António Nunes Ribeiro Sanches foi um médico e humanista português, autor de uma importante obra dedicada sobretudo à pedagogia, nomeadamente à reforma do ensino universitário português. Não tendo alcançado o reconhecimento do meio científico e intelectual português na sua época, logrou obtê-lo fora de portas. Para Victor de Sá, Ribeiro Sanches carece ainda nos nossos dias de integração na consciência cultural portuguesa.
Nascido em 1699 em Penamacor, Beira Baixa, numa família de Cristãos-novos, Ribeiro Sanches ver-se-á obrigado a deixar o país em 1726, fugido à Inquisição por denúncia de um familiar, por praticar a religião Judaica.
Entre tantos quantos se viram obrigados a abandonar o seu país pela Inquisição - responsável pelo ambiente persecutório e de censura sufocante e que tantos danos causou no meio intelectual e artístico nacional - não deixará nunca de se preocupar com o destino dos seus conterrâneos. Manterá com alguns deles uma correspondência profícua e é ao nosso país e aos seus problemas que dedica a maior parte dos seus escritos.
Logrou alcançar um prestígio notável fora de portas. Discípulo do mestre Herman Boerhaave (1668-1738), foi por este escolhido quando a Imperatriz russa Anna Ivanovna (1693-1740) pediu ao médico holandês que lhe enviasse os seus três melhores estudantes. Chegará a ser médico da Corte russa e da Imperatriz Catarina II, a quem, segundo a própria, terá salvo a vida. Manteve a sua reputação num tempo de conturbados acontecimentos da vida política naquele país.
Ribeiro Sanches é hoje reconhecido como um nome importante da cultura humanística e cientifica europeias do seu tempo, que tanto em França, como na Holanda ou na Rússia manteve uma correspondência activa com os mais notáveis intelectuais do seu tempo. A sua obra assume considerável importância para quem, entre nós, quiser estudar o pensamento da Europa das Luzes.
A Biblioteca-CDI da FMUL conta, no seu acervo, vários títulos da bibliografia de Ribeiro Sanches, nomeadamente o Método para Aprender e Estudar a Medicina, que aqui destacamos.
SANCHES, António Nunes Ribeiro, 1699-1783
Metodo para aprender a estudar a Medicina, illustrado... - [Paris : s.n.], 1763. - [4], 203, [1 br.] p. ; 8º (19 cm). - Autor e local de impr. segundo bibliogr. - Inocêncio 1, p. 214
Cota da Biblioteca-CDI da FML: RES. 113