O livro «Saúde Ambiental – Caderno de Notas Soltas» é um produto da parceria que se estabeleceu entre a Associação de Estudantes da Faculdade de Medicina de Lisboa (AEFML) e o Instituto de Saúde Ambiental (ISAMB) da Faculdade de Medicina da Universidade de Lisboa (FMUL). Esta parceria surgiu no contexto da actual pandemia, com o objetivo de proporcionar a todos os estudantes da FMUL um conjunto de iniciativas, integradas no Prontuário AEFML, um espaço de divulgação da Saúde Ambiental (iniciativa «Enciclopédia de Saúde Ambiental») e de um podcast temático de promoção do bem-estar em contexto de confinamento social (iniciativa «#inhouse4healthstudents»).
Publicado pela AEFML em formato electrónico, e tendo como editores o biólogo Ricardo R. Santos, o psicólogo Osvaldo Santos e o médico António Vaz Carneiro, este livro reúne 28 textos sobre saúde, ambiente e saúde ambiental, escritos por mais de 40 autores provenientes de diversas áreas do saber (medicina, enfermagem, psicologia, biologia, nutricionismo, ciências da saúde, ciências farmacêuticas, geografia, sociologia e literatura).
Como referem Osvaldo Santos e António Vaz Carneiro no prefácio ao livro, «talvez o que nos tenha impressionado mais, neste processo de juntar notas soltas entre amigos, tenha sido o facto de ser tão fácil criar um olhar tão abrangente e múltiplo sobre saúde ambiental, só possível quando as instituições (e as pessoas que as constituem) se disponibilizam para parcerias». Aliás, algo que o presidente da AEFML, José Rodrigues, salienta no seu prefácio: «No fundo, esta iniciativa é um exemplo cristalino do espírito colaborativo entre docentes, clínicos, investigadores e estudantes, uma das imagens de marca da FMUL.» Ademais, acrescenta ainda José Rodrigues, «Da minha parte, e acredito que de toda a AEFML, reconhecendo o enorme potencial e interesse da Saúde Ambiental para a nossa formação enquanto médicos e cidadãos, bem como a sua centralidade nos maiores desafios que se impõem à minha geração, só podemos esperar que este livro seja a pedra basilar de uma colaboração que se antevê promissora e que perdure por vários anos».
Para já, fica a antecipação de um segundo volume destas notas soltas sobre Saúde Ambiental. Para o ano.
Ricardo R. Santos.
Biólogo e investigador.
Laboratório de Comportamentos de Saúde Ambiental do Instituto de Saúde Ambiental da Faculdade de Medicina da Universidade de Lisboa.
Centro de Bioética da Faculdade de Medicina da Universidade de Lisboa.
ricardoreis@medicina.ulisboa.pt