Hospital de São José”;
-
2.ª Menção Honrosa
- António Henrique Cunha-Vaz Martinho, “Ocular and systemic risk markers for development of Macular Edema and Proliferative Retinopathy in Type 2 Diabetes. A five-year longitudinal study”.
Na Sessão de Posters, dividida em 4 sessões que decorreram em simultâneo, foram apresentados e discutidos os resultados dos 30 trabalhos desenvolvidos ao longo de 2020, pelos 39 estudantes envolvidos na 23.ª edição do Programa “Educação pela Ciência” | Bolsas CHULN/FMUL. Os moderadores das 4 sessões, docentes e investigadores da FMUL e iMM, selecionaram as 3 melhores apresentações, a quem foram atribuídos os Prémios Dia da Investigação AEFML:
-
1.º lugar
- Laura Teixeira Castro, “Effect of RANK+ breast cancer cells’ secretome in monocytic differentiation”, Luís Costa Lab;
-
2.º lugar
- Rúben Filipe Alves Simões, “Deciphering the protein fingerprint of synaptic mitochondria”, Vanessa Morais Lab;
-
3.º lugar
- Beatriz Anjo Santos Lima, “Splicing modulation in patients carrying a mutation in the BRCA2 gene: therapeutic potential”, Maria Carmo-Fonseca Lab.
Este ano, foram convidados da sessão Research Paths, a qual procura dar a conhecer os percursos académicos e profissionais de cientistas, o Prof. Tiago Gil de Oliveira, Diretor do inovador Programa de Doutoramento em Medicina da Universidade do Minho, que permite aos estudantes do curso de Medicina, realizar o seu doutoramento antes de concluírem o curso; e o Prof. Ricardo Fernandes, membro da equipa do GAPIC e coordenador do projeto PREPIT, que procura avaliar o impacto dos Programas GAPIC em termos de ganhos de conhecimento, habilidades e atitudes; barreiras e oportunidades; produção científica e trajetórias pessoais dos alunos de graduação que participaram nos programas de investigação do GAPIC, tendo dois objetivos principais: i) Avaliar os indicadores de produtividade científica dos participantes dos programas de graduação do GAPIC, no curto e longo prazo; ii) Caracterizar as perspetivas dos participantes dos programas de graduação do GAPIC sobre a importância e impacto destes. Às interessantes comunicações seguiu-se um intenso, participado e entusiástico debate, moderados pelas Professoras Cláudia Faria e Susana Fernandes, da equipa coordenadora do GAPIC, e pelo aluno João Martins, da AEFML.
O Dia da Investigação terminou com uma sessão dinamizada pela AEFML, que contou com os alunos organizadores do AIMS Meeting para apresentarem a Research Competition na qual convidaram os estudantes da FMUL a participarem. Por fim, procedeu-se à entrega dos Prémios AEFML - Dia da Investigação.
Uma vez mais, a avaliação do Dia da Investigação foi bastante positiva. Apesar do sucesso deste evento no formato online, esperamos que neste ano de 2021 possamos voltar a encontrar-nos em dezembro presencialmente!
Gabinete de Apoio á Investigação Científica, Tecnológica e Inovação
gapicmail@medicina.ulisboa.pt