Acontece todos os anos, e pela sétima vez consecutiva. O Beyond Med é o Congresso de Educação Médica que resulta de uma combinação entre Conselho Pedagógico e Departamento de Educação Médica ambos da Faculdade de Medicina e a AEFML. Sempre com o intuito de reunir docentes, investigadores, clínicos e alunos, o Congresso pretende lançar o debate sobre o Ensino das escolas médicas portuguesas e internacionais.
Como também já é habitual, e pela 4ºedição, o congresso nunca encerra sem que seja atribuído o Prémio da Educação Médica Prof. Doutor João Mendes Pedro, que pretende “distinguir não só a qualidade e a originalidade do trabalho docente, mas também promover o aperfeiçoamento do ensino, formação e avaliação da Educação Médica”.
Pediatra com especialidade em Doenças Pulmonares, a Professora Teresa Bandeira foi a figura de destaque deste ano e nós fomos ouvir a sua reação a este reconhecimento público.
Conhecido este Prémio como é, por destacar o (a) Professor (a) escolhida pelos estudantes, pelo seu Mérito e Excelência, o que lhe ocorre dizer em reação a esta atribuição que vem para si este ano?
Teresa Bandeira: Senti-me muito honrada com a atribuição do Prémio em Educação Médica da Faculdade de Medicina da Universidade de Lisboa – Prémio Prof. Doutor João Gomes Pedro.
O Prof. Doutor Joaquim Ferreira, Presidente do Conselho Pedagógico da FMUL, teve a amabilidade de me telefonar. A minha primeira reação foi de surpresa, seguida de uma enorme alegria.
Em seguida, refleti sobre o que poderia estar por detrás deste reconhecimento. Os responsáveis pela candidatura podem seguramente responder melhor do que eu, mas é verdade que tenho um enorme gosto, empenho e investimento no ensino da minha área de especialização, que o tento fazer em coerência com a melhor evidência e o melhor conhecimento, e que procuro incessantemente as melhores formas de o transmitir. E fico sempre a pensar que poderia ser melhor. Ainda bem que alguém pensa o contrário...
Estar rodeada e apoiada pelos melhores colaboradores, docentes e não docentes e estar atenta aos seus olhares críticos, às suas opiniões e sugestões e conversar sobre dúvidas e ansiedades na adequação do que faço, é um motivo para partilhar com todos o orgulho da atribuição deste Prémio, o que fiz no imediato.
Este Prémio foi atribuído pelo 4º ano consecutivo. Uma palavra de reconhecimento ao Prof. Doutor Gomes Pedro que o apadrinhou. A sua alegria foi também contagiante. Adicionalmente, é com enorme orgulho que me encontro entre os docentes que anteriormente e no presente foram agraciados com este Prémio.
Uma palavra de reconhecimento à Faculdade de Medicina da Universidade de Lisboa. As circunstâncias em que desenvolvemos o nosso trabalho são importantíssimas para os resultados. Este ano não foi exceção e a melhoria das condições técnicas, mas sobretudo a forma como o Conselho Pedagógico, o Departamento de Educação Médica, o Coordenador Pedagógico e os profissionais docentes e não docentes se desdobraram para que, numa época com particulares adversidades, tudo corresse o melhor possível, foi seguramente positivo nos resultados obtidos.
Finalmente aos Alunos. Eles são a minha principal fonte de inspiração e a eles dedico o meu trabalho.
Como vê o papel de um estudante de Medicina no futuro a curto médio prazo na nossa sociedade?
Teresa Bandeira: Vou socorrer-me dum comentário atribuído a Niels Bohr para responder a esta questão: “Prever é muito difícil, especialmente o futuro”. No entanto, arriscaria afirmar que o estudante de Medicina vai participar de forma cada vez mais ativa, responsável e madura na aprendizagem e no exercício da Medicina, cada vez mais um parceiro, concretizar de forma objetiva os sonhos que o arrastaram para a Faculdade de Medicina, valorizar-se como ser humano no desenvolvimento das suas capacidades e competências e usar de forma adequada e sensata a enorme quantidade de ferramentas que dispõe para este mesmo exercício, acompanhado ou mesmo liderando as exigências entre a prestação individual e direta de cuidados e a construção dos cuidados de saúde para o futuro, que passarão por prevenção na comunidade e construção da sustentabilidade dos sistemas, controlo de qualidade e humanização.
Sente como responsabilidade acrescida o seu papel de Professora, depois de ter sido a escolhida este ano para o Prémio?
Teresa Bandeira: Sinto a responsabilidade que sempre senti. A de fazer cada vez melhor, adaptando à evolução e às circunstâncias, mantendo um diálogo honesto e aberto com os alunos, com os docentes e não docentes, e uma enorme disponibilidade e gosto em estar com todos no desenvolvimento desta atividade. Mantenho alguns amigos entre os que foram alunos ou formandos. Espero continuar a merecê-lo.
Nesta sessão foram ainda atribuídas as seguintes menções:
Menções Honrosas Docentes – Professor João Parracho Costa e Dr. Nuno Cortez Dias
Prémio da Área Disciplinar – Imagiologia (Regente Profª. Sofia Reimão)
Menção Honrosa Área Disciplinar – Introdução à Clínica (Regente Prof. João Eurico)
A todos os Professores que por Menção Honrosa, ou em representação da sua Área Disciplinar e à Professora Teresa Bandeira os nossos parabéns e que continuem o seu ótimo trabalho!
Se quiser consultar o regulamento do Prémio, pode sempre consultar o Despacho 96 / 2020
Joana Sousa
Equipa Editorial